Os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a base mais detalhada possível de dados do Enem. Ela é coletada e tratada ao longo de todo o processo do Enem. São esses dados que baseiam as tomadas de decisão de muitas escolas Brasil afora, algumas que, inclusive, figuram no topo dos rankings do exame.
Na base de microdados do Enem estão disponíveis as respostas dadas ao questionário de inscrição, a letra marcada em cada questão da prova, a nota nas áreas do conhecimento e a nota em cada competência da redação, por exemplo. Os dados de todos os candidatos que participaram do exame, inclusive os da sua escola, estão nesta base.
Devido ao seu tamanho e complexidade, para trabalhar com os microdados, são necessários softwares específicos, além do conhecimento de estatística e programação. Mas esses dados já estão disponíveis de forma amigável e de fácil compreensão na plataforma +Enem.
A principal dúvida das escolas que estão querendo apostar no uso de dados para tomada de decisão é entender como essa infinidade de dados é processada e se é confiável. Por isso, produzimos o infográfico “Caminho dos dados do Enem”, onde apresentamos de forma didática como esses dados chegam até a sua escola, explicando a origem e quando cada informação é produzida, analisada e disponibilizada.
O time do +Enem está ansioso pela divulgação dos microdados do Enem 2014. Assim que os dados forem liberados, eles serão diponibilizados na plataforma. Com esses dados em mãos, a escola pode:
- Abrir a caixa preta do Enem e entender definitivamente os conteúdos e habilidades exigidas no Enem.
- Planejar ações pedagógicas prioritárias.
- Ensinar o que é realmente importante e treinar os alunos com itens oficiais.
- Acompanhar o progresso da escola e se comparar com as concorrentes.
- Usar seus resultados para conseguir mais matrículas.
Quer ter acesso à plataforma e já começar o planejamento estratégico e pedagógico da sua escola para 2016 com base em dados reais?