em Atualizações

Na leitura dos resultados da escola no Enem, é preciso ir além das médias: o histórico de desempenho e a evolução das escolas no exame são informações valiosas que apoiam a tomada de decisão dos diretores, coordenadores e professores, pois permitem que os resultados sejam avaliados com um olhar mais profundo, com mais embasamento e precisão.

Descubra se a sua escola realmente cresceu

Ainda não há uma equalização das notas de cada área, o que permitiria a comparação entre as áreas ou o cálculo de uma média global representativa. Portanto, o melhor caminho para a análise da nota em uma área é avaliar a evolução das médias da escola nesta área. Entretanto, é preciso estar atento e evitar a armadilha de não considerar pontos importantes como: evolução das médias na cidade, estado, país, perfil socioeconômico dos alunos, dentre outras informações que influenciam não apenas o resultado em si, mas também a sua análise.

Quer um exemplo? Uma escola pode ter um aumento de 5% de rendimento médio em matemática de um ano para outro. Parece ótimo, certo? O que não foi averiguado, é que naquela cidade as escolas cresceram 7%, ou seja, mesmo melhorando em comparação a si, o crescimento dessa escola esteve abaixo ao da cidade. Por outro lado, suponhamos que essa mesma escola tenha tido uma queda de 2% em linguagens e códigos, mas o desempenho médio da cidade caiu 5%: isso significa que mesmo com um desempenho inferior ao ano anterior, os alunos dessa instituição tiveram um rendimento superior ao das escolas do município.

Infelizmente, o histórico de desempenho e a evolução não são divulgados pelo Inep. Pensando nisso, utilizando os microdados, o +Enem disponibiliza todas as informações de 2009 a 2013.

Mais-Enem-Meritt-Dados-evolução_cidade-estado-país

Compare com outras escolas

Os dados históricos permitem compreender o contexto e detalhar o caminho da escola, ano a ano. Os gestores poderão averiguar como as decisões tomadas afetaram o rendimento dos seus alunos, e se esse reflexo foi bom ou ruim. Aqui, tudo conta: troca de professores, mudanças na carga horária, obras que possam ter distraído os estudantes… esses fatores podem ter influência positiva ou negativa e a análise de resultados ano a ano permite a identificação dessas questões.

Além disso, é também importante comparar a evolução da escola com diferentes grupos. Com a evolução, é possível verificar não apenas o progresso da escola em relação a ela mesma, mas se a sua evolução acompanha outros grupos de influência (escolas semelhantes, escolas referência, cidade, estado, país).

gif_tela2_final

Estabeleça metas

Os dados históricos e a evolução permitem que os gestores estejam atentos ao fluxo contínuo da escola, ao impacto das medidas tomadas e também validam ou não as impressões sobre cada turma – informações riquíssimas que não podem ser desconsideradas ao se fazer um planejamento pedagógico.

Se a sua escola cresce a um ritmo de 3% ao ano, agora será possível saber exatamente onde focar, engajando a equipe em ações práticas que melhorem os resultados da escola. Ao fazer o planejamento estratégico para 2015, analisar os dados históricos permitirá um julgamento mais preciso e que com certeza aumentará o índice de acerto nas tomadas de decisão.

Desafio técnico

Muito trabalho é realizado para que a Meritt consiga disponibilizar dados tão importantes de um modo simples, que permitam um fácil entendimento para que a sua equipe possa envolver e utilizar essas informações.

“O grande desafio de importação dos dados é certamente o volume de informações existentes, bem como a falta de padronização no formato dos microdados, a estruturação dos dados e forma de cálculos das médias.”
(Luis Henrique Mulinari, líder de desenvolvimento de software do +Enem.)

São quase 21GB de informações, o que corresponde a milhões de linhas e centenas de colunas de dados. Não há um padrão nos tipos de arquivos e a estruturação dos dados também varia de ano a ano. Também é preciso levar em conta detalhes técnicos sobre o cálculo das notas e o universo dos alunos a considerar. Outro desafio grande é que cada aluno faz uma cor de prova diferente, ou seja, são gabaritos diferentes e tudo isso precisa ser padronizado para um tipo único. Também usamos dados de outras bases, como o Censo Escolar, que trás seus desafios próprios. Resumindo, um grande desafio!

Além disso, também foi preciso escolher quais outros dados de contexto iríamos apresentar junto ao gráfico de evolução – outro desafio bem grande. Para isso, consultamos alguns especialistas em avaliações e definimos por apresentar a colocação no país, estado, município e grupo, o número de participantes e a renda média, em uma tabela logo abaixo ao gráfico.

Mais-Enem-Meritt-Dados-evolução_escolas-similares1

Experimente agora

O +Enem já incorporou os dados históricos de todas as escolas participantes, organizando-os de forma que garanta uma visão completa sobre o desempenho da escola no Enem. Comparando-os às escolas similares e concorrentes, será possível posicionar corretamente esse desempenho. Além disso ficará claro o efeito das ações ao longo do tempo e toda a escola será engajada com metas claras e plausíveis.

Tenha acesso a:

  • Todas as edições do Enem de 2009 a 2013.
  • Informações de contexto e médias de outras escolas
  • Dados de perfil e interesse dos alunos