em Enem & Vestibulares

“Se eu tivesse escolhido outro curso ou universidade teria sido aprovado no Sisu…”

Quantos já não devem ter dito ou ouvido essa frase de muitos jovens Brasil a fora? O problema é que o sistema do Sisu permite apenas que o candidato veja a nota de corte para o curso no qual ele se inscreveu, durante o período de inscrição, o que tira sua chance de ver em quais outras universidades ou cursos poderia ser aprovado. Pensando nisso, a Meritt, startup de inteligência e inovação na educação, desenvolveu o “Guru do Sisu”, um aplicativo totalmente gratuito para que os estudantes obtenham uma previsão de quais cursos e universidade seriam aprovados com a nota do Enem ou de simulados. Acesse agora o Guru do Sisu.

Guru do Sisu

Como funciona o Guru do Sisu

O Guru, mestre quando o assunto é Sisu, verifica no seu banco de dados em quais cursos e universidades a nota de um candidato seria suficiente para ser aprovado. Com um design moderno que facilita o acesso e a navegação, o aplicativo requer apenas que o estudante informe o curso de interesse e/ou o estado e, em seguida, coloque quais notas tirou em cada área do Enem. “Detalhar a nota é importante, pois há universidades que, dependendo do curso, consideram peso maior para determinadas áreas do Enem”, explica Ricardo Fritsche, co-fundador da Meritt. Após essa etapa, basta clicar em “Quero ver o resultado!” e pronto, o resultado previsto é apresentado ao estudante.

Guru-detalhe1

Em um exemplo simples, podemos supor que um estudante esteja interessado em cursar Medicina (curso mais concorrido no Sisu de 2015), independente do estado. Para saber em quais universidades ele seria aprovado, basta selecionar este curso na área “Qual seu curso de interesse” e no campo de busca por estado selecionar “Todos”, e imediatamente o Guru lista todas as universidades que possuem esse curso e mostra na hora a nota de corte em cada instituição.

Guru-detalhe2

Para quem informa suas notas, a página de resultado é dividida em três áreas.

  1. Garantido: Se a média do candidato for igual ou acima da nota de corte do curso, bom sinal. O Guru prevê que ele estaria garantido no curso.
  2. Quase: Se a média final do aluno ficar até 25 pontos distante da nota de corte do curso, sinal de que bateu na trave. Ficou no quase.
  3. Longe: Se a média final passou dos 25 pontos de distância da nota de corte, o estudante vai precisar se esforçar ainda mais para garantir uma vaga no curso.

Para cada área acima, o resultado é dividido em outras subcategorias relacionadas às cotas, conforme consta no edital do Sisu, tudo para que o candidato tenha uma visão real de qual seria sua situação se participasse efetivamente do sistema de seleção do governo. São elas:

  1. Ampla concorrência
  2. Cotas – Escola pública
  3. Cotas – Ações afirmativas

Guru-detalhe3

Mas se o aluno ainda não fez o Enem, é possível utilizar a plataforma com as notas obtidas em simulados ou mesmo sem nota nenhuma, informando apenas o curso desejado e, opcionalmente, o estado de preferência.

Mas e agora que o Sisu já passou?

Agora é hora de se preparar para o segundo semestre, quando o MEC deve lançar mais uma edição do Sisu, e também se preparar para o próximo Enem. Com a ajuda da plataforma, é possível verificar em quais cursos seria possível ser aprovado no primeiro semestre e já ter uma ideia de onde o candidato tem mais condições de ingresso no ensino superior.

“O aplicativo é um forte aliado para que o aluno se planeje e trace metas concretas para realizar seu sonho de ingresso no ensino superior. Como a disputa está bem mais acirrada, ter acesso a esses dados exclusivos – como as notas de corte e pesos – é uma grande vantagem para os estudantes”, afirma Ricardo Fritsche. Outro aliado importante nesse processo é a sua escola.

Não deixe seus alunos no longe ou no quase

O Guru pode ajudar as escolas a auxiliarem seus alunos e mesmo os pais sobre as oportunidades do ingresso no ensino superior. Isso porque muitas instituições ainda não sabem a total dimensão da oferta de vagas e os detalhes sobre quais universidades oferecem quais cursos pelo Sisu, o numero de vagas, forma de ingresso, notas de corte, a taxas de aprovação da escola no Sisu etc. Não quer mais deixar seus alunos passarem pelo desespero de bater na trave no próximo ano?

Outra plataforma desenvolvida pela Meritt visa ajudar as escolas a terem mais resultados de aprovação no Sisu. O +Enem, produto voltado para as escolas de ensino médio, usa os dados oficiais dos últimos cinco anos de Enem para fornecer um diagnóstico pedagógico detalhado para as escolas, indicando  os pontos fortes e fracos dos alunos. A plataforma permite ainda que as escolas se comparem com outras escolas de maneira inteligente, levando em conta o contexto e perfil dos alunos da escola. Com o Guru do Sisu e o +Enem, a escola tem essas informações em um só lugar e com atualização constante.

O Enem e o desempenho dos alunos no exame passaram a ser assuntos estratégicos e prioritários dentro das escolas. Direção, coordenação, professores e alunos precisam entender profundamente a prova, saber seu desempenho em comparação a outras escolas, identificar os pontos fortes e fracos, ajustar o plano pedagógico e se diferenciar. “A escola precisa de respostas para perguntas que vão muito além das médias por área e redação, que hoje é tudo o que elas têm acesso. Nós temos como possibilitar todas essas respostas”, garante Alexandre Oliveira, professor e co-fundador da Meritt. Por 15 dias, a escola  pode aproveitar gratuitamente o +Enem.