Recentemente, um artigo que discutiu a ocorrência das 529 mil notas zero nas redações do Enem 2014 repercutiu nas redes sociais, sendo muito compartilhado e comentado. Certamente, o interesse dos leitores aconteceu por conta da problematização feita pelo autor, a partir dos motivos que uma redação pode obter zero na prova do Enem.
Observando os comentários no blog onde o artigo foi publicado e nos compartilhamentos, é interessante notar o desconhecimento da sociedade quanto aos motivos da nota zero. Em uma prova de larga escala como o Enem, é preciso saber como preparar bem os alunos para a redação. A fim de garantir um tratamento equânime, os corretores têm bem claro os motivos para atribuírem um zero à redação. E ficou claro que grande parte da sociedade desconhece esses motivos, que podem ser: fuga ao tema, uso de gênero não dissertativo, texto insuficiente, cópia do texto motivador, em desacordo com os direitos humanos e parte desconectada (excertos fora de contexto).
No texto repercutido nas redes sociais, o autor discorre sobre cada um desses motivos, discutindo o que poderia ter levado os candidatos a cometerem essas falhas. Infelizmente, o autor não pode informar sobre quantos candidatos foram enquadrados em cada motivo.
Ao final do texto, o autor destaca outro importante aspecto da redação no Enem: o conhecimento sobre a nota que os candidatos obtiveram em cada uma das 5 competências da redação, ajudaria a entender o grau de dificuldade dos alunos com relação ao tema proposto.Infelizmente, através das médias das escolas não é possível obter nenhuma informação que ajude a compreender os zeros da redação.
Informações do Enem detalhadas em microdados
Utilizando os microdados do Enem é possível trazer muito mais conhecimento sobre diversos aspectos da redação. Esses dados indicam quantos alunos da escola obtiveram zero, o motivo dessa nota e os pontos obtidos em cada uma das cinco competências avaliadas. A posse dessas informações é estratégica para a escola, visto que é possível obter pontuações mais próximas de 1000 em redação e, no Sisu, a redação é muito valorizada, chegando a ter peso maior do que as áreas da prova objetiva.
Já existem plataformas online que trabalham com a base de dados oficiais do Inep e que trazem para as escolas essa informação. Nelas, os dados são tratados estatisticamente e estudados detalhadamente a partir do guia de correção e a informação é apresentada em gráficos de fácil visualização, associada ao conteúdo que favorece a apropriação do conhecimento pelo professor.
No +Enem, por exemplo, os relatórios de redação apresentam a média de pontos obtidos pela escola em cada uma das áreas, comparando com as escolas semelhantes e escolas referência. Dessa forma a direção, coordenação e professor reconhece claramente a competência que deve ser trabalhada prioritariamente, para que a nota geral em redação aumente.
Nos relatórios detalhados de cada competência o professor encontrará uma informação riquíssima que permitirá uma ação eficaz para a melhoria na nota da competência. Trata-se da distribuição de alunos em cada uma das faixas de notas da competência e a descrição qualitativa sobre o que representa aquela nota. Veja abaixo a descrição para cada uma das notas na competência de “Proposta de intervenção”.
Pontuação | Descrição |
200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
0 | Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |