A relevância do Enem é crescente desde 2009. A abrangência de usos dos resultados, seja para o ingresso no ensino superior (através do Sisu/Prouni/Fies/Ciências sem Fronteira), a possibilidade de certificação do ensino médio ou mesmo a comparação do desempenho entre as escolas, mais do que justifica essa atenção. No entanto, por vezes fica a impressão de que os resultados por escola só interessam a diretores e pais quando, na verdade, a mobilização de coordenadores e professores para a análise do desempenho e planejamento de ações é fundamental para qualquer escola comprometida com o aumento na aprovação de alunos nas universidades mais concorridas.
Em pesquisa realizada pelo +Enem, – junto a diretores e coordenadores – identificamos que os gestores muitas vezes vêem como “baixo” o engajamento de professores e coordenadores no que diz respeito à análise dos resultados da escola. Conversando com coordenadores e professores, vimos que esse baixo engajamento é justificado pela desinformação sobre os propósitos da avaliação, sua construção e o cálculo da nota usando a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Também é relevante a queixa sobre o detalhamento dos resultados da escola, visto que a média pouco informa sobre o aprendizado dos alunos – servindo apenas para criar um ranking que também não dá grandes esclarecimentos. Nessas condições, é compreensível a dificuldade que a direção tem em engajar sua equipe.
Ainda assim, há para todos uma expectativa no uso pedagógico dos dados, visto que o Enem é uma avaliação com grande potencial: utiliza a TRI, possui uma matriz de competências e habilidades, há uma prova de redação com critérios de correção bem definidos e, além disso, tem uma ampla participação de alunos nas redes privadas e públicas de ensino, possibilitando a comparação com diferentes perfis de escola.
Caberá ao gestor da instituição trazer para a equipe as inúmeras possibilidades de uso dos resultados da escola no Enem. Hoje, a grande maioria das escolas só possuem acesso às médias e à distribuição de alunos por faixas de rendimento. Entretanto, existem algumas plataformas que oferecem um maior detalhamento dos resultados ao utilizarem as bases de microdados do Inep. Por trabalharem com uma dimensão da resposta que o aluno marcou em cada questão essas plataformas oferecem um detalhamento de resultados ao nível de disciplina, competência e habilidade.
Segue a sugestão de algumas ações voltadas ao engajamento das coordenações em relação a Enem.
Apresente para a equipe qual a dimensão da importância do Enem para a escola.
Numa escola, grosso modo, temos três grandes grupos, que envolvem a coordenações e professores. O grupo da educação infantil + ensino fundamental séries iniciais, o grupo do ensino fundamental séries finais e o grupo do ensino médio. O discurso de relevância do Enem para a escola e alunos deverá ter uma dimensão geral/única, mas também precisará dialogar com cada uma dessas etapas de formação dos alunos. Em função do perfil da prova do Enem, o ensino fundamental séries finais e ensino médio é que estarão mais diretamente envolvidos em ações pedagógicas que visem também preparar os alunos para essa avaliação.
A grande maioria das escolas vem de um longo processo, no qual o foco de coordenadores e professores era o vestibular, promovido por uma ou duas universidades federais ou estaduais. Geralmente, o nível de domínio que os professores possuíam sobre essas avaliações era bem alto. Havia uma dimensão do longo tempo em que a escola já participava dessa seleção e, por isso, o perfil das questões já era de domínio dos professores. Outro fato relevante é que o programa desses vestibulares apresentavam os conteúdos que seriam avaliados. Esse conjunto de fatores traziam para a coordenação e professores uma maior segurança e percepção de domínio sobre as regras. O Enem representou uma ruptura muito forte e por isso mesmo foi visto com muita desconfiança e resistência, principalmente pelos professores.
Por isso a importância da direção da escola assumir um posicionamento frente ao Enem, trazendo claramente qual a percepção sobre a relevância dele para a instituição.
Direção
Para a direção, os relatórios têm foco estratégico – favorecendo a leitura que permitirá um posicionamento eficiente da escola junto aos colaboradores, pais e alunos. Identificam os pontos fortes, as ameaças, oportunidades e fraquezas em comparação a outras escolas para que, desse modo, seja possível dialogar com as coordenações e estabelecer metas de desempenho. Os dados históricos também possibilitam a avaliação de impacto das medidas adotadas pela escola em anos anteriores.
Destacamos, abaixo, os principais benefícios que um diretor e sua equipe de gestão podem obter com o apoio dos dados detalhados:
- Diferenciar e promover a escola com inovação e resultados;
- Atrair matrículas e agregar valor ao demonstrar foco em aprovação;
- Reavaliar as estratégias da escola usando dados concretos;
- Definir metas sólidas, comparado com outras escolas;
- Envolver coordenação e professores em uma plataforma completa;
- Avaliar melhor as soluções oferecidas para a escola.
Coordenação
Para os coordenadores, o foco é o planejamento pedagógico – promovendo uma visão integrada de cada área do conhecimento e redação, através da comparação das médias, distribuição de notas dos alunos e do rendimento em cada habilidade e nas competência de redação. Com os dados, a coordenação irá avaliar o planejamento pedagógico apresentado pelos professores e realizar os ajustes necessários, estando atentos às fragilidades identificadas.
Destacamos alguns benefícios para a equipe de coordenação:
- Criar e executar um plano pedagógico baseado em dados concretos;
- Definir objetivos e estratégias integradas para o ensino médio;
- Dividir o trabalho e direcionar o foco de acordo com a área;
- Revisar o planejamento junto aos professores, atentos às fragilidades;
- Como especialista no Enem, oferecer uma melhor formação para professores;
- Transmitir segurança e dialogar melhor com pais e alunos;
- Avaliar melhor as soluções pedagógicas oferecidas para a escola;
Professores
Para os professores, a atenção está voltada para as habilidades nas quais a escola demonstrou ter maior deficiência, utilizando a reprodução do item para identificar como a habilidade foi cobrada e analisando os índices em cada opção de resposta, para compreender as hipóteses de resposta correta dos alunos.
Principais benefícios para os professores:
- Saber exatamente onde os seus alunos têm mais dificuldade;
- Ter confiança para revisar os planos de aula;
- Aprender sobre os elementos pedagógicos e técnicos do Exame;
- Colaborar com a coordenação e assessoria de área para um objetivo comum;
- Despertar o interesse dos alunos trazendo informações úteis sobre o Enem;