Obter boas médias nem sempre é sinal de que o aprendizado dos alunos está na direção certa. As médias são apenas indicadores de um resultado que pode e deve ser destrinchado ao máximo para que coordenadores e professores tenham uma visão clara de onde podem atuar para melhorar o aprendizado dos alunos. Dessa maneira, você estará utilizando os resultados das avaliações, sejam elas internas ou externas, a seu favor e fazendo com que os alunos entendam, de fato, a mecânica do exame e obtenham a melhor pontuação possível.
Para mostrar como isso é possível, vejamos o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Anualmente, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora e aplica o Enem para milhões de estudantes brasileiros. Esta prova, após as correções, é fonte de milhares de dados que, se bem utilizados pela equipe da escola, ajudam a melhorar o desempenho no exame de forma expressiva.
Listamos 3 maneiras simples de utilizar resultados para melhorar o aprendizado dos alunos.
Como usar os resultados para melhorar o aprendizado dos alunos
1- Veja como seus alunos respondem os itens do Enem
O professor trabalhou um assunto durante o ano inteiro e tem certeza que os alunos já o domina. No dia do Enem, no entanto, eles erraram o item sobre aquele tema. Como explicar? As razões podem ir desde o nervosismo a confusão de conceitos, até mesmo em virtude das chamadas “pegadinhas” na prova.
Os microdados permitem verificar a proporção de alunos que marcou a resposta certa, mas também aqueles que marcaram outras alternativas. Assim, é possível avaliar se houve, por exemplo, muitas marcações em uma mesma alternativa errada. O professor pode avaliar a alternativa e tentar entender as razões pelas quais os alunos optaram por marcá-la em vez da correta.
Para demonstrar que há uma riqueza de dados relacionadas ao Enem e que o uso deles tem poder de promover o crescimento no aprendizado dos alunos, produzimos um E-book com os cinco itens mais difíceis em cada área de conhecimento cobrada no exame. Nele, selecionamos as questões mais difíceis do Enem, apresentando para cada uma a porcentagem de alunos que erraram e que acertaram, a competência e habilidade avaliada, a disciplina relacionada e a porcentagem de candidatos que marcou cada uma das opções de resposta.
[contact-form-7 id=”3227″ title=”TOP5 Piores itens do Enem”]
2- Identifique os pontos fracos dos alunos
Os itens do Enem são desenvolvidos a partir de uma Matriz de Referência. Essa matriz foi elaborada para contemplar os conteúdos exigidos nos vestibulares brasileiros e também para induzir uma reestruturação dos currículos do ensino médio, já que são os vestibulares tradicionais não unificados que acabam orientando a elaboração dos currículos dessa etapa de ensino.
Avaliando as respostas dadas pelos alunos em cada item, é possível perceber em quais itens os alunos se saíram melhor e em quais deixaram a desejar. Com essas informações, as escolas podem focar o plano pedagógico da instituição para melhorar o ensino das habilidades com menor índice de acertos nos exames, mas mantendo a qualidade do ensino daquelas as quais já se domina. Porém, esses resultados permitem aos professores e à equipe da escola irem mais longe, oferecendo o melhor ensino possível dentro da realidade da instituição.
3- Veja a evolução dos alunos por área
Se o professor já identificou há anos atrás problemas com alguma habilidade ou tipos de itens, é preciso ficar constantemente avaliando os resultados dos alunos para saber se as ações surtiram efeitos positivos. E é somente olhando o histórico de evolução dos alunos é possível verificar se as ações promovidas para a melhoria do aprendizado dos alunos estão tendo este efeito positivo.
Os dados do Enem permitem que a escola verifique como os alunos têm evoluído por área e ver a flutuação dos resultados desde 2009, quando o Enem passou a adotar outra metodologia de elaboração e correção dos itens da prova.
Todas essas maneiras de utilizar os dados do Enem também podem ser replicadas para utilizar os resultados obtidos a partir das avaliações internas, sejam provas, testes e simulados. Você já utiliza a análise de dados para melhorar o aprendizado dos seus alunos? Conte pra gente!