em Enem & Vestibulares

Construir soluções inovadoras para melhorar o desempenho dos alunos no Enem tem sido o foco do time +Enem Meritt. Por isso, mais que clientes, buscamos parceiros que, com nosso apoio, também busque esse objetivo. Visitar as escolas que utilizam a nossa plataforma é uma das ações para estreitar nossa relação com os parceiros, poder colaborar efetivamente com os colégios e obter feedbacks para aprimorar ainda mais a nossa plataforma.

No último mês, várias escolas receberam nosso time. Uma delas foi a escola Passionista, de São Paulo. O objetivo da visita, que ocorreu enquanto o time do +Enem participava de uma feira nacional de gestão escolar em São Paulo, foi orientar a equipe pedagógica na melhor forma de leitura e uso dos dados disponíveis na plataforma +Enem. Acompanhados da direção e da equipe do colégio envolvida no projeto de implantação da plataforma, o time do +Enem contou um pouco sobre a história da Meritt e suas motivações para mergulhar no mundo dos dados educacionais como uma maneira de transformar a realidade educacional brasileira positivamente.

passionista

“A história de como a Meritt e a plataforma foram desenvolvidas deixou a equipe do colégio muito animada, pois sentimos que há realmente um compromisso para que a escola possa utilizar bem a plataforma, que o time do +Enem está sempre disposto a nos ajudar, tirar dúvidas, manter o diálogo e trocar informações”, diz Irmã Mercedes, diretora do Colégio Passionista.

Análise conjunta de dados

Em seguida, a equipe da escola pôde acompanhar a análise dos resultados do colégio nos exames passados, compreendendo o período de 2009 a 2013. “A ideia era mostrar todas as possibilidades de leitura e uso de informações possíveis com o +Enem”, explica Rafael Corrêa, responsável pela área de Sucesso do Cliente. Esclarecedora foi a palavra utilizada pela diretora da escola quando questionada sobre a visita.

“Foi uma visita muito significativa, pois trouxe respostas para muitas dúvidas da equipe da escola”, afirma Irmã Mercedes.

Alexandre Oliveira, professor e cofundador da Meritt, ressalta o interesse dos professores nos dados do exame.

“Particularmente para os professores fez muito sentido apresentar o rendimento da escola segundo as habilidades avaliadas, trazendo a reprodução do item, para contextualizar como a habilidade foi avaliada”, avalia.

Próximos passos

Poder comparar os rendimentos da escola com outras instituições também foi destacado pelo grupo. “Segundo os professores, ainda é muito abstrato qualificar a média obtida pela escola, já que não há uma parâmetro para dizer qual a nota representa um alto rendimento. Ao trazer o rendimento de outras escolas, sejam escolas semelhantes ou escolas selecionadas por eles, fica mais fácil qualificar o rendimento da escola”, explica Alexandre.

Agora, a escola se prepara para dar o próximo passo para melhorar o rendimento dos seus alunos no Enem.

“Essa semana, a nossa equipe, coordenada pela Irmã Ailda, vai se reunir para analisar os dados por área de conhecimento, para, em seguida, pensarmos as nossas estratégias pedagógicas”, explica a direta do colégio.

Colégio Santa Cruz (SP)

santacruz

Além do colégio Passionista, a equipe do +Enem também visitou o colégio Santa Cruz, em São Paulo, no dia 25 de março. No colégio, a plataforma foi apresentada para Alejandro e Mônica, coordenadores do ensino médio, e Ina, diretora da escola.

“O Santa Cruz é um dos colégios que se destaca nacionalmente quanto aos resultados no Enem. Por isso eles já possuem uma prática de análise dos resultados. Entretanto, essa análise limita-se às médias, divulgadas pelo Inep. Eles inclusive buscaram trabalhar com os microdados, porém desistiram frente a complexidade de tratamento dos dados”, conta Alexandre.

A partir dessa apresentação, o colégio Santa Cruz deve estruturar um conjunto de atividades para que os professores acessem a plataforma, façam a leitura dos dados e tragam para as reuniões propostas de ações para a fortalecimento no aprendizado.

Novas parcerias

Na próxima semana o time da Meritt estará no Rio de Janeiro, em um dos colégios mais tradicionais da região. A ida faz parte de uma grande parceria que está sendo firmada.

“Essas visitas são fundamentais para continuarmos avançando nas melhorias da plataforma, pois nos permitem validar diferentes hipóteses de novos recursos e entender as melhores formas de implantar a cultura do uso de dados nas escolas”, afirma Ricardo Fritsche, cofundador e líder de desenvolvimento do produto.

Caso sua escola ainda não esteja usando o +Enem, não perca tempo! Você pode experimentar gratuitamente.