Está confirmado! Até 27 de novembro o Inep irá divulgar preliminarmente os resultados das escolas no Enem 2013, apresentando a média e a distribuição por área de conhecimento e redação. A partir desta data, as escolas terão até 10 dias para contestar os dados e até o dia 22 de dezembro os resultados finais serão divulgados. Essas informações estão disponíveis na portaria divulgada em 31 de outubro, no Diário Oficial da União:
Mantendo a prática de 2011 e 2012, só terão resultados divulgados as escolas que concomitantemente tiverem o mínimo de 10 alunos participantes e 50% de participação (em relação ao total de matriculados). O Inep considera participante o aluno que realizou as provas objetivas e a redação. Já a referência para o número de matriculados é o que foi publicado no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2013, tomando como base os valores informados pela escola através do Censo Escolar.
Em 2011, o Inep fez a checagem de consistência comparando os nomes dos alunos informados no Censo Escolar com os nomes informados no Enem. Em 2012, este procedimento foi realizado em partes e, por isso, houve divergências entre o número de candidatos que informaram estar matriculados na escola e o número real de matriculados. Com isso, várias escolas não tiveram os resultados divulgados. Em 2012, tivemos 3 momentos de divulgação que acabaram deixando as escolas confusas.
Muito além das médias
É muito positivo ter a data oficial de divulgação dos resultados, porém, como já mencionamos por aqui, as escolas podem ir muito além das médias, se apoiando em uma diversidade de outros dados que ajudam a escola a direcionar o trabalho pedagógico e se comparar de maneira correta em relação às concorrentes, levando em conta ainda a evolução nos últimos anos.
Comece imediatamente!
As escolas que já usam o +Enem serão as primeiras a ter acesso aos dados detalhados do desempenho dos alunos, entendendo qual foi a evolução desde 2009, identificando as habilidades que precisam ser melhor trabalhadas e comparando-se com escolas similares.
Com tudo isso em mãos não será difícil prepararem um excelente plano pedagógico para 2015, obtendo resultados ainda melhores para a escola e seus estudantes.