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Através do Enem é possível obter a certificação de ensino médio. Basta atingir 450 pontos em cada uma das 4 áreas e 500 em redação. Nos dados divulgados pelo Inep, há a proporção de alunos por níveis, e no nível 1 estão aqueles com pontuação inferior a 450 pontos. Assim, é possível saber quantos alunos não seriam aprovados, segundo os parâmetros do Inep. Uma dica, são muitos.

Desde a divulgação dos resultados por escola no Enem 2015, estamos publicando uma série de artigos que buscam analisar os dados disponibilizados, indo para além dos rankings (veja aqui as publicações anteriores). A intenção é promover a valorização no uso de dados, para a construção de conhecimento sobre uma escola ou um conjunto de escolas. E na planilha divulgada pelo Inep há muito conhecimento para ser extraído. Neste texto vamos trabalhar com os dados de distribuição de alunos entre os níveis de rendimento para cada área e redação, mais especificamente aqueles relacionados ao nível 1 (ao todo são 5 níveis), para saber como está a proficiência dos alunos que se formaram em 2015.

Por que o Inep divulga o rendimento por níveis?

cabeçalho planilha inep

Nas planilhas disponibilizadas pelo Inep, desde o Enem 2013, sempre chamou a atenção a divulgação da porcentagem de alunos por níveis de rendimento. A primeira vista o dado serviria para qualificar a média obtida pela escola, porque muitas vezes a média pode não ser representativa. Porém, na planilha do Inep, o exercício de qualificar a média, fica bastante limitado quando observamos que o intervalo entre os níveis não é semelhante. Então qual outra possibilidade de aproveitamento desse dado?

Para quem acompanha o mundo do Enem, sabe que a nota 450 é um dos parâmetros para outras aplicações do exame: a certificação de ensino médio e a obtenção de bolsa no ProUni ou o financiamento dos estudos através do Fies.

Diferente do Fies e do ProUni, a certificação NÃO é obtida a partir de uma média simples das 5 áreas. Para obter o diploma em matemática ou ciências humanas (geografia, história, filosofia e sociologia) ou ciências da natureza (química, física e biologia) o candidato precisa ter obtido o mínimo de 450 pontos. Para linguagens e códigos (língua portuguesa, língua estrangeira e artes) ele precisa obter o mínimo de 450 pontos na prova de linguagens e códigos e 500 pontos em redação. Como a certificação é conferida separadamente para cada área, o candidato precisa obter esse mínimo em cada uma delas, para ter a certificação integral do ensino médio.

Sabendo isso agora é possível ver uma aplicação prática para este dado de distribuição: avaliar quantos, dos alunos que fizeram o Enem, NÃO seriam aprovados pelos parâmetros do MEC para a certificação do ensino médio.

Analisando os dados

Em uma primeira tabulação é possível saber quantos não seriam aprovados em cada uma das áreas e redação. Veja na tabela abaixo.

Número de alunos com rendimento inferior ao necessário para a obtenção de certificação de ensino médio, para cada área do conhecimento e redação, segundo a rede de ensino

alunos por rede

Mais de 400 mil alunos em matemática, 500 mil em ciências da natureza e 394 mil em redação, não teriam condições de serem aprovados nestas áreas, pelas notas que obtiveram no Enem 2015.

Em termos absolutos são números expressivos. Mas qual será a proporção deles em relação ao total de alunos que participaram do exame? A tabela abaixo tem a resposta.

Proporção de alunos com rendimento inferior ao necessário para a obtenção de certificação de ensino médio, para cada área do conhecimento e redação, segundo a rede de ensino

porcentagem de alunos por rede

Os números relativos também são expressivos. Quase a metade de todos os alunos que fizeram o Enem 2015, não obteriam a certificação em 3 das 5 áreas necessárias para se ter a certificação integral do ensino médio!!!

Como os dados estão distribuídos por escola seria possível então “localizar” onde estão esses alunos. Antes de localizar essas escolas, vamos ver quantas elas são. Vamos selecionar aquelas em que há pelo menos 1 aluno com pontuação inferior a necessária para a certificação.

Número e proporção de escolas que possuem pelo menos 1 aluno com rendimento inferior ao necessário à obtenção de certificação de ensino médio, por área do conhecimento e redação no Enem 2015

escolas com alunos sem pontuação

Em 3 das 5 áreas do conhecimento, 95% ou mais das escolas possuem algum aluno com nota inferior ao mínimo para obter-se a certificação do ensino médio!

Como são quase todas as escolas, vamos avaliar por perfil de escola, como é a concentração destes alunos sem pontuação mínima. Vamos priorizar aquelas que possuem mais de 50% dos alunos sem a pontuação mínima para a certificação.

E aproveitando, vamos quantificar qual o peso dessas escolas sobre o total de escolas e sobre o total de alunos com pontuação abaixo do necessário.

Matemática – são 408.000 alunos com rendimento abaixo do mínimo necessário a certificação e que assim estão distribuídos, segundo o perfil de escola.

matemática

Como ler a tabela.

Em matemática, as instituições com mais de 85% dos alunos sem pontuação mínima para a certificação (primeira linha), correspondem a 117 escolas ou 1% do total de escolas onde há algum aluno sem pontuação mínima. Essas escolas possuem 2.756 alunos sem pontuação mínima o que corresponde a 1% do total de alunos nesta situação.

Analisando as outras linhas da tabela, fica claro que na matemática há em um grupo de escolas, uma forte concentração desses alunos. Em 43% das escolas estão 65% dos alunos que não obtiveram pontuação mínima para a certificação em matemática.

Linguagem e códigos – ao todo são 183.590 alunos que não obtiveram a nota mínima e que estão assim distribuídos.

linguagem e codigos

Diferente da matemática, a maior proporção de alunos abaixo do mínimo necessário a certificação, não está nas escolas com alta concentração deste perfil de alunos. Ou seja, eles estão distribuídos em quase todas as escolas (13.399 para ser mais preciso).

Ciências da natureza – foram mais de 500 mil alunos, participantes do Enem 2015, e que não obtiveram os 450 pontos, mínimo para obter a certificação para essa área. Isso correspondeu a 56% do total de alunos que fizeram o Enem 2015. Na tabela abaixo é possível ver a distribuição deles entre as escolas.

ciencias da natureza

Em ¼ das escolas está concentrado 45% dos alunos que não obtiveram a pontuação mínima a certificação para ciências da natureza. O que indica uma forte concentração deste aluno por perfil de escola.

Ciências humanas – 11% do total de alunos que fizeram o Enem ou seja 104 mil estudantes, não atingiram a pontuação mínima para obtenção de certificação de ensino médio para esta área. Vejamos como estão distribuídos.

ciencias humanas

Somente 2 escolas, dentre mais de 14.000 possuem 50% ou mais dos alunos com pontuação menor que 450 pontos em ciências humanas. Disto conclui-se que há uma grande dispersão de alunos sem nota para a certificação em ciências humanas, pelas escolas brasileiras.

Redação – em redação o mínimo necessário é de 500 pontos. 394.000 alunos não obtiveram essa pontuação, o que corresponde a 43% do total de participantes no Enem 2015. Vejamos como estão distribuídos.

redação

Os dados demonstram que em redação, os alunos que não obtiveram o mínimo a certificação estão dispersos entre as escolas. Tanto é que em 13%, das escolas que possuem mais da metade dos alunos sem pontuação para certificação, tem-se 22% do total de alunos sem nota mínima para certificação.

Conclusões

Está claro que a análise dos dados do Enem 2015 podem revelar muito sobre as escolas brasileiras, para além das médias e ranqueamentos.

No que diz respeito ao aprendizado dos alunos no Brasil, tomando como parâmetro o que o Inep propõe como sendo o mínimo para a certificação de ensino médio, está claro que em matemática, ciências da natureza e redação a situação é muito ruim. Para essas áreas, quase metade de todos os alunos que fizeram o Enem 2015, não obteriam a certificação de ensino médio (pelos dados do Censo Escolar 2015 a taxa de reprovação no 3ºano do ensino médio no Brasil foi de 5,9%, ou seja grande parte desses alunos que não obteriam a certificação pelos parâmetros do Inep, foram aprovados e portanto se formaram no ensino médio).

Quando localizam-se os alunos com pontuação abaixo do mínimo necessário a certificação, observamos que em matemática e ciências da natureza eles estão concentrados em escolas em que mais da metade dos alunos estão nesta situação.

Já em redação, linguagens e códigos e ciências humanas os alunos sem pontuação mínima necessária a certificação, estão dispersos de forma mais homogênea em quase todas as escolas.

Na sua escola

Para além da mensuração quanto ao mínimo para a certificação, os dados divulgados pelo Inep também permite que uma escola possa quantificar qual é a proporção dos seus alunos nesta situação e também comparar a outras escolas semelhantes. Isso trará elementos riquíssimos ao processo de planejamento das ações pedagógicas prioritárias, principalmente para o ano de 2017.

Para facilitar essa análise dos dados por cada escola a Meritt/+Enem, construiu uma planilha especialmente para este fim. Para baixá-la, basta clicar aqui.

Esta publicação é parte integrante de conteúdos inéditos produzidos pela Meritt/+Enem, com análise dos resultados no Enem 2015. Para acessar todos os conteúdos, basta visitar nossa página especial (aqui)

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