Uma das formas de economizar tempo na elaboração de provas é criando um banco de questões que indique os diferentes níveis de dificuldade de um item: fácil, médio e difícil. Mas nem sempre é simples a identificação destes níveis, e a criação de um histórico de questões leva tempo. Mas há soluções tecnológicas no mercado, como a criada pela Meritt, que podem atuar disponibilizando esses dados de forma bem simples para um gerador de provas.
Um dos recursos da plataforma da Meritt já ajudam a identificar o nível de dificuldade, porque o sistema permite que o que o professor cadastre as questões da avaliação indicando o nível de dificuldade presumido.
Essa primeira etapa ajudará o professor perceber como está o equilíbrio das questões na prova. Mas as principais funcionalidades da solução, para atuar como gerador de provas, envolvem a análise dos dados após os exames serem aplicados para as diferentes turmas.
Utilizando o processamento e a interpretação de dados, com o diferencial do uso de algoritmos especialistas, a solução da Meritt identifica com alta precisão o nível de dificuldade de cada questão da prova, na percepção dos alunos. Desta forma, o professor poderá comparar o nível de dificuldade presumido e o nível de dificuldade identificado o que auxilia muito na calibragem das questões arquivadas no banco de itens.
Diagnóstico preciso
O recurso do banco de questões com um diagnóstico preciso do nível de dificuldade cria um histórico que auxilia na elaboração de provas. Outra vantagem de utilizar a solução da Meritt para agilizar este processo é que o sistema estabelece um diagnóstico do nível de aprendizado por turma e por aluno.
Com a média de acertos e erros identificada pelo sistema é possível saber a quantidade de estudantes que estão abaixo ou acima deste patamar e avaliar quais questões devem ser aplicadas nos próximos exames.
Também é possível identificar o nível de aprendizado atual de cada turma e aluno, auxiliando no estabelecimento de estratégias como aulas de reforço, tarefas adicionais ou sugestão de conteúdos específicos para cada estudante.