em Enem & Vestibulares

Ano a ano, o interesse pelo ensino privado tem aumentado, resultado de diversos fatores como o crescimento da renda da família brasileira e a busca por mais qualidade na educação dos filhos. Dados do Censo Escolar 2014 mostram que mais de 18% do total de matrículas no ensino básico estão na rede privada. Com o aumento da demanda, essas escolas precisam estar preparadas para mostrarem aos pais que podem garantir o aprendizado adequado dos alunos. Mas essa já não é mais a única preocupação dos pais.

Hoje, as escolas têm um novo desafio: garantir bons resultados em exames como o Enem. A importância do exame é revelada em seus números. Enquanto que 1998 a quatidade de inscritos não passou de 198 mil, este ano chegou a 8,4 milhões. Tudo isto porque o Enem é hoje a principal porta de entrada no ensino superior, e seu resultado pode ser utilizado para obter uma vaga em universidades públicas pelo Sisu ou bolsa de estudos em universidades particulares pelo Prouni.

como_mostrar_pais_interna

Por isso, destacamos alguns pontos que a sua escola pode ressaltar para mostrar que conhece profundamente o Enem e faz do exame um norteador para garantir o sucesso dos alunos.

1- Mostre que conhece a matriz de referência do Enem

Quando a escola conhece a matriz de referência do Enem, ela consegue mostrar aos pais que sabe exatamente o que é cobrado no exame e que, com base nela, prepara seus alunos para terem o melhor desempenho no exame. A matriz do Enem está organizada em cinco eixos cognitivos que são comuns a todas as áreas. Cada área possui de 6 a 9 competências. Cada competência é desdobrada de 3 a 6 habilidades.

Além disso, se a escola tiver acesso aos dados detalhados de desempenho dos alunos no Enem, ela pode mostrar que conhece quais são as competências e habilidades com o maior e menor índice de acertos. Isso demonstra que a escola conhece as fragilidades dos alunos e que trabalha para corrigi-las.

2- Mostre que a escola acompanha a evolução dos alunos

Avaliar os alunos por seu histórico é um modo muito eficiente de mostrar que a escola acompanha a evolução dos alunos no exame e está preocupada em garantir que, a cada ano, o desempenho melhore cada vez mais.

A escola pode apresentar o histórico de evolução por meio das médias, porém será mais eficiente, e mostrará mais conhecimento sobre o Enem, se o fizer por área e por habilidade. Todas essas informações podem ser obtidas por meio dos microdados do exame, liberados todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elabora e aplica o exame em todo o país. Essas informações, apesar de ricas, são muito complexas e difíceis de serem utilizadas por quem não entende de estatística e programação. Mas já existem atualmente plataformas online (conheça uma delas aqui) que fazem o tratamento e análise dos dados.

3- Mostre que possui planejamento pedagógico focado no Enem

Além de mostrar aos pais que conhece bem a matriz de referência do Enem e que faz o acompanhamento da evolução dos alunos, a escola pode mostrar que a preocupação com o desempenho dos alunos é tão essencial que oferece outras ações pedagógicas para garantir o sucesso dos estudantes.

A escola pode apresentar seu projeto político-pedagógico, destacando ações como simulados baseados no Enem, possibilidade de realização de aulões e reforço para garantir o domínio de todas as habilidades exigidas no exame e, se possível, acompanhamento individual com cada aluno caso seja percebida esta necessidade.

4- Mostre que busca soluções externas para garantir bons resultados no Enem

A evolução da tecnologia não trouxe apenas sites de redes sociais ou mais jogos eletrônicos, trouxe também diversas ferramentas que são extremamente úteis para escolas e alunos estudarem e se prepararem para o Enem e outros vestibulares.

Uma busca rápida na loja da Google mostrou que há mais de 80 aplicativos gratuitos voltados para o Enem, só para o sistema operacional Android. A escola pode mostrar que conhece e estuda essas opções e que indica aos alunos aquelas que melhor se adaptam ao perfil e rotina deles. Além disso, há plataformas online criadas especificamente para as escolas terem a possibilidade de fazer do exame uma importante ferramenta pedagógica e estratégica. O +Enem, por exemplo, oferece inteligência obtida a partir dos microdados do exame para que as escolas possam fazer seus planejamentos pedagógicos e estratégicos focado no Enem.

EXPERIMENTE  O +ENEM GRATUITAMENTE

  • Conteúdo relacionado por Tag