em Educação, Enem & Vestibulares

Recentemente, o Inep divulgou os microdados do Enem 2016 e através da tabulação desses dados a startup Meritt, responsável pela Plataforma +Enem  calculou a média por área e redação para todas as escolas participantes.

Essas médias e outros dados de contexto (dependência administrativa, nível socioeconômico) estão disponíveis gratuitamente no portal Enem por Escola.

www.enemporescola.com.br

Reconhecendo o grande potencial desse dados para a avaliação do trabalho desenvolvido pela escola,  a Meritt também produziu um roteiro para a análise e interpretação das médias no Enem, a partir dos dados disponíveis no portal Enem por escola.

 

Análise da colocação geral, calculada pela média

O dado de colocação, calculado a partir da média aritmética das notas por área do conhecimento, incluindo ou não a redação é um dos grandes equívocos na análise de resultados do Enem.

A atual escala de pontos do Enem, foi construída a partir desempenho dos participantes na prova de 2009. Entretanto, não foi realiza  a equalização da escala entre as áreas. Por isso 600 pontos em linguagens e códigos e 600 pontos em matemática, não representa o mesmo nível de domínio das habilidades. Por isso as escolas que atingem um ótimo domínio em matemática e ciências da natureza ficam mais bem posicionadas em ranking de médias, do que escolas que atingiram ótimo domínio em linguagens ou ciências da natureza.

A colocação geral, calculada pela média das colocações

Posicionando a nota da escola entre as notas das outras escolas, em cada uma das áreas, tem-se a colocação em 5 rankings. Calculando a média simples dessas colocações obtém-se a colocação geral. Dessa forma uma escola será mais bem posicionada, em função do posicionamento em cada área e redação.

Outra vantagem dessa análise é a comparação da colocação entre as áreas. Ela permite definir uma hierarquia de prioridades para a escola. A área em que estiver com a menor colocação, deverá ser a prioritária na atenção da escola.

Comparação das médias da escola com as médias do município ou do estado

Uma outra boa referência para a escola avaliar a condição em cada uma das áreas do conhecimento e redação, é comparar as suas notas com a média do município ou estado.

Recomenda-se comparar com a média do município. Nesta espacialidade é maior a probabilidade de encontrar escolas com perfil mais semelhante ao da sua escola. Entretanto, se no município houver poucas escolas, é possível comparar com as médias do estado.

As áreas em que a escola possuir médias menores que ao do município ou estado, devem ser priorizadas.

Evolução das notas

Desde 2009, a nota dos alunos no Enem é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e as questões produzidas a partir de uma mesma matriz de habilidades. Isso confere ao exame a propriedade única de comparação das notas ao longo dos anos.

Então uma outra análise que deve ser realizada  é a comparação da evolução das notas. Porém, o nível de dificuldade da prova pode variar ao longo dos anos. Então antes de analisar a evolução das notas da escola, verifique a evolução das notas para o país.

Atenção especial deve ser dada as áreas onde a média da escola caiu e a média nacional subiu ou manteve-se estável.

Para além das médias, onde encontrar os dados detalhados da minha escola?

Como o próprio nome diz, a média é a representação simplificada de todo um conjunto. No caso do Enem este conjunto são todos os alunos participantes. Para avaliar a representatividade desta média, é necessário verificar a distribuição das notas de cada estudante.

A média também possui uma grande limitação para a identificação dos pontos fortes e pontos a melhorar da escola. Afinal para algumas áreas do conhecimento estamos falando de 3 a 5 disciplinas e de aproximadamente 30 habilidades distintas, distribuídas em 45 itens.

Os microdados do Enem, base oficial publicada pelo Inep, trazem todo o detalhamento necessário a uma análise robusta dos resultados no Enem. A Meritt, através da Plataforma +Enem, tabulou os microdados de cada escola e organizou as análises em relatórios comparativos (município, estado, país e grupos de escolas). Para saber mais sobre a Plataforma +Enem, visite o site: maisenem.meritt.com.br