O planejamento das aulas e do que será ensinado é uma das atividades mais importantes que um professor desenvolve a cada ano. Um profissional preocupado com a evolução do que ele ensina está sempre revendo os conteúdos e renovando as estratégias de ensino para seus alunos. A elaboração do plano de aula pode levar bastante tempo ou ser feita de maneira mais rápida e eficaz com a ajuda de algumas técnicas e da tecnologia.
Na opinião de Edson do Carmo Inforsato, doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo), e de Robson Alves dos Santos, doutor em Geografia pela UFG (Universidade Federal de Goiás), a preparação de uma aula é o “grande diferencial” que o professor tem para que os seus alunos consigam aproveitar o momento de aprendizado ao máximo.
“Por isso, evidentemente, não se pode aceitar que a aula seja um momento de improviso, no qual o professor aja livremente sem fazer conexões e articulações com assuntos já desenvolvidos, com os conhecimentos prévios dos alunos, sem estrutura de sucessões de atividades e que não cumpram propósitos de aprendizagens definidos”, defendem Inforsato e Santos no documento “A preparação das aulas”.
Faz parte do trabalho de elaboração de um bom plano de aula fazer o diagnóstico do contexto da turma, definir os objetivos de cada aula e selecionar os conteúdos que vão garantir que a meta de aprendizado seja cumprida. Mas além destes elementos básicos para a definição do que será desenvolvido durante um dia do ano letivo existem algumas técnicas e recursos que podem ajudar a fazer este trabalho de forma mais rápida e eficaz.
Técnicas que podem ajudar
O importante em todo este processo é que o professor não encare o plano de aula como mais uma atividade burocrática e algo que ele tem de “cumprir” por exigência da escola, e sim uma ferramenta que vai fazer diferença no dia a dia dele.
O principal de um plano de aula é que ele seja estruturado, ficando a critério do professor definir qual o modelo de apresentar esse conteúdo de forma escrita ou mental. Algumas técnicas, como as defendidas pelo especialista em efetividade do aprendizado Doug Lemov, podem ajudar neste sentido.
Uma das recomendações de Lemov na obra “Aula Nota 10 – 49 Técnicas para Ser um Professor Campeão de Audiência” é que o professor comece pelo fim, ou seja, que elabore o plano de aula estabelecendo exatamente onde quer chegar a cada dia, procurando revisar tudo o que a turma ainda não aprendeu no dia anterior. Esta técnica permite que o professor refine e aperfeiçoe os objetivos das aulas sem esquecer de sempre avaliar o aprendizado da turma a cada dia.
Outra dica importante do autor é que cada aula deve ter um grande objetivo que siga quatro critérios: ser viável, ser mensurável, ser definidora e ser prioritária para a evolução do aprendizado efetivo do conteúdo. Uma forma prática de ajudar com o cumprimento do que foi planejado para cada aula é escrever no quadro, de forma simples e bem clara, os objetivos que se pretendem alcançar naquele dia.
O passo a passo para um plano de aula eficaz
Cada professor vai construir e aperfeiçoar a sua própria metodologia para a criação de um plano de aula. Mas alguns passos são fundamentais. Além de seguir este caminho que pode ajudar a aprimorar uma metodologia mais rápida e eficiente, vale também o professor procurar algumas soluções tecnológicas que facilitam este trabalho. Confira o passo a passo para elaborar um bom plano de aula:
1. Diagnóstico
O primeiro passo é conhecer a realidade em que a aula será desenvolvida, assim como o contexto dos alunos para os quais se vai lecionar. Esse diagnóstico é realizado de maneira prévia, antes do primeiro plano de aula ser delineado, e de forma permanente, levando em conta as ocorrências das próprias atividades desenvolvidas no ambiente escolar.
2. Definição dos objetivos
Depois de feito o diagnóstico, o professor deve estabelecer os objetivos que ele pretende atingir com as aulas que dará para a turma. Estes objetivos devem contemplar as expectativas de modificações promovidas nos alunos após a intervenção do ensino, como o desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos, atitudes e valores. A partir da escolha dos objetivos gerais e específicos das aulas o professor é capaz de selecionar conteúdos, aplicar estratégias de ensino-aprendizagem e elaborar o processo de avaliação que vai verificar a efetividade do processo de aprendizado.
3. Seleção dos conteúdos
Para atingir os objetivos determinados no plano de aula, o professor deve estabelecer os conteúdos mais adequados para aquele determinado contexto de ensino. Como são parte do processo, os conteúdos devem ser revistos e alterados sempre que surgir a necessidade ou uma situação cotidiana que exija esta revisão.
4. Use a tecnologia a seu favor
Existem no mercado diversas soluções que podem ajudar o professor na elaboração de um plano de aula eficiente. Existem ferramentas como a criada pela Meritt que ajudam o professor na correção de provas e com o uso de algoritmos para a avaliação dos resultados consegue apresentar um diagnóstico bastante preciso de cada turma e do aprendizado de cada aluno. Com esta ferramenta fica mais fácil não apenas atualizar o diagnóstico inicial da classe mas também perceber que conteúdos precisam de um reforço de aprendizado coletivo ou individual.