Um dos grandes desafios de qualquer professor é elaborar provas que avaliem com eficácia os seus alunos. Não existem fórmulas prontas para isso, mas boas experiências no Brasil e em outros países apontam para direções certas baseadas na melhora de indicadores escolares. Entre os modelos de provas mais utilizados atualmente está o que desperta o espírito crítico do aluno.
Uma boa dica para você que dá aula é trabalhar nas provas o conteúdo dado em sala de aula em contextos e situações que se assemelham muito à realidade vivida pelos seus alunos. Essa técnica permite que o aluno pense e aplique o que foi ensinado e não apenas reproduza literalmente o que foi dito durante as aulas.
Parte de um processo
Toda e qualquer avaliação deve ser vista como parte do processo de aprendizado, ou seja, a prova é um retrato do momento atual de compreensão da disciplina e serve para o estudante melhorar a partir da devolutiva.
Para que o aluno não tenha dúvidas sobre a avaliação que recebeu, a escola deve ter critérios padronizados, não deixando margem para subjetividades. Os modelos de provas indicam, por exemplo, que a avaliação não deve aceitar questões que peçam exemplos para os alunos ou que peçam as opiniões deles sobre determinado tema.
Algumas recomendações
No lugar de questões que possam dar margem para a subjetividade, o recomendado é que as perguntas avaliem habilidades dos estudantes mais complexas, como comparar, interpretar e relacionar ideias e conceitos.
Para acertar na elaboração das provas, o primeiro passo do professor deve ser fazer pesquisas de qualidade, buscando bons exemplos de obras de referência e temas atuais. Avaliações como o Enem podem ser uma boa fonte de ideias. Também é importante que o professor busque para os seus modelos de provas questões que estimulem o aluno a relacionar conteúdos expostos em sala de aula.
Uma prova de qualidade deve ter questões diversificadas segundo o nível de aprendizado, com perguntas fáceis, médias e difíceis. É recomendado também que o professor compartilhe a nova avaliação com outros profissionais da área – eles podem ajudar nos ajustes de enunciados e conteúdos.
Aspectos que devem ser avaliados
Quando você for elaborar a sua prova, é importante que alguns aspectos sejam observados. Confira a seguir alguns pontos que você deve seguir para ter modelos de provas adequados:
1 – Para começar, a comunicação deve ser eficiente, com a adoção de uma linguagem clara e objetiva, vocabulário apropriado aos conteúdos e habilidades que você quer mensurar com a avaliação. Outra questão importante é que sejam apresentados elementos suficientes para que o aluno entenda com precisão o que ele deve responder.
2 – Você deve também planejar conforme a metodologia de ensino que foi aplicada em sala de aula. Uma forma de fazer isso é pensar se a prova está avaliando uma aprendizagem memorizada, uma aprendizagem compreensiva ou uma aprendizagem crítica.
3 – No momento de elaboração do teste, você também deve questionar se a avaliação está mensurando conhecimentos conceituais e factuais (saber), as habilidades de lidar com esses conhecimentos (saber fazer) ou a competência de utilizá-los de forma eficiente (fazer). Importante também que sejam avaliados os conhecimentos sobre atitudes e as próprias atitudes.
4 – Você também precisa levar em conta a correção linguística e o nível de ensino para o qual a avaliação está destinada. Pensar em qual a pontuação e o vocabulário mais adequados, qual deve ser a ordem gramatical entre os elementos e definir quais devem ser estes elementos da textualidade. Fundamental também, neste processo, avaliar o grau de complexidade que os itens podem apresentar para que sejam adequados aos objetivos da avaliação e ao nível de desenvolvimento do aluno avaliado.
5 – Elabore questões de múltipla escolha com a seguinte estrutura: instrução, suporte (textos, desenhos, figuras etc.), enunciado da situação-problema e comando da resposta e, finalmente, alternativas de respostas (com uma resposta correta e quatro distratores).
6 – As questões de múltipla escolha podem ser de resposta única, resposta múltipla, interpretação, e de asserção ou razão. Lembre-se de que a questão a ser formulada depende do tipo do conteúdo, da complexidade da habilidade e do nível de competência que serão avaliados.