em Enem & Vestibulares

O Inep divulgará as notas dos seus alunos no Enem 2017. O que a escola pode fazer?

Semana passada o Inep anunciou que irá antecipar em um dia a divulgação das notas dos participantes do Enem 2017.

Neste contexto, será que a escola tem algo a fazer? Afinal esse participante é um é um ex-aluno.

Muitos desses ex-alunos, foram estudantes na escola há pelo menos 3 anos. Mas não é raro encontrar alunos que estão na mesma escola desde o 6º ano ou 1º ano do ensino fundamental, e até mesmo desde o jardim.

Ao longo deste tempo, ele criou uma relação de confiança com a escola. E para muitos a escola é a principal referência sobre o que fazer e como fazer. Ainda mais frente às inúmeras possibilidades trazidas pelo Enem.

Que tal materializar a ideia de “escola para a vida toda”, oferecendo aos seus ex-alunos uma orientação sobre as oportunidades de usos da nota do Enem?

Através de canais diretos (email) ou abertos (redes sociais) a escola pode apresentar para seus ex-alunos e atuais alunos, onde e como utilizar a nota no Enem. A seguir apresentamos todos os usos possíveis da nota do Enem e uma sugestão de fontes, onde as informações poderão ser detalhadas.

 

USOS PARA A NOTA NO ENEM

Sisu

Com certeza o mais conhecido. Em 2018 serão quase 240 mil vagas, distribuídas entre 100 instituições federais e 30 estaduais. No site (sisu.mec.gov.br) já está disponível a consulta das vagas que serão oferecidas agora. E atenção: entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro a plataforma estará aberta para que o participante do Enem 2017 faça a suas duas opções de curso, e diariamente verifique a sua posição em relação aos pretendentes dessas vagas. Semana que vem publicaremos um post com as orientações específicas para o Sisu.

Prouni

Disponível para alunos que cursaram o ensino médio em escola pública ou foram bolsistas em escola privada. Através desse programa o governo federal paga de 50% a 100% do valor da mensalidade. No Prouni não há a necessidade de no futuro o aluno precisar reembolsar ao estado o valor que foi investido na sua formação. A disputa pelas bolsas ocorre em uma plataforma semelhante a do Sisu. É necessário o candidato possuir uma nota mínima de 450 pontos para se habilitar às vagas. As inscrições serão a partir do dia 06 de fevereiro.

Fies

Trata-se de um empréstimo do governo federal, através do pagamento das mensalidades em faculdades privadas. Pode ser utilizado tanto por aluno proveniente de escola pública quanto particular. No final de 2017 o governo sancionou algumas medidas modificando as característica relacionadas aos juros e prazos de carência.

Faculdades em Portugal

São 27 universidades portuguesas que utilizam a nota do Enem em seu processo seletivo. O candidato não precisa realizar prova de admissão, apenas apresentar a nota. A pontuação mínima exigida varia de acordo com a instituição e o curso

Os diplomas geralmente são reconhecidos em todos os países da União Europeia. Para exercer a profissão no Brasil, a revalidação é necessária e está sujeita à legislação brasileira. As universidade públicas de Portugal são pagas e os valores são próximo às faculdades privadas no Brasil.

Faculdades privadas no Brasil

Várias faculdades utilizam a nota do Enem. O uso poderá variar, podendo ser como etapa única ou como parte de um processo com outras etapas de avaliação. Cada instituição define a forma com a nota do Enem será utilizada.

Concurso público

Em 2017 alguns concursos públicos utilizaram as notas do Enem, como parte do processo seletivo.

 

SITES DE REFERÊNCIA

Uma série de sites e portais oferecem informações de mais gerais a mais específicas. Segue uma lista dos mais relevantes.

Guru do Sisu (www.gurudosisu.com.br): construído pela startup Meritt, nele o candidato digita a sua nota no Enem e pode consultar em que curso seria aprovado. As notas de corte são do Sisu 2017, as mais atuais disponíveis. Mesmo quem não possui nota no Enem pode consultar. O portal é público e gratuito.

Fies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/): página oficial com informações sobre o programa.

Prouni (http://prouniportal.mec.gov.br/): site oficial e com informações atualizadas para a chamada de vagas deste primeiro semestre.

Sisu (http://sisu.mec.gov.br/): consulte as vagas ofertadas para 2018 (1º semestre)

Universidades de Portugal que usam o Enem: https://veja.abril.com.br/educacao/quais-universidades-portuguesas-aceitam-o-enem/

Faculdades privadas que aceitam a nota no Enem: https://www.mundovestibular.com.br/articles/127/1/Faculdades-que-aceitam-a-nota-do-Enem/Paacutegina1.html

Cursos ofertados no Sisu 2018 e que obtiveram 5 estrelas do Guia do Estudante: https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/conheca-os-cursos-5-estrelas-do-sisu-2018/

 

LISTA DO DIA

Mais uma iniciativa inovadora da Meritt, que através da Plataforma +Enem irá oferecer às escolas a oportunidade de saber em qual faculdade o seu aluno foi aprovado, inclusive no Sisu. Em breve traremos mais informações sobre este recurso.

MICRODADOS ENEM 2017

De forma prática, podemos afirmar que o Inep já possui todos os dados relativos ao Enem 2017 e poderia perfeitamente publicá-los, através dos microdados. Fica no ar a pergunta sobre o que acontece para demorarem mais de 10 meses para divulgá-los.