Mais de 500 mil candidatos tiraram nota 0 (zero) no Enem 2014, de acordo com os dados divulgados pelo Inep/MEC no último dia 13. Fuga ao tema, cópia de texto motivador e texto insuficiente foram os três principais motivos para que 529.374 estudantes tivessem seus textos zerados. A nota da redação do Enem vai de 0 a 1000 pontos e, para alcançar a nota máxima, o candidato precisa cumprir bem as cinco competências exigidas no exame para a redação.
“Os professores, coordenadores e diretores das escolas precisam, primeiramente, conhecer a fundo as cinco competências exigidas para saber no que focar com seus alunos e evitar esse tipo de resultado negativo”, comenta Alexandre Oliveira, professor e confundador da Meritt, startup responsável pelo +Enem.
Competências e habilidades avaliadas
Cinco competências são avaliadas na redação do Enem e as notas que podem ser atribuídas aos candidatos em cada uma dela, dependendo de seu nível de desempenho.
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para uma compreensão ainda mais ampla, em nosso Guia você encontra todas as competências detalhadas. Aproveite e veja também:
Melhorando desempenho dos alunos na redação
Os professores podem reforçar com os alunos a importância da leitura como hábito e incentivar a prática da redação – duas dicas importantes dadas, inclusive, por alguns candidatos que obtiveram nota máxima na redação. Apenas 250 pessoas atingiram nota 1.000, ou seja, somente 0,004% do total de pessoas que fizeram o Enem 2014. Veja mais dicas na matéria abaixo:
Alexandre, da Meritt, também acredita que conhecer as dificuldades dos alunos pode evitar nota zero no Enem. A prova do Enem é muito peculiar, por isso é importante também acompanhar o desempenho dos alunos da escola ao longo dos anos. Só assim é possível compreender quais as maiores dificuldades dos alunos, em quais competências é preciso trabalhar melhor, rever o planejamento pedagógico focado no Enem, para poder conquistar boas notas na redação e nas outras áreas do exame.
A análise correta dos dados
Todos os anos, o Inep divulga os microdados do Enem do ano anterior, contendo diversas informações sobre o desempenhos dos alunos.
“Os dados possuem informações que vão desde quais foram os itens marcados pelos alunos nas provas objetivas, a nota obtida em cada uma das competências da redação até indicadores contextuais, obtidos por meio dos questionários socioeconômicos”, conta Alexandre. “Entretanto o formato dos dados é de difícil leitura e compreensão. São dados que, sem um tratamento estatístico correto, pode causar inclusive um efeito contrário ao que deveria, afastando os gestores dessas informações”, comenta.
Para municiar as escolas com essas informações e dar a possibilidade de terem uma visão ampla e detalhada da situação delas no Enem – e com isso poder melhorar o desempenho de seus alunos – é preciso fazer a análise correta dos resultados.