em Correção automática, Correção de provas, Meritt, Provas & simulados, Tecnologia

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo. De acordo com a Anatel, o país terminou o mês de abril de 2017 com 242,3 milhões de celulares. Esse número é maior do que a população estimada do país pelo IBGE, que é de 207,6 milhões de habitantes. Ou seja, a proporção de celulares em relação aos habitantes é de quase 117 aparelhos para cada 100 pessoas.

Os celulares, especialmente os smartphones, passaram a ser um item indispensável na rotina dos brasileiros. Um bom indicador deste fato é que mais da metade das operações bancárias no país atualmente são feitas através de smartphones – essa é uma das razões de instituições como o Banco do Brasil e a Caixa terem iniciado um processo de fechamento de agências desde 2016.

Além de serem úteis para resolver problemas práticos do dia a dia e muito utilizados pelos brasileiros para acessar as redes sociais, os smartphones também têm muitas funcionalidades “esquecidas” a partir do uso das câmeras dos aparelhos. Alguns destes recursos são nativos dos sistemas operacionais dos aparelhos (iOS ou Android) e outros estão disponíveis em diferentes aplicativos para estes sistemas.

Com a câmera do celular é possível, por exemplo, fazer a tradução automática de alguma palavra em outro idioma ou mesmo utilizá-la como leitor de gabarito de provas com questões objetivas utilizando folhas de respostas geradas para este fim.

10 funcionalidades das câmeras de celular que você precisa conhecer

Confira, a seguir, alguns recursos e funcionalidades que você pode usar para facilitar o seu dia a dia utilizando a câmera do seu celular, para além das fotografias, claro.

1 – Scanner de documentos e fotos

Documentos importantes ou fotos antigas podem ser guardados no celular ou em um serviço gratuito em nuvem quando você utiliza a câmera do seu aparelho como scanner. Para fazer isso, basta baixar aplicativos – muitos deles gratuitos – de scanners e copiar o documento ou foto que você quer guardar. A vantagem é que muitos desses apps salvam os documentos em PDF, o que evita manipulações. Também é possível buscar opções que utilizam o sistema de OCR, que permite que textos sejam interpretados – o que facilita, depois, na busca específica através de palavras-chave.

2 – Leitor de códigos de barra e de QR codes

O sensor de câmera do celular capta imagens que podem oferecer informações úteis ao usuário. Existem vários aplicativos para a leitura de códigos de barra e de QR codes, alguns gratuitos, outros pagos. Com a leitura de códigos de barras é possível pagar contas, por exemplo, e a leitura de QR codes permite o acesso a diferentes tipos de conteúdos online.

3 – Tradutor de textos

A gigante Google, pensando nos usuários que têm por hábito viajar para fora do país com uma certa frequência, comprou a empresa que desenvolveu o aplicativo Word Lens em 2014. Com esta aquisição, os usuários do Google Tradutor podem, desde 2015, utilizar a câmera do celular para traduzir, em tempo real, palavras em placas, sinalizações e qualquer outra superfície e que estejam escritas em outro idioma. O resultado da tradução é visto em realidade aumentada na própria tela do celular.

4 – Corretor de provas com gabarito

Os professores dedicam grande parte de sua vida para preparar aulas, lecionar, preparar e corrigir provas, revisar conteúdos e dar feedbacks para os alunos. Mas existem tecnologias no mercado, como a criada pela empresa Meritt, que facilitam a vida do professor e economizam em 80% o tempo gasto com a correção de provas. Com a câmera do celular o professor fotografa as folhas de respostas da prova aplicada em suas turmas e corrige os exames automaticamente após ter usado a solução para também criar o gabarito da avaliação. Cada prova fotografada pelo celular sobe para um serviço de nuvem e é processada automaticamente. Logo depois de fotografar a última folha de resposta com a câmera como leitor de gabarito, o professor acessa a ferramenta e consegue os resultados dos alunos e também os alertas sobre pontos frágeis dos conteúdos que deverão ser trabalhados nas diferentes turmas.

5 – Pesquisa através de imagens

Há cinco anos a Google lançou uma nova e interessante funcionalidade para o aplicativo Google Goggles. Desde então é possível utilizar a câmera do smartphone para fazer fotos de objetos e procurar referências sobre eles na internet. Desta forma é possível, por exemplo, fotografar o nome de uma empresa e procurar mais informações sobre ela no Google ou registrar um alimento em uma viagem e saber sobre ele em uma pesquisa no buscador. Mais uma mão na roda para quem viaja bastante e nem sempre sabe os detalhes do que está encontrando pelo caminho.

6 – Ferramenta para resolver equações

Esta é uma dica bacana para quem tem dificuldade de entender equações matemáticas. Existem aplicativos no mercado que utilizam a câmera do celular para fotografar equações e resolvê-las no ato – mostrando, inclusive, mais que os resultados, mas a lógica do cálculo. Esta pode ser uma ferramenta interessante se você não tiver o hábito de resolver equações mais complexas ou mesmo para entender a lógica por trás de questões que você acha muito complicadas.

7 – App para ajudar na dieta

Existem opções no mercado, como o MyFitnessPal, que ajudam você a manter a linha – estando em dieta ou não. Estes serviços ajudam a contabilizar quantas calorias você consome e gasta durante o dia, com a facilidade de utilizar a câmera do celular para a leitura de códigos de barra (e a consequente busca das informações calóricas dos produtos digitalizados). A ideia é que você consuma menos calorias a cada dia do que costuma gastar.