Novas práticas de gestão e o uso de novas tecnologias estão no centro dos debates quando o assunto é inovação nas escolas. Isso porque inovar na educação já deixou de ser uma opção e se tornou obrigação para quem quer continuar melhorando os resultados em termos de qualidade e de sustentabilidade financeira. E para avançar nesses dois caminhos, é preciso olhar a atual realidade como um farol na busca do futuro melhor que se espera. Pensar esse desafio foi a proposta do GEduc, que ocorreu em São Paulo e que teve a participação da Meritt, startup de inovação e inteligência educacional.
Apresentando o +Enem, plataforma desenvolvida para mostrar que os dados do Enem podem fazer a diferença no dia a dia das escolas e dos alunos, a Meritt pôde também conferir quais são as tendências para a educação em 2015, o que o mercado educacional está buscando e quais as principais necessidades que devem ser supridas nas soluções tecnológicas que visam a melhoria dos resultados das escolas e do desempenho dos alunos.
“Presenciamos muitas soluções inovadoras na área e tivemos a certeza de que nossa proposta de tornar as escolas do Brasil referências no ensino está no caminho certo”, contou Rafael Correa, responsável pela área de Sucesso do Cliente, que participou do GEduc, juntamente com o cofundador da Meritt, o professor Alexandre Oliveira.
Ainda para Rafael, se a busca por soluções inovadoras é o caminho certo, é preciso então abrir novas possibilidades que integrem a tecnologia ao processo estratégico e pedagógico das escolas.
“Na feira, por exemplo, pudemos observar o encanto dos participantes ao se darem conta que podem, sim, por meio da leitura de dados, fazer com que o rumo de sua instituição tome caminhos acertivos, deixando de lado as suposições que normalmente acompanham as gestões mais despreparadas”, afirma.
Por e-mail, a organização do evento agradeceu a presença do time do +Enem. “Nosso evento foi um grande sucesso, e essa conquista foi possível com a sua presença, que muito nos honra e nos estimula à melhorarmos cada vez mais os nossos trabalhos.”
Responsabilidade com a educação
É preciso, porém, ficar claro que o foco no resultado se traduz na preocupação das escolas em propiciar um melhor aprendizado e melhorar o desempenho dos alunos em exames como o Enem. “Inovações como o +Enem retiram as escolas do escuro ao mostrar, de forma clara, o que é preciso fazer para que seus alunos alcancem a tão esperada aprovação num dos exames mais importantes do país”, comenta Correa.
E não é de hoje que a Meritt está alinhada ao objetivo de fazer com que a educação brasileira supere expectativas. O QEdu.org.br, que permite acesso rápido e fácil a uma enorme base de dados da educação brasileira, é hoje reconhecido pelo próprio Inep como uma iniciativa inovadora para o uso de ferramentas de avaliação da educação básica. “O que mais nos anima a continuar buscando por novas formas de transformar a educação são os feedbacks que recebemos de nossos parceiros e clientes, e eu acredito no +Enem justamente por ele representar a busca das escolas por uma educação mais completa e objetiva”, diz Rafael.