em Atualizações, Enem & Vestibulares

Hoje estamos especialmente animados aqui na Meritt, e por um motivo simples: o +Enem está alçando vôos cada vez mais altos! O que queremos dizer com isso? Deixe-nos explicar.

Um pouco de história

Quando iniciamos o projeto do +Enem, no final de 2013, definimos que iríamos evoluir em ciclos, onde poderíamos testar hipóteses e rapidamente incrementar o produto para melhor adequá-lo às necessidades dos clientes, continuamente.

Na primeira etapa, queríamos conhecer melhor qual o entendimento dos diretores, coordenadores e professores sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, mais importante, que impacto os dados inéditos sobre o desempenho dos alunos poderia ter nas práticas pedagógicas e na estratégia da escola. Para isso, entrevistamos uma série de pessoas em diferentes instituições e iniciamos o trabalho de explorar os dados e todo o referencial teórico que os apoiam.

A primeira percepção foi de que, apesar do grande interesse no Enem e na melhoria dos resultados da escola, os entrevistados tinham pouco conhecimento sobre os detalhes do exame e menos ainda sobre o desempenho da escola em cada uma das habilidades avaliadas, por exemplo. Isso nos motivou e confirmou o quão importante é subsidiar a instituição com informações e dados de qualidade.

Naquele momento, não estávamos preocupados em criar uma plataforma online, mas sim em organizar os dados de uma maneira que fizesse sentido, de acordo com as diferentes necessidades de cada perfil. Percebemos que para a maioria das pessoas fazia sentido ter os dados organizados em relatórios impressos, para que pudessem ser levados a diferentes reuniões e encontros. Avançamos nessa direção com a missão de criar os relatórios usando uma linguagem visual e diagramação de alto padrão.

Conseguimos explorar bastante os dados e rapidamente apresentar as informações de desempenho dos alunos de uma escola e compará-la de forma justa e inteligente. Lançamos o produto na Feira Educar/Educador, em meados de Maio. Originalmente, o +Enem era composto por 6 cadernos, um para cada uma das 4 áreas do conhecimento, um para redação e um para informações estratégicas. O resultado foi excelente. Todos que abriam os cadernos ficaram impressionados.

Foto dos cadernos +Enem

Motivadores para uma versão online

Foi muito interessante, pois apesar de ter usado tecnologias complexas e trabalhado bastante no design e arquitetura das informações, nos sentimos limitados pelo papel, não podendo entregar a melhor experiência possível com os dados, uma vez que não conseguimos explorar todos os recursos que uma plataforma online oferece. Um exemplo é o QEdu – a maior plataforma de informações educacionais do país, com informações de todas as escolas – criado pela Meritt em parceira com a Fundação Lemann, e onde exploramos muito a interatividade com os dados e informações de contexto.

O potencial completo do +Enem só é atingido quando toda a equipe do Ensino Médio o usa, incluindo, principalmente, todos os professores. Com os cadernos impressos, temos o desafio de distribuir em maior escala, enquanto que no mundo digital isso não é problema. Podemos permitir ainda que o diretor e coordenador tenham controle sobre quem acessa quais informações e promover a interação entre todos.

Área do Cliente +Enem

Podemos rapidamente criar novas versões dos relatórios, trazer mais dados, fazer cruzamento de conteúdos relevantes, guiar os usuários pela plataforma de acordo com seu perfil, oferecer suporte especializado em tempo real, oferecer a possibilidade para as pessoas comentarem em qualquer área da plataforma, exportar os gráficos e uma infinidade de outros recursos.

A melhor experiência online

Com a necessidade clara estabelecida, chegou a hora de dar o próximo passo. Para criar uma experiência consistente e evoluir rapidamente, estabelecemos alguns princípios fundamentais que norteiam o desenvolvimento da plataforma, tudo com base nas conversas com nossos clientes e aprendizados anteriores.

Fácil de usar

Você encontra o que precisa de forma intuitiva, sem se perder em uma navegação complexa e desestimulante.

Completo e integrado

Para você entender o contexto, fazer as perguntas certas e obter respostas úteis, apresentamos os conteúdos relevantes do Enem ao lado dos dados.

Para toda a equipe

Direção, coordenação e professores engajados para melhorar os resultados. Para isso, oferecemos recursos e dados personalizados de acordo com a área de atuação.

Atendimento especializado

Para que você e sua equipe não fiquem com dúvidas, oferecemos atendimento individualizado, em tempo real.

Seguro e disponível

Os dados da escola estão sempre disponíveis e seguros. Você pode escolher o nível de acesso para cada pessoa da equipe.

Permanente evolução

A Meritt é sinônimo de inovação e isso se reflete em uma plataforma sempre atualizada com novos dados, conteúdos e recursos.

Versão disponível

Hoje disponibilizamos a plataforma online em sua versão beta (versão em constante desenvolvimento e evolução) para nossos clientes, onde esperamos muito feedback para melhorar rapidamente.

area_cliente_animada

Já há muitos recursos disponíveis e mais novidades estão programadas!

  • Acesso a todos os relatórios
  • Mapa dos itens do Enem
  • Gerência de usuários da equipe da escola
  • Exportação dos relatórios em PDF
  • Filtros e ordenação
  • Comparação com escolas
  • Conteúdo do Guia +Enem
  • Suporte especializado

Para quem ainda não têm acesso e quer experimentar, basta entrar em contato.
Abraço de todos do time Meritt +Enem!

Equipe Meritt +Enem