em Atualizações

A internet é lugar fascinante e, quando bem usada, pode ajudar muito a vida de todos. Mas uma grande preocupação dos usuários atualmente é a segurança de seus dados. Por isso, foi criado o certificado SSL (do inglês Secure Socket Layer). Esse certificado nada mais é do que um protocolo desenvolvido para aumentar a segurança dos dados que são transmitidos pela internet. A partir de hoje, o +Enem passa a utilizar o certificado SSL de 2048 bits para garantir ainda mais a segurança dos dados dos nossos colégios parceiros e os dados dos usuários, como suas informações de login e senha. Agora, vai ficar muito mais seguro, por exemplo, acessar os recursos inéditos da plataforma para você conhecer sua concorrência e assumir a liderança.

ssl

Entenda mais sobre o certificado SSL

Já viu que em alguns sites, o endereço começa com “https” e não apenas com o “http” habitual? É o último “s” (de secured) que indica a segurança do site e que os dados trocados por ele permanecerão em sigilo. Além disso, o SSL tem então a função de certificar que o site de uma organização pertence realmente àquela organização. Por isso, o processo para conseguir esse certificado pode demorar.

Existem formas distintas de validar a emissão de um certificado SSL, e há ainda os certificados SSL que são ‘auto-assinados’, ou seja, que não são validados por uma autoridade certificadora reconhecida. Não entendeu? Veja o que diz Junior Rocha, responsável pelos servidores na Meritt.

“É possível gerar seu próprio certificado SSL para usar em aplicações internas, finalidades de testes e desenvolvimento. Porém, costumeiramente, acessamos sites que exibem a mensagem ‘Esta conexão não é confiável’ em sites válidos e até mesmo instituições bancárias. Estes certificados são gerados e implementados em segundos. Já um certificado assinado e validado, passa pelo crivo de uma autoridade certificadora onde são comparados documentos da empresa solicitante, CNPJ, consultas a Receita Federal, validação e confirmação de propriedade de domínio junto aos registros brasileiros e sempre que quaisquer mudança for necessária, deve ser feita uma nova requisição e novas etapas de validação são necessárias.”

A segurança dos dados é garantida porque os dados transmitidos entre você e o servidor do site em questão, seus resultados no Enem, por exemplo, são criptografados, ou seja, são transferidos e navegam na rede de forma ilegível, e seu conteúdo original só poderá ser conhecido por seu destinatário.

Por que usar o SSL no +Enem

A partir de agora, quando você solicitar o acesso ao +Enem, o navegador utilizado (Chrome, Firefox etc.) vai solicitar do servidor (local onde a Meritt hospedou os seus dados) o envio do certificado. Nesse momento, o navegador verificará três parâmetros:

  1. O certificado enviado é confiável?
  2. O certificado enviado é válido?
  3. O certificado enviado está relacionado com o site que o enviou?

Para ficar ainda mais fácil de entender, imagine que seu computador pessoal está conversando com o servidor da Meritt, onde seus dados estão armazenados. Eles teriam, mais ou menos, o seguinte diálogo:

PC: Oi, Servidor. Preciso acessar este site para que meu usuário possa obter os dados da escola dele no Enem.

Servidor: Tudo bem, mas antes vou enviar um certificado de segurança para que você possa verificar se o site acessado é realmente o nosso, assim eu garanto a confidencialidade dos dados da escola do seu usuário.

PC: Deu tudo certo aqui, o certificado funcionou, o site é o de vocês mesmo! Vou, inclusive, enviar uma chave pública de segurança para você confirmar e poder criptografar os dados.

Servidor: Realmente tudo confere. Vou enviar seus dados criptografados e uma chave privada de segurança para que ninguém mais, além de você, possa receber e ler os dados.

Mas não se preocupe, todo esse processo para garantir sua segurança acontece em alguns poucos milésimos de segundos, dependendo da qualidade da sua conexão com a internet, claro.

Agora que você está mais seguro no +Enem, conheça os resultados da sua escola no Enem 2013 e vá além das médias.

  • Conteúdo relacionado por Tag