em Enem & Vestibulares

Nesta segunda feira, 28/11 o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) publicou em seu site os microdados do Enem 2016. Os microdados representam o maior nível de detalhamento em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio. Nele estão registrados para CADA UM DOS INSCRITOS:

  • idade, sexo, cor, município de residência;
  • Necessidades especiais e atendimento diferenciado;
  • Situação em relação a conclusão do ensino médio;
  • A escola onde estuda (para os concluíntes);
  • Presença em um ou dois dias de prova;
  • Resposta a cada pergunta do questionário socioeconômico;
  • A opção de resposta marcada em cada um dos itens da prova;
  • Os pontos obtidos em cada competência da redação.

Deve-se se ressaltar que os nomes e documentos de identificação dos inscritos não estão disponíveis nos microdados.

Na opinião de Ricardo Fritsche, responsável pela área de tecnologia da Meritt, “nos microdados de 2016 há algumas pequenas mudanças na identificação das  variáveis”. Segundo Fritsche como para esta edição não haverá a divulgação das médias pelo Inep, a responsabilidade no tratamento dos dados será maior ainda. “É preciso ter cautela na divulgação dos resultados, porque a base dos microdados há informações para mais de 7 milhões de inscritos e qualquer erro, mesmo que mínimo pode afetar o resultado da escola.

Atualização dos dados na Plataforma +Enem

Tão logo os dados foram disponibilizados a equipe da Meritt já iniciou o estudo da documentação e a verificação de consistência. Segundo Fritsche em 2016 há dados de duas aplicações do Enem, por isso é importante ter o cuidado de checagem.

Através de e-mail as escolas parceiras serão avisadas do momento em que os dados já estiverem disponíveis na plataforma +Enem.

Produção de conteúdos a partir dos dados

Com a intenção de promover nas escolas e na sociedade o uso de dados para a tomada de decisões em educação, a Meritt irá produzir uma série de conteúdos inéditos, a partir dos microdados Enem 2016. Alexandre Oliveira, responsável pela área de conteúdo da Meritt, destaca que a partir desses dados é possível a escola acessar uma riqueza de conhecimentos sobre o aprendizado dos seus alunos e compará-los ao de outras escolas de mesmo perfil. “Vejo o Enem como termômetro e seus dados como a temperatura de aprendizado dos alunos. A comparação com outras escolas, permite a comunidade ter mais um parâmetro externo de avaliação, evitando as distorções de um olhar autocentrado”.

Os conteúdos serão publicados no blog da Meritt e divulgados em nosso clipping e redes sociais.

A assinatura do clipping +Enem é gratuita e pode ser feita através do link abaixo.

http://links.meritt.com.br/clipping