em Sem categoria

Por que as baixas taxas de participação por escola no Enem 2019?

Nos dados do Enem 2019 um aspecto que chamou a atenção foi a queda do número de alunos participantes por escola. Para atender a questão, iniciamos uma análise a partir dos microdados.

O questionário

Quando o candidato se inscreve no Enem ele é obrigado a responder um questionário. Uma das perguntas é: Qual a atual situação do seu ensino médio? Veja abaixo as opções de respostas.

Somente os que marcaram “Estou cursando a última série/ano do ensino médio” foram direcionados a próxima tela, onde o candidato poderá selecionar a escola. Veja print da página de seleção de escola.

Após pesquisar e selecionar a escola o candidato prossegue respondendo outras perguntas do questionário.

As hipóteses

Para termos uma baixa taxa de participação por escola, há algumas hipóteses:
A) Os alunos não se inscreveram.
B) Os alunos NÃO selecionaram a opção “estou cursando a última série/ano … e portanto na tela seguinte não havia escola para ser escolhida.
C) Os alunos selecionaram a opção “estou cursando…” porém na tela seguinte, selecionaram a escola errada.
D) Os alunos selecionaram a opção “estou cursando…” porém na tela seguinte, marcaram “não encontrei minha escola” ou
E) O sistema permite passar para a próxima página, sem que o candidato tenha marcado qualquer opção de resposta

Para avaliar essas hipóteses, perguntamos aos dados do Enem 2019:
1 – Quantos candidatos marcaram a opção “estou cursando..”.
Resposta encontrada: 1.465.895

2 – Quantos candidatos selecionaram alguma escola:
Resposta encontrada: 1.147.412

Os números permitem concluir que:

Os alunos se inscreveram e selecionaram a opção “estou cursando…”, pois o número em 2019 é próximo ao do Enem 2018 (1.637.557). Hipóteses A e B descartadas.
Caso tivessem marcado a escola errada, o número que marcaram ser concluintes do ensino médio, seria próximo ao de escolas selecionadas. Os números mostram que os valores não são próximos. Hipótese C descartada.
Não sabemos se a indicação da escola foi obrigatória na inscrição do Enem 2019. Porém, em anos anteriores, marcar alguma opção na tela de seleção de escola era obrigatório para avançar na inscrição.

O elevado número (318.483) de candidatos que informaram ser concluintes do ensino médio e que não selecionaram alguma escola, leva a crer que a hipótese D é a mais plausível para explicar a baixa taxa de participação por escola na edição de 2019. Entretanto, nos microdados não há dados relacionados a escolha da opção “não encontrei a minha escola”. Assim não é possível confirmar a hipótese D.

Entramos em contato com o Inep, buscando levantar se há o registro dos candidatos que selecionaram “Não encontrei minha escola”, ou se era obrigatório a marcação de alguma opção para o candidato avançar no questionário.

Através do blog +Enem e de e-mail manteremos as escolas atualizadas dessa questão.