O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou de ser somente um objeto de avaliação do Ministério da Educação (MEC) e passou ser uma das maiores portas de entrada para o ensino superior. Com isso, as escolas, antes preocupadas em preparar seus alunos somente para os vestibulares tradicionais locais, agora têm outro desafio: elas precisam preparar seus alunos para conquistar uma vaga em qualquer universidade brasileira, de preferência aquelas de qualidade e referência no ensino, pesquisa e extensão.
Apesar de democratizar as oportunidades de concorrência às vagas em várias universidades públicas, a disputa por essas vagas passou a ser muito acirrada, afinal candidatos de qualquer lugar do país podem concorrer às vagas de qualquer universidade em todo o Brasil que tenha aderido ao Sisu como forma de ingresso. A concorrência deixou der ser local para ser nacional.
Para que o Enem pudesse ser utilizado para ingresso nas universidades públicas, foram feitas profundas mudanças em sua matriz de referência, em 2009, a fim de adequá-lo a ser uma avaliação para ingresso no ensino superior e não somente um objeto de avaliação do ensino médio. Assim, a matriz foi reformulada e agora está organizada em 5 eixos cognitivos que são comuns a todas as áreas. Cada área possui de 6 a 9 competências que são desdobradas de 3 a 6 habilidades.
Enem: estratégia pedagógica e de mercado
Com a implementação de diversas políticas públicas na área de educação que têm como base o Enem, o desempenho dos alunos no exame passou a ser assunto estratégico e prioritário dentro das escolas. Direção, coordenação, professores e alunos precisam entender profundamente o Enem, comparar o desempenho com outras escolas, identificar os pontos fortes e fracos e ajustar o plano pedagógico para se diferenciar.
A escola precisa de respostas que vão muito além das médias por área e redação, que hoje é tudo que se tem acesso. Tornar-se especialista no assunto para entender quais são as competências e habilidades em cada área de conhecimento que seus professores precisam focar com os alunos e ficar de olho no que as escolas de referência estão fazendo. O +Enem tem essas e muitas outras respostas. Quer saber mais? Acesse: maisenem.meritt.com.br
Perguntas importantes para a escola
- Em quais itens os alunos tiveram mais dificuldade?
- Qual o raciocínio dos alunos ao responder um item?
- Em quais disciplinas estão os maiores desafios?
- Como comparar minha escola com outras de maneira correta?
- Em quais competências e habilidades focar para diferenciar-se de outras escolas?
- Será que o planejamento pedagógico está focando no que é realmente necessário?
- Quais metas de desempenho fazem mais sentido?
- Como a escola está evoluindo? As ações nos últimos anos surtiram efeito?
- Como está o comprometimento e interesse dos alunos da escola com o Enem?
- Como se posicionar para os pais, alunos e professores em relação ao Enem?
- Como mobilizar toda a escola em torno da importância do exame?