Conforme prometido pelo Inep, hoje (22 de dezembro) foram divulgados os resultados das escolas no Enem 2013. Os resultados detalhados também já estão disponíveis e mostram, além das médias das escolas, o desempenho dos alunos e muito mais.
Mantendo o padrão de anos anteriores, a primeira divulgação ocorreu através de planilha eletrônica, contendo os resultados de todas as escolas com mais de 50% de alunos participantes no Exame.
Nosso time estava de prontidão e já incorporou no +Enem (e no QEdu) os dados oficiais de 2013 – em tempo recorde, diga-se de passagem. Além disso, fizemos uma rápida análise sobre os novos indicadores divulgados e os dados de todas as escolas. Confira abaixo alguns destaques:
Total de escolas participantes
Ao todo, 14.715 escolas tiveram seus resultados divulgados, somando exatos 1.218.812 matriculados e 878.638 participantes que concluíram o ensino médio em 2013. Veja a nota oficial sobre os critérios de divulgação.
Localização das escolas
Pela primeira vez os dados da planilha identificam se a escola está localizada em área urbana ou rural. Essa informação é mais relevante para as redes públicas, em especial a estadual, que possui a maior concentração dessas escolas (como pode ser visto na tabela abaixo).
Porte da escola
Buscando valorizar o uso de novos parâmetros para a comparação de resultados, o Inep organizou as escolas em 4 grupos, segundo o número de alunos matriculados no 3º ano: 1 a 30 alunos, 31 a 60 alunos, de 61 a 90 alunos e acima de 91 alunos. Na tabela abaixo observamos que metade das escolas privadas, com resultados no Enem 2013, possuem 30 ou menos alunos no 3º ano.
Participantes com necessidades especiais
Em resposta a demanda da sociedade de dar visibilidade a inclusão de pessoas com deficiência, o Inep divulgou o número de alunos que no momento de inscrição informaram essa condição. Entre as privadas, 375 escolas tiveram ao menos 1 alunos com necessidade especial.
Indicador de nível socioeconômico (INSE)
Divulgado quando as escolas tiveram o acesso aos resultados preliminares, no início de dezembro, o nível socioeconômico foi incorporado a planilha e agora é público. A divulgação desse indicador é um esforço do Inep de incentivar a contextualização dos resultados e também subsidiar a comparação mais justa.
“Na análise de dados educacionais, é particularmente necessário descrever o contexto social dos alunos, que tem grande influência nos resultados”, afirma o presidente do Inep, Chico Soares.
Na divulgação deste ano foram utilizados 7 níveis, que levam em conta o nível de escolaridade dos pais e detalhes sobre a posse de bens e contratação de serviços pela família dos estudantes. A tabela abaixo apresenta a porcentagem de escolas em cada nível socioeconômico, segundo a dependência administrativa.
Desde a concepção do +Enem, antevendo a necessidade de contextualização para a comparação de resultados, fomos pioneiros na utilização de dados socioeconômicos para a definição dos grupos de Escolas Semelhantes e Referência, presentes nos relatórios do +Enem. Você pode visualizar a nota técnica oficial do Inep e tirar dúvidas em nosso artigo sobre indicadores de contexto.
Indicador de formação docente
Seguindo a linha de contextualização dos resultados da escola, o Inep também divulgou o indicador de formação docente. Basicamente ele indica a porcentagem de professores do ensino médio que possuem a formação adequada a disciplina que leciona. Os dados para o cálculo desse indicador foram obtidos do Censo Escolar, conforme informado em nota técnica oficial. O indicador foi divulgado em forma de porcentagem e também agregado em dois grupos: abaixo e acima de 50%.
Percentual de alunos por nível
Para permitir que as escolas avaliem a representatividade das suas médias, o Inep apresentou, pela primeira vez, a porcentagem de alunos distribuídos em 5 níveis de notas. As faixas dos níveis são as mesmas do boletim liberado para as escolas no início do mês. É preciso estar atento porque os valores para as provas objetivas e redação não são os mesmos. Mais detalhes estão na nota oficial divulgada junto com a planilha.
Média dos 30 melhores alunos
Segundo o Inep, a divulgação dessa média busca oferecer a sociedade uma referência para a comparação de resultados entre as escolas. Nosso time sugere atenção no uso desse valor para a comparação.
Segundo Ricardo Fritsche, co-fundador da Meritt, “40% das escolas não tiveram a divulgação dessa média, pois tiveram menos de 30 alunos participantes. E mesmo entre aquelas que tiveram a divulgação, esse resultado pode ser pouco representativo, já que mesmo entre os trinta primeiros alunos pode haver grande heterogeneidade de notas”.
Veja agora a evolução da sua escola no +Enem
Como mencionamos, nosso time trabalhou nos dados e incorporou na plataforma em tempo recorde. Com isso, ao acessar o +Enem, você já pode conferir a evolução da sua escola de 2009 até 2013, iniciando o planejamento pedagógico de 2015 com a certeza de um alto desempenho, focado nos resultados reais dos alunos, visando metas e ações concretas e de grande impacto. Veja como usar os dados de evolução dos últimos 5 anos.