em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 5ª semana de Junho

Ainda repercutindo a divulgação dos espelhos da redação, na seção Enem o destaque é uma reportagem que entrevistou candidatos que tiraram nota mil na redação. A USP vem ampliando a oferta de vagas através do Sisu. Em Universidade você irá saber como está esta adesão e conhecer também o perfil do ingressante dessa que é uma das universidades de maior destaque no país. A seção Educação tem várias matérias interessantes. Uma pesquisa da Fundação Lemann apresenta a visão dos professores da rede pública, sobre diversos aspectos da educação. Outra matéria trata da baixa posição do Brasil no ranking do capital humano devido a qualidade da nossa educação. E surpreenda-se com uma reportagem traz as conclusões de uma pesquisa que avaliou o impacto de atividades físicas sobre o aprendizado. Além desses destaques há outras matérias muito interessantes. Boa leitura.

Pesquisa Simulados

Há três semanas convidados os leitores do clipping, para participarem de uma pesquisa sobre simulados nas escolas. A intenção da pesquisa é subsidiar o desenho de um serviço. No blog +Enem publicamos um post com os resultados da pesquisa. Leia aqui.

Agora estamos partindo para a segunda fase onde queremos ouvir as escolas que estão diretamente envolvidas com a produção do simulado.  O propósito dessa segunda fase é finalizar o desenvolvimento de uma plataforma voltada a agilizar o trabalho de elaboração de itens, correção dos gabaritos e devolutiva para alunos e professores. Sua opinião é muito importante para nós. Inclusive daqueles que não participaram da primeira fase. Participe clicando aqui.

ENEM

Alunos nota mil no Enem dão dicas para as 5 competências da redação
Três participantes que tiraram nota máxima no exame analisam cada um dos cinco conceitos que valem 200 pontos. Assista.


Enem vai pagar R$ 39 por hora para servidor federal atuar na prova
Interessados terão que fazer inscrição no período de 4 a 31 de julho. Prova será nos dias 5 e 6 de novembro. Mais detalhes.


UNIVERSIDADE/Sisu

Escola de arquitetura da USP vai destinar 30% das vagas ao Sisu
Sistema do MEC seleciona a partir do desempenho no Enem. Escola de comunicação também aderiu ao sistema. Saiba mais.


Só 21% dos calouros das principais unidades da USP vêm da rede pública
Dos 1.752 alunos que ingressaram neste ano nas três faculdades mais tradicionais da USP que ainda não aceitaram estudantes via Sisu, apenas 21% são oriundos da rede pública. Confira.


EDUCAÇÃO

Apoio psicológico e indisciplina dos alunos são urgências de professores
Pesquisa feita pelo Ibope ouviu professores da rede pública do Brasil. Diretor da escola é aliado nas dificuldades do cotidiano, segundo levantamento. Conheça.


Educação básica ruim joga Brasil no grupo dos ‘lanternas’ em ranking de capital humano
Estudo do Fórum Econômico Mundial avalia indicadores como qualidade do ensino e capacitação no emprego. Entenda.


Inserção de atividade física no dia a dia ajuda a ir bem na escola
Seu filho está com problemas nos estudos? Pare de pagar a perua escolar e compre uma bicicleta para ele ir à escola, ou, pelo menos, faça-o andar bastante e praticar esportes em vez de ficar o dia inteiro sentado estudando. Surpreenda-se


A educação brasileira no centro de uma guerra ideológica
Movimentos fazem leis contra a “ideologia nas escolas” e pedem que currículo básico passe pela Câmara. Entenda.


Educação 360 ilumina caminhos para o aprendizado na infância
Antes relegado a segundo plano, o ensino infantil passou a ocupar o centro do debate não só na área da educação, mas em diversos setores preocupados em promover o desenvolvimento das nações. Acompanhe.


País não cumpre metas do Plano Nacional da Educação para 2016
Relatório mostra que de 21 objetivos traçados pela lei em 2014, apenas um foi cumprido. Saiba mais.


Curso ensina física e matemática com técnica dos desenhos da Pixar
O Pixar in a Box é online, gratuito e traduzido para o português. A serie de video-aulas foi produzida para estudantes do fundamental e médio. Mais detalhes.


Secretário do MEC evita falar em prazo para conclusão de currículo nacional
O secretário de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), Rossieli Soares da Silva, evitou definir um prazo final para concluir o currículo nacional. Acompanhe.


Confiança entre família e escola é base para a educação infantil
Programas procuram fortalecer o vínculo familiar e integrar pais e responsáveis no dia a dia da escola. Saiba mais.


Curso gratuito ajuda professores a trabalharem competências socioemocionais
Formação em São Paulo dá dicas de como usar diferentes ferramentas para incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Informe-se


O que é importante na escolinha do seu filho – e o que pode ser prejudicial?
Para especialistas, baixa qualidade de muitas pré-escolas do Brasil aumenta a desigualdade entre crianças no país; brincar e ser exposta a diferentes estímulos é crucial nessa faixa etária. Confira.

 

  • Conteúdo relacionado por Tag