em Clipping

4ª semana de novembro-17

Semana passada foram vários os destaques. Em Universidade temos que a Unicamp abrirá vagas para seleção através do Sisu e faculdades diversificam o processo seletivo. Em Educação destaque para 3 matérias que tratam do relatório do PISA indicando que os estudantes brasileiros possuem pouca habilidade para o trabalho em equipe e estudo elenca os desafios para a melhoria do ensino fundamental e médio no Brasil. Boa leitura.

UNIVERSIDADE

Só 1,9% dos cursos de graduação tiveram nota máxima em avaliação do MEC
Assim como no ano passado, as faculdades públicas tiveram melhores resultados em relação às particulares. Saiba mais.

Apesar de veto a novos cursos por 5 anos, MEC mantém liberação de 1,5 mil vagas para medicina no país
Mendonça Filho fez proposta para que Temer assine decreto que veta novas vagas em cursos de medicina por cinco anos. Decisão não vai afetar residência. Entenda.

Universidades públicas deveriam cobrar mensalidade de alunos ricos?
Voltou ao debate a proposta de cobrar mensalidade de alunos de maior renda. Em relatório divulgado nesta semana, o Banco Mundial defende a medida, argumentando que universidade pública brasileira é ineficiente e injusta. Acompanhe.

Unicamp regulamenta cotas e aprova vagas pelo Enem a partir de 2019
A Unicamp regulamentou nesta terça-feira (21) uma proposta de mudança no vestibular que abre mais quatro formas de acesso à universidade: cotas, Enem, vestibular indígena e medalhistas de competições científicas. Saiba mais.

Novos formatos de vestibular em faculdades privadas desafiam alunos
Instituições de ponta – como FGV, Insper e Albert Einstein – adotam entrevistas e dinâmicas de grupo como parte dos processos seletivos. Entenda.

USP perde posição e Unicamp é a melhor instituição do País em ranking
Pelo 3º ano seguido, Universidade de São Paulo cai na classificação e aparece em 13º lugar entre os países do Brics. Veja o ranking.

EDUCAÇÃO

Veja o que leva uma escola a melhorar a qualidade do ensino.
Especialistas apontam fatores dentro e fora da escola que ajudam melhorar a qualidade dos anos iniciais do fundamental, e listam desafios para que esse avanço possa chegar aos anos finais e ao ensino médio. Conheça.

Estudantes brasileiros estão entre os piores para trabalhar em equipe
Relatório internacional mostra que, entre 52 países, Brasil ganha apenas da Tunísia. Conheça.

Brasil entre os piores em novo estudo da OCDE
Estudo internacional avalia as habilidades e atitudes dos jovens em relação à colaboração com colegas na resolução de problemas. Saiba mais.

Meninas são melhores que meninos em construir soluções coletivamente
Relatório com base em dados do Pisa avaliou habilidade de promover resposta a problemas de maneira colaborativa. Entenda.

Negros e negras brasileiros que deveriam ser mais estudados nas escolas
Escritores, líderes, engenheiros e políticos pioneiros ainda são pouco conhecidos de alunos e até dos professores. Entenda.

O que acontece quando o professor dá chance às metodologias ativas
Livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora” combina teoria com experiências em escolas e sala de aula para convencer educadores que uma outra educação é possível. Inspire-se.