Nos último anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou a atenção de milhões de brasileiros por se tornar a maior e principal porta de entrada no ensino superior. Em 2014, mais de 8.7 milhões de pessoas se inscreveram para participar do exame e esse ano cerca de 2,8 milhões disputaram uma das mais de 200 mil vagas ofertadas pelo Sisu. Tanta importância criou uma nova demanda para as escolas: preparar os alunos para o Enem e não somente para vestibulares locais. As escolas que já implementam ações voltadas especificamente para o Enem largaram na frente.
É claro que ter o Enem como foco exige repensar metodologias de ensino e estratégias de mercado. Fazer isto não é fácil e tanto trabalho pode desmotivar as escolas a adotarem medidas que a transforme numa referência em Enem e melhore o desempenho dos alunos. Por isso, listamos alguns dos benefícios que cada integrante da equipe da escola ganha se tiver foco no Enem e se envolver mais com o exame.
Benefícios para o Diretor
Se posiciona melhor com os pais dos alunos
Com base nos dados do Enem, o diretor consegue apresentar aos pais o desempenho dos alunos no exame e como as estratégias adotadas impactaram no aprendizado dos alunos. Estudos como o Excelência com Equidade, da Fundação Lemann, mostram que nas escolas que contam com a parceria dos pais os alunos aprendem melhor. Essa aproximação serve também como uma forma de “prestação de contas” e, de quebra, ainda pode garantir a fidelização da matrícula.
Contrata professores especialistas nas necessidades dos alunos
Obtendo as informações de desempenho e evolução dos alunos no Enem, o diretor pode contratar professores que sejam especialistas nas habilidades em que os estudantes tiveram pior desempenho. Ter professores mais capacitados pode ser o diferencial que a escola precisa.
Planeja melhor o marketing da escola
Conhecendo em profundidade o Enem, é possível tirar insights até para o Marketing da escola. Assim, mesmo que a escola não seja ainda a número 1 da cidade, é possível encontrar nos detalhes dos dados um fator em que ela seja mais forte e usá-lo para vender a imagem da escola: A melhor escola em Matemática no Enem / A escola que mais cresceu no Enem nos últimos anos.
Faz comparações justas
Tendo em mãos dados concretos e contextualizados, o diretor consegue fazer comparações justas para traçar metas realistas e colaborar com o planejamento pedagógico de forma mais acertiva.
Benefícios para o Coordenador
Conquista a confiança dos professores
O coordenador por dentro da Matriz de Referência do Enem e dos resultados obtidos pelos alunos em cada habilidade sabe como agir para melhorar o desempenho dos alunos. Consegue também preparar o planejamento pedagógico focado nas fragilidades dos estudantes. Assim, pode usar o Enem como justificativa para trabalhar mais próximo do professor, ajudando a identificar quais são as possíveis causas dos problemas encontrados e a criar estratégias para resolvê-los. Tendo um objetivo e um foco, fica mais fácil para o coordenador se aproximar, engajar e acompanhar os professores.
Planeja melhor as avaliações internas
Conhecendo as potencialidades que um exame externo pode oferecer em questão de dados, o coordenador consegue enxergar as avaliações internas com outros olhos. Com um planejamento focado e o conhecimento sobre como analisar os dados, é possível utilizar os resultados das avaliações internas para acompanhar a evolução dos alunos nas habilidades em que tiveram um desempenho pior no Enem e que passaram a ser trabalhadas naquele ano letivo. Esses dados, aliás, são essenciais para subsidiar o professor de informações que mostram se ele está no caminho certo.
Benefícios para o Professor
Se capacita para um novo mercado
Um professor que entende profundamente o Enem está mais capacitado para trabalhar com o exame com os alunos. Por isso, o professor especialista se torna uma peça fundamental para as escolas e garante seu espaço nesse novo mercado.
Fica mais satisfeito em sala de aula
A pesquisa Conselho de Classe, realizada pela Fundação Lemann, mostrou que a contribuição para o aprendizado dos alunos é o aspecto que mais traz satisfação para a atuação do professor. Logo, o professor que está por dentro do Enem tem muito mais possibilidade de ver seus alunos aprendendo o adequado e, ao mesmo tempo, se darem bem no exame.
Conhecer as fragilidades dos alunos permite ao professor também ter argumentos junto à equipe gestora da escola para fazer planejamento de aula mais focado no Enem, já que consegue mostrar exatamente onde precisa atuar para melhorar o desempenho dos estudantes. Com mais autonomia, o professor se sente mais confiante durante as aulas, o que facilita o processo de ensino e aprendizagem.
Na sua escola, como o Enem é trabalhado? Conta pra gente!