em Atualizações

A relevância do Enem é crescente desde 2009. A abrangência de usos dos resultados, seja para o ingresso no ensino superior (através do SiSU/Prouni/Fies/Ciências sem Fronteira), a possibilidade de certificação do ensino médio ou mesmo a comparação do desempenho entre as escolas, mais do que justifica essa atenção. No entanto, por vezes fica a impressão de que os resultados por escola só interessam a diretores e pais quando, na verdade, a mobilização de coordenadores e professores para a análise do desempenho e planejamento de ações é fundamental para qualquer escola comprometida com o aumento na aprovação de alunos nas universidades mais concorridas.

Equipe Envolvida - Relatórios

No processo de construção do +Enem, realizamos – junto a diretores e coordenadores – inúmeras entrevistas para identificação das principais demandas e a percepção quanto a dados do exame. O resultado corroborou a nossa hipótese de que os gestores muitas vezes vêem como “baixo” o engajamento de professores e coordenadores no que diz respeito à análise dos resultados da escola. Conversando com coordenadores e professores, vimos que esse baixo engajamento é justificado pela desinformação sobre os propósitos da avaliação, sua construção e o cálculo da nota usando a TRI. Também é relevante a queixa sobre o detalhamento dos resultados da escola, visto que a média pouco informa sobre o aprendizado dos alunos – servindo apenas para criar um ranking que também não dá grandes esclarecimentos. Nessas condições, é compreensível a dificuldade que a direção tem em engajar sua equipe.

Ainda assim, há para todos uma expectativa no uso pedagógico dos dados, visto que o Enem é uma avaliação com grande potencial: utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), possui uma matriz de competências e habilidades, há uma prova de redação com critérios de correção bem definidos e, além disso, tem uma ampla participação de alunos nas redes privadas e públicas de ensino, possibilitando a comparação com diferentes perfis de escola.

A resolução dessa equação (baixa mobilização frente a um grande potencial pedagógico) só é possível a partir do uso dos microdados, a única base que permite olhar detalhadamente o rendimento do aluno em cada item da prova, a opção de resposta marcada e a pontuação para cada competência da redação.

Com o objetivo de capacitar o diretor e engajar coordenação e professores, promovendo a inteligência na análise dos dados, +Enem produziu relatórios específicos e os disponibilizou em conjuntos de acordo com o papel de cada membro da equipe no crescimento do aprendizado dos alunos.

Direção

DiretorPara a direção, os relatórios têm foco estratégico – favorecendo a leitura que permitirá um posicionamento eficiente da escola junto aos colaboradores, pais e alunos. Identificam os pontos fortes, as ameaças, oportunidades e fraquezas em comparação a outras escolas para que, desse modo, seja possível dialogar com as coordenações e estabelecer metas de desempenho. Os dados históricos também possibilitam a avaliação de impacto das medidas adotadas pela escola em anos anteriores.

Destacamos, abaixo, os principais benefícios que um diretor e sua equipe de gestão podem obter com o apoio dos dados detalhados:


 Coordenação

coordenadorPara os coordenadores, o foco é o planejamento pedagógico – promovendo uma visão integrada de cada área do conhecimento e redação, através da comparação das médias, distribuição de notas dos alunos e do rendimento em cada habilidade e nas competência de redação. Com os dados, a coordenação irá avaliar o planejamento pedagógico apresentado pelos professores e realizar os ajustes necessários, estando atentos às fragilidades identificadas.

Destacamos alguns benefícios para a equipe de coordenação:

  • Criar e executar um plano pedagógico baseado em dados concretos;
  • Definir objetivos e estratégias integradas para o ensino médio;
  • Dividir o trabalho e direcionar o foco de acordo com a área;
  • Revisar o planejamento junto aos professores, atentos às fragilidades;
  • Como especialista no Enem, oferecer uma melhor formação para professores;
  • Transmitir segurança e dialogar melhor com pais e alunos;
  • Avaliar melhor as soluções pedagógicas oferecidas para a escola;

Professores 

Professor
Para os professores, a atenção está voltada para as habilidades nas quais a escola demonstrou ter maior deficiência, utilizando a reprodução do item para identificar como a habilidade foi cobrada e analisando os índices em cada opção de resposta, para compreender as hipóteses de resposta correta dos alunos.

 

Principais benefícios para os professores:

  • Saber exatamente onde os seus alunos têm mais dificuldade;
  • Ter confiança para revisar os planos de aula;
  • Aprender sobre os elementos pedagógicos e técnicos do Exame;
  • Colaborar com a coordenação e assessoria de área para um objetivo comum;
  • Despertar o interesse dos alunos trazendo informações úteis sobre o Enem;

O engajamento da equipe através do +Enem.

Cada relatório disponibilizado no +Enem possui um roteiro para leitura e interpretação, que destaca o aspecto mais relevante de cada perfil.

Equipe

A entrega de um conteúdo diferenciado para cada segmento só é possível porque o +Enem é uma plataforma online onde cada usuário é associado a um perfil específico (diretor, coordenador ou professor), possibilitando uma experiência única de leitura. Além disso, a plataforma online integra conteúdos sobre o Enem, área para comentários e recursos para monitoramento de uso.

adddprofessor

Saiba mais sobre as funções e permissões de cada perfil e experimente gratuitamente o +Enem!