em Enem & Vestibulares

A colocação no Sisu

A ótima aceitação do Lista do Dia junto às escolas pode ser mensurada pela grande quantidade de instituições que cadastraram seus alunos em nossa ferramenta. Mas também pode ser medida pelas inúmeras sugestões que nos chegam. Uma delas perguntava se era possível a indicação da colocação do aluno aprovado, tendo em vista que na lista da chamada regular do Sisu, consta a nota obtida.

Passamos a demanda para a nossa área técnica e é com muita satisfação que informamos que o recurso já está disponível!

E para ver a colocação do seu aluno no curso em que ele foi aprovado, não é necessário nenhuma ação. Ela já está lá. Basta acessar o Lista do Dia.

No arquivo de download* das aprovações, a colocação também está registrada. É a coluna Posição.

* Para fazer o download da planilha com as aprovações, basta clicar em “Gerar excel” que está no canto superior direito, dentro da página em que é exibida as aprovações.

Como calculamos as colocações

Para definirmos as colocações, ordenamos as notas obtidas pelos aprovados, não diferenciando quanto a modalidade (ampla concorrência ou cotas) e atribuímos a colocação da maior a menor nota.

A colocação só está disponível para a chamada regular do Sisu, pois somente nela temos a garantia na divulgação da nota de todos os aprovados.

Na planilha em que são disponibilizados todos os resultados, também apresentamos a colocação do aluno na universidade. Porém, esse dado deve ser utilizado com cautela.

Em várias universidades os cursos atribuem pesos diferenciados para o cálculo da nota final. Nestas a colocação na universidade não é crível. Porém, várias outras atribuem o mesmo peso para cada área do conhecimento e redação em todos os cursos. Nestas a colocação na universidade é válida. Exemplo: UFMG, UFOP, UFPR, UFT, UFU, UFV, UFF, UFJF, UFMA, UFMS, UFMT.

Para saber qual o peso dos cursos em qualquer universidade que utiliza o Sisu, basta ir na página “vestibulares > sisu e notas de corte” disponível na Plataforma +Enem.

Parabéns pelas aprovações (e também pelas colocações)!