em Enem & Vestibulares

Com muita antecedência em relação as divulgações anteriores, o Inep, através de portaria específica, anunciou que as médias das escolas no Enem 2014 serão divulgadas de forma preliminar em 09 de julho, e em 27 de julho os dados tormam-se públicos. Isso é um fato inédito e muito relevante. A antecipação que ocorreu este ano permitirá que as escolas acessem os resultados a tempo de promoverem intervenções pedagógicas que poderão repercutir nos resultados da escola no Enem ainda em 2015!

Este post faz parte de uma série de conteúdos que o +Enem está produzindo e disponibilizado gratuitamente, a fim de preparar a equipe gestora da escola, para a divulgação pública dos resultados. A seguir você encontrará todas as respostas as suas dúvidas. Se por um acaso você tiver alguma que você não se sentiu contemplado, escreva para nós: alexandre@maisenem.meritt.com.br

Quando será a divulgação?

A divulgação preliminar, que só a direção da escola tem acesso, irá ocorrer no dia 09 de julho. A divulgação pública está prevista para o dia 27 de julho.

Por que duas datas de divulgação?

Após a divulgação preliminar as escolas terão 10 dias para solicitar recurso contestando os dados que foram divulgados. Ou seja, elas terão até o dia 19 de julho. Em um conteúdo que publicaremos em breve iremos orientar as escolas quanto a solicitação de recursos.

Onde e como será da divulgação?

Os resultados serão divulgados em página no site do Inep (www.inep.gov.br). Geralmente, na página de abertura haverá um banner indicando a divulgação Enem 2014 e que, ao ser clicado, redireciona para a página onde os dados do dirigente escolar deverá ser digitado. Na divulgação pública, a página apresentará uma série de recursos para localizar uma escola específica.

A divulgação é uma página web contendo vários dados (veja reprodução abaixo). O +Enem construiu um infográfico comentando todos os dados que estão nesta página. Ele faz parte de uma série de conteúdos que estamos desenvolvendo para preparar as escolas para esse momento. Quer participar e receber os conteúdos gratuitamente? Basta deixar seus dados no formulário abaixo:

[contact-form-7 id=”3357″ title=”Tudo que você precisa saber sobre a divulgação dos resultados no Enem”]

Entretanto, há uma outra divulgação que causa muito mal-estar em várias escolas. Desde 2009, o Ministério da Educação (MEC) organiza em uma planilha o resultado de todas as escolas. Essa divulgação permite a comparação direta de resultados, gerando os rankings que causam muito transtorno para as instituições. Nos materiais que iremos publicar, haverá um específico analisando essa planilha.

Quem poderá acessar?

Na divulgação restrita, somente o dirigente escolar poderá ter acesso. Para tanto, será necessário digitar o número do CPF e o código Inep da escola. Na divulgação pública, qualquer pessoa poderá acessar a página da escola.

O que será divulgado?

Na página da escola você encontrará:

  • Indicadores de contexto
    • Nível socioeconômico
    • Indicador de formação docente
  • Participação no Enem 2014
    • Número de alunos matriculados
    • Número de participantes presentes nos dois dias de prova
    • Taxa de participação
    • Número de participantes com deficiência
  • Média por área do conhecimento e redação
  • Distribuição percentual de alunos por faixa de desempenho. São cinco faixas de rendimento e as faixas das áreas com questões objetivas possuem intervalos diferente aos de redação.
relatorio_enem_2014_oficial

Clique na imagem acima para visualizar um exemplo de relatório.

É possível uma escola não ter os resultados divulgados?

A portaria sobre a divulgação dos resultados determina que as escolas que não tiverem concomitantemente 10 alunos e mais de 50% de participação não terão seus resultados divulgados, nem no momento preliminar e nem na pública.

Entretanto, uma escola que não teve resultados divulgados poderá entrar com recurso questionando o motivo da não divulgação. Em anos anteriores, algumas escolas entraram com recurso e tiveram os dados divulgados, devido a divergência no cálculo do número de alunos matriculados. Quer saber quais são os outros pontos possíveis de serem contestados e como entrar com recurso? Não perca o próximo post da nossa campanha que vai preparar a sua escola para este momento tão importante.

  • Conteúdo relacionado por Tag