em Enem & Vestibulares

Microdados Enem 2017 no ar !

Terça-feira, 12/06 o Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP) publicou os microdados do Enem 2017. De toda a série histórica é de longe o menor tempo entre a prova e a divulgação dos dados. Segundo o Instituto há disposição de manter essa agilidade para as próximas divulgações.

“Agradecemos pelos elogios e reforçamos nosso compromisso de seguir divulgando os microdados do ENEM no primeiro semestre de cada ano. Essa foi uma conquista importante que pretendemos nos esforçar para manter nos próximos anos”, escreveu o Instituto em resposta a um e-mail enviado pela Meritt.

Para além do interesse no ranking, trata-se de uma oportunidade espetacular de promover ações que irão impactar nos resultados do Enem deste ano. Segundo Alexandre Oliveira, especialista em dados educacionais da Meritt, “através dos dados é possível identificar para cada área do conhecimento quais as habilidades prioritárias e para as disciplinas, os conteúdos que devem ser retomados”. Segundo Oliveira isto é possível porque nos microdados há a indicação oficial de qual habilidade foi avaliada em cada item da prova.  “Organizando os dados de acerto por item é possível ter o rendimento da escola em cada habilidade”. Oliveira destaca uma particularidade na análise desses resultados. “Necessariamente a habilidade com menor rendimento não é aquela que deve ser priorizada, visto que algumas habilidades são mais difíceis mesmo.” Para ele a escola deve comparar o seu resultado com o de outras escolas semelhantes. “… deve focar nas habilidades onde houve maior diferença de rendimento entre a escola e outras escolas semelhantes”. Segundo o especialista diferenças positivas de rendimento também são importantes. “Elas indicam as habilidades que são pontos fortes da escola e que devem ser reforçados para que os alunos continuarem tendo esse desempenho”.

Dados do Enem 2017 já estão disponíveis na Plataforma +Enem.

Mantendo o seu compromisso de levar para as escolas parceiras da Plataforma +Enem a informação correta, a Meritt desde a publicação dos microdados, trabalhou intensamente no tratamento e verificação de consistência dos dados. Segundo Ricardo Fritsche, cientista da computação responsável pelas tecnologias da Plataforma +Enem, “realizamos alguns cálculos e entramos em contato com o Inep, para esclarecermos as dúvidas”. Somente após a validação é que os dados foram atualizados na Plataforma. “Este resultados são parâmetros importantes para as escolas definirem suas ações. Por isso é preciso muito rigor na sua publicação”.

Gostaria de experimentar a Plataforma +Enem?

A sua escola tem interesse em conhecer os resultados no Enem 2017 e identificar as habilidades prioritárias?

Preencha o formulário para experimentar gratuitamente a Plataforma +Enem.

Experimente o +Enem