em Enem & Vestibulares

Se você deseja melhorar os resultados da sua escola já no Enem 2015, saiba que ainda há tempo para isso. Porém, investir em aulas de reforço, aulões e simulados não será suficiente. Isso porque essas práticas são técnicas, mas não são estratégicas. A diferença entre técnica e estratégia é grande e pode definir qual será a próxima escola a figurar nos primeiros lugares do ranking.

Técnicas são as formas como as estratégias são colocadas em prática. Estratégias estão voltadas para entender “onde” e “o que” é possível fazer, independente da técnica que será usada para executá-las.

O que isso tem a ver com o Enem? Você, como gestor, precisa entender as necessidades dos seus alunos e dos seus professores para poder atuar de forma eficaz nos aspectos que impedem que sua escola esteja entre as primeiras colocadas. Sabendo quais são os problemas, você saberá a solução mais adequada e, inclusive, qual o ponto específico no qual esta solução irá atuar. Os aulões que a sua escola planejou, por exemplo, podem ser a solução mais adequada, mas o ponto que ela irá focar e o modo como será realizada pode mudar de acordo com as suas percepções como gestor.

Descubra pontos de atenção e soluções adequadas

turbinar-auloes-simulados-enem-interna

Veja os dois passos para que a sua escola descubra quais sãos os pontos fracos e fortes que devem ser trabalhados com os alunos e as melhores soluções para resolver os problemas identificados.

1- Analise as médias da sua escola no Enem 2014

Divulgados no início de agosto de 2015, esses resultados vão mostrar quais são as áreas que precisam de maior atenção da escola. Você vai perceber que, para que esta análise seja feita corretamente, é preciso também olhar as médias dos anos anteriores e verificar sua evolução. Além disso, será preciso comparar-se com dados históricos de um grupo específico para verificar os padrões na evolução, tanto em cada área do conhecimento quanto em redação.

Você pode acessar as notas e evolução de médias da sua escola no Enem gratuitamente na página Enem por Escola. Assim, você não precisará recorrer às planilhas do Inep, muitas, aliás, nem estão mais disponíveis para download.

2- Analise os microdados do Enem

Estamos falando dos dados detalhados da sua escola no Enem, onde são publicados, inclusive, quais opções de respostas cada aluno da sua escola marcou nas provas. Assim, será possível verificar os pontos nos quais há um histórico de desempenho em queda ou inferior ao seu grupo de comparação.

Embora os resultados detalhados de 2014 ainda não tenham sido divulgados, você perceberá neste eBook que possuir apenas os histórico de 2009 a 2013 é mais do que suficiente para que você tome as decisões certas para melhorar no Enem 2015. Para ter acesso gratuito por 15 dias aos dados detalhados da sua escola no Enem, basta preencher o formulário disponível neste link.

No vídeo abaixo, Alexandre Oliveira, professor e um dos fundadores da Meritt, explica como encontrar esses dados e como analisá-los adequadamente.

turbinar-auloes-simulados-enem-video

Após identificar a área que os alunos da sua escola apresentam mais dificuldade e quais habilidades têm desempenho inferior ao esperado, basta estruturar suas ações pedagógicas, como aulões, simulados, aulas de reforço etc., para dar conta dos conteúdos que farão toda a diferença no desempenho deles e, consequentemente, aumentará a nota e a posição da escola nos rankings.

Esses microdados são geralmente disponibilizados em formatos que não facilitam o acesso, leitura e interpretação pelas escolas. Porém, plataformas como o +Enem tratam e oferecem os microdados em ferramentas de fácil acesso e leitura para interpretação e planejamento de ações. Quer ter acesso à plataforma +Enem?

EXPERIMENTE  O +ENEM GRATUITAMENTE

  • Conteúdo relacionado por Tag