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Com um pouco de atraso em relação à data anteriormente divulgada (27 de novembro), o Inep disponibilizou os resultados preliminares do Enem 2013. Conforme nota publicada no portal Inep, os dados estão disponíveis exclusivamente para as escolas, em um sistema específico, na própria página do Instituto. Em caso de discordância, os dirigentes das unidades de ensino podem entrar com recurso, no prazo de até dez dias após a data da divulgação preliminar (leia abaixo como contestar os dados). Os resultados finais são divulgados após a análise dos recursos.

Levando em consideração as dificuldades de se fazer uma boa interpretação de todos esses dados, criamos uma série de artigos que esclarecem as mais diversas dúvidas sobre o universo do exame e seus resultados. Nos links abaixo, você encontrará um grande apanhado de esclarecimentos sobre os resultados preliminares do Enem 2013.

Como acessar o relatório oficial da escola?

Por enquanto, somente diretores terão acesso – usando o seu CPF e o código da escola, ambos cadastrados no Censo Escolar. As médias devem ser divulgadas de forma aberta, para qualquer pessoa, em até duas semanas.

Caso tenha o CPF em mãos, faça o acesso na tela abaixo ou no site do Inep.

Como é o relatório e quais são os destaques?

Se você não tem acesso ao relatório, fique tranquilo. Nós apresentamos abaixo, em primeira mão, a reprodução da página contendo os resultados de uma escola, com comentários e destaques sobre as informações. 🙂

relatorio_enem_2013_oficialClique na imagem acima para visualizar um exemplo de relatório.

Visualmente, as informações estão melhor organizadas e com uma formatação que favorece a leitura. Com relação ao conteúdo, as novidades são os indicadores contextuais (indicador de nível socioeconômico e indicador de formação docente) e novos intervalos para a distribuição das notas dos participantes por faixas de desempenho. Cabe ressaltar que as notas técnicas estão mais completas, contribuindo para a leitura dos resultados.

Indicador de nível socioeconômico

O destaque neste ano é a divulgação do nível socioeconômico. Ele é apresentado através de terminologia qualitativa (“Mais Baixo”, “Baixo” “Médio-baixo”, “Médio”, “Médio Alto”, “Alto”, “Mais Alto”). Tendo como base a escolaridade dos pais, a posse de bens e contratação de serviços pela família, foi calculado o nível socioeconômico de cada aluno e, por média simples, o nível socieconômico da escola.

O propósito da sua divulgação é que a escola compare os seus resultados com resultados de escolas de mesmo nível. Essa intencionalidade se justifica por pesquisas em avaliação que indicam que a variável socieconômica pode influenciar em até 75% da nota do aluno. Ao comparar com escolas de mesmo nível, fica mais evidente o papel da escola no resultado.

No +Enem, sempre destacamos a importância desse indicador e, inclusive, o incorporamos aos nossos relatórios.

Indicador de formação docente

A formação dos professores é um outro aspecto que as pesquisas em avaliação apontam como sendo relevante nos resultados dos alunos. Aqueles expostos a professores com formação específica para a disciplina lecionada, em geral, obtém maior proficiência do que os que tiveram as matérias com professores formados em outra áreas ou mesmo sem formação.

O indicador mostra a formação dos docentes que lecionam no ensino médio na escola, destacando o percentual de disciplinas que são ministradas por professores com formação superior de Licenciatura (ou Bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona.

Somado ao indicador de nível socioeconômico dos alunos, o indicador de formação docente permite a escola encontrar outras escolas com maior semelhança e portanto as mais indicadas para a comparação de resultados.

Distribuição das proficiências

A distribuição de pontos em faixas de desempenho é relevante para avaliar o quanto a média da escola é representativa. Também é possível associar os alunos em determinada faixa de desempenho ao conjunto de itens que ele provavelmente acertaria e que provavalmente não acertaria.

A divulgação dos resultados do Enem 2013 possui menos faixas de desempenho do que a de 2012. Coerente com os parâmetros para a certificação de conclusão do ensino médio, o Inep trouxe, como primeiro corte, a nota mínima para a obtenção do certificado (450 pontos). Para as faixas seguintes, utilizaram um intervalo de 100 pontos, sendo que a partir de 750, não definiram divisões, até porque, historicamente, a ocorrência de notas acima de 900 pontos é mínima.

Também há modificações na divulgação da distribuição de pontos em redação: mantendo o mesmo parâmetro da distribuição das notas por área do conhecimento, a primeira nota de corte é o mínimo necessário apara a obtenção de certificado de conclusão do ensino médio (500 pontos).

Artigos relacionados que irão lhe ajudar na interpretação dos resultados

Confira, abaixo, nossa série de artigos para tirar o máximo de proveito da divulgação:

10 erros na análise dos resultados do Enem 

10 erros na análise dos resultados do Enem

A divulgação é um momento importante e as escolas devem ficar atentas para não cair em armadilhas na hora de interpretar os dados. Por isso, listamos os erros mais comuns em relação à análise de resultados das escolas no Enem. Confira o nosso post na íntegra e fique bem preparado.


Como as notas são divulgadas

Mais Enem - Divulgaçao resultado INEP Os dados são lançados de três formas distintas, cada uma com seus critérios e especificidades: no site oficial do Inep, em planilhas para a imprensa e como microdados. Saiba como funciona a divulgação dos resultados do Enem.


Minha escola não teve os resultados divulgados, e agora?

Simulado do Enem no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. Foto: Carol Garcia/GOVBA

Caso a sua escola esteja dentro dos critérios e, mesmo assim, a nota não tenha sido divulgada ou o número de matriculados/inscritos esteja incorreto, o Inep dará 10 dias, a partir da data de divulgação das notas no site, para que as escolas entrem com recurso. Saiba como contestar os resultados do Enem.


Vá além das médias

Mais Enem - Banco de dados_Iceberg

Sua escola quer melhorar o desempenho dos alunos no Enem? Para isso, um dos primeiros passos é compreender o universo da prova – e ele vai muito além das médias finais. É preciso saber em quais itens os alunos tiveram mais dificuldade, qual foi a linha de raciocínio ao responder questões específicas, em quais disciplinas estão os maiores desafios, dentre outras informações que facilitam ações pontuais como, por exemplo, focar nas competências e habilidades necessárias para se diferenciar das escolas concorrentes.

Mas como saber tudo isso? Veja nosso post completo e saiba como ir além das médias do Enem.


 O que são indicadores de contexto?

Mais Enem Comparação Inteligente

Indicador de contexto é uma informação que representa um conjunto de dados agregados. Sua função é permitir uma melhor compreensão dos resultados e possibilitar comparações mais justas. Leia o nosso post completo e saiba como usar os indicadores de contexto a seu favor.


Como envolver a equipe da escola com os resultados do Enem

Equipe Envolvida - Relatórios

Por vezes fica a impressão de que os resultados por escola só interessam a diretores e pais quando, na verdade, a mobilização de coordenadores e professores para a análise do desempenho e planejamento de ações é fundamental para qualquer escola comprometida com o aumento na aprovação de alunos nas universidades mais concorridas. Confira nossas dicas para ajudá-lo a engajar sua equipe.


Ficou com alguma dúvida ou quer ir além?

Caso ainda exista alguma dúvida sobre o universo do exame que, eventualmente, não esteja respondida em algum de nossos artigos, fique à vontade para nos deixar um comentário. Será um prazer ajudá-lo. =)

Ainda sobre a divulgação, é importante ressaltar que o Inep não disponibiliza dados de todas as edições do exame,  apenas a mais recente, ou seja, é impossível obter o histórico de desempenho dos alunos e das escolas por meio do site – mas fiquem tranquilos, estamos preparando alguns especiais sobre as evoluções das médias ao longo dos anos, traremos informações valiosas que irão apoiar a tomada de decisão dentro da sua escola.

Destacamos que no +Enem os dados desde 2009 já estão disponíveis.

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