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Resultados da pesquisa Simulados no ensino médio – etapa 1

Há três semanas convidados os leitores do nosso clipping, para participarem de uma pesquisa sobre simulados nas escolas. A intenção da pesquisa é subsidiar o desenho de um serviço.

Sabemos que as escolas são constantemente convidadas a participarem de pesquisas, ainda mais no contexto de inúmeras iniciativas em tecnologia e educação. Para quem trabalha com desenvolvimento as respostas das pesquisas é fonte riquíssima para subsidiar a tomada de decisão.

Ao longo da nossa experiência, tanto com a plataforma Qedu (www.qedu.org.br) quanto a plataforma +Enem (www.meritt.com.br/enem), aprendemos muito no constante diálogo com as escolas. Este post é a forma que encontramos de retribuir àqueles que responderam a pesquisa e estimular outros a participarem da segunda etapa.

A primeira etapa, focou em criar um painel geral sobre as atividades de simulados nas escolas. A segunda etapa procurará entender como é para a escola, o envolvimento com distintas tarefas relacionadas a produção de um simulado: elaboração/seleção de itens, correção dos gabaritos, tratamento dos dados e devolutiva para alunos e professores.

No final desse post está o convite para a pesquisa.

OS RESULTADOS

Perfil dos participantes

Ao todo tivemos 61 participantes, de diferentes funções na escola. Veja no gráfico abaixo.

funcao_escola
Mais da metade dos questionários (54%) foram respondidos por pessoas com funções diretamente relacionadas  a produção dos simulados (diretores e coordenadores). Entretanto, os professores também estão por dentro dessas avaliações. Ao segmentarmos as respostas dos professores, observamos que a grande maioria das perguntas foram respondidas.

Número de simulados realizados

No geral em quase todas as escolas pesquisadas, há simulados para todas as séries do ensino médio. Inclusive, o 1º e 2º anos tem um perfil semelhante quanto ao número de avaliações realizadas ao longo do ano (ver gráficos).

simulados_3ano

 

simulados_2ano          simulados_1ano
(clique na imagem para vê-la ampliada)

O 3º ano, como era esperado, possui uma concentração maior de simulados. Cabe destacar que em quase 50% das escolas pesquisadas realizam 5 ou mais simulados. Tomando que o período letivo que antecede ao Enem é de 8 meses, teremos nestas escolas no mínimo  1 simulado a cada um mês e meio.

Não restringimos a pesquisa a simulados formato Enem. Sabemos que as respostas também incluem avaliações do cotidiano escolar produzidas pela escola, mas que tem o formato e aplicação, semelhante a uma prova de seleção.

O formato dos simulados

Foi expressivo a proporção de escolas que utilizam o formato impresso para os simulados (75%). A opção por avaliações em papel provavelmente está relacionado ao predomínio deste formato nos principais exames de seleção. Entretanto, cabe destacar que um quarto das escolas pesquisadas, também utilizam o formato digital. É um dado interessante. Podemos considerar baixo este índice, tendo em vista o menor custo, maior rapidez na correção, a maior facilidade de acesso a equipamentos (tablets principalmente) e presença de empresas que ofertam esse formato de prova. Porém, também podemos ver este índice como elevado, visto que a maioria dos exames vestibulares e o Enem ainda são realizados em papel. Cabe a reflexão sobre o quanto é realmente necessário ter uma prova impressa, para poder simular o momento de um exame e como as escolas irão se comportar caso o Enem venha ser realizado em formato digital.

formato_simulado

A produção do simulado

Entendemos produção do simulado as etapas que dizem respeito a elaboração ou seleção dos itens, a impressão dos cadernos, a leitura/correção dos gabaritos e o tratamento dos dados obtidos.

Elaboração dos itens

Sabendo que essa pergunta envolve os simulados de todo o ensino médio, é interessante observar a alta proporção de escolas que utilizam exclusivamente terceirizados para a produção dos itens (42%). Esta observação sucinta a dúvida de como ocorre a sincronização entre o conteúdo que é cobrado no simulado e o trabalho do professor em sala de aula. Provavelmente, nas escolas que utilizam materiais estruturados, essa sincronia está definida no programa de uso dos materiais. Mas como ocorre nas escolas que não utilizam os materiais das redes?

producao_simulado

* Nesta questão foram 9 as respostas em branco ou seja 15% do total de participantes e que não estão representadas acima.

Impressão da prova

Quase a metade dos simulados a impressão é realizada exclusivamente pela escola. Provavelmente, as impressões de terceiros está relacionado aos simulados formato Enem, fornecidos já impresso, devido a necessidade de padronização, para que as empresas prestadoras desse serviço possam construir suas devolutivas (por exemplo o uso da TRI)

impressão_simulado

Nesta questão 16 participantes não marcaram qualquer opção de resposta, correspondendo a 26% do universo da pesquisa.

Leitura dos gabaritos

Analisando dos resultados da pesquisa, concluímos que esta pergunta precederia de outra. Sentimos a necessidade de perguntarmos sobre como é realizada a correção dos gabaritos (manualmente ou com auxílio de equipamentos e/ou softwares especialistas). Ai para as respostas que indicassem a utilização de equipamentos ou softwares, perguntaríamos quem é que realiza a leitura.

Tomando os processos exclusivos (49%) e compartilhados (23%), vemos que é grande a participação das escolas nos processos de correção dos gabaritos (72%). Como as provas de simulados geralmente envolvem um número grande de itens, presumimos que essa é uma tarefa árdua, para as escolas que não utilizam equipamentos.

leitura_gabaritos

Nesta pergunta foram 4 as respostas não preenchidas, correspondendo a 7% do total de participantes.

Tratamento de dados

Observando as respostas concluímos que faltou esclarecermos a que nos referíamos quando perguntamos sobre quem trata os dados. Nesta pergunta 30 participantes deixaram-na em branco, quase 50% do total.

Por tratamento de dados entendemos o cálculo dos resultados  obtidos pelos alunos, a partir do tratamento dos dados obtidos pela leitura ou digitação dos gabaritos..

tratamento_simulado

Correção da redação

Pelo que observamos nas escolas parceiras, a na maioria os simulados envolve principalmente questões objetivas. As respostas a nossa pesquisa parece reforçar essa percepção. Apesar de termos exclusivamente empresas terceirizadas na produção de itens (42%), impressão das provas (38%), leitura dos gabaritos (28%), a participação delas na correção é bem menor (19%).  

Porém, como o Enem é um exame no qual é realizada uma prova de redação, é bem provável que alguns simulados buscam reproduzir fielmente o momento do exame, e portanto possuem o teste de redação, concomitante as provas objetivas.

correção_redação

7 participantes (15% do total) não responderam a essa questão.


Pesquisa – 2ª etapa

Na primeira etapa da pesquisa, procuramos construir um painel sobre a ocorrência de simulados no ensino médio.

Nesta segunda etapa queremos conhecer melhor como acontece na escola algumas fases de produção de um simulado. O propósito é  finalizar o desenvolvimento de uma plataforma voltada a facilitar o trabalho da escola na elaboração de itens, correção dos gabaritos e devolutiva para alunos e professores.

Nos interessa conhecer especialmente os simulados que mais demandam o envolvimento direto da escola. Como não sabemos quais são esses simulados, criamos as opções de pesquisa, listadas abaixo. Por favor, escolha a série ou conjunto de séries, onde há o maior envolvimento da escola na produção dos simulados.

3º ano  | 2º ano  |  1º ano  | 3º e 2º anos  | 2º e 1º anos  | 3º, 2º e 1º anos

Desde já agradecemos o seu interesse em participar.

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