em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 4ª semana de Agosto

Nesta semana na seção Enem o destaque é a sugestão de 30 temas com potencial de serem cobrados na redação e uma matéria que fala sobre o uso de HQs para contextualizar o ensino de alguns conteúdos. Em Universidade o destaque é uma matéria que discute a proposta de cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Na seção Educação, sempre o difícil desafio de escolher os destaques…. Uma pesquisa realizada pelo IBGE trás números preocupantes sobre alguns aspectos dos estudantes brasileiros. Duas matérias tratam de medidas tomadas pela direção de duas escolas nos EUA: em uma abolir a lição de casa e na outra a de proibir que pais entreguem materiais esquecidos pelos filhos. No Brasil escolas usam tecnologia de realidade aumentada (Pokemon) para ensinar matemática e outra usa o game Minecraft para o ensino de história. Boa leitura.

Ah, e quinta-feira agora (01/09) começa a exibição do documentário Destino: Educação, no Canal Futura, que irá mostrar escolas inovadoras pelo mundo.

ENEM 

Veja 30 dicas de temas de redação para treinar para o Enem
Professores ouvidos pelo G1 recomendam fazer entre uma e duas redações por semana até os dias de provas, e sugerem temas do perfil do Enem. Veja a lista.

Preparação para o Enem tem apoio de super-heróis em São Paulo
Professores estão usando HQs para contextualizar conteúdos cobrados na avaliação, como Guerra Fria, mutações e radiação. Surpreenda-se.

Enem e vestibulares: veja 5 temas aplicados na análise de terremotos
Saiba quais conceitos em física e geografia podem ser cobrados usando este o fenômeno como contextualização. Mais recente tragédia ocorreu na Itália. Compreenda.

Apostila gratuita lista erros mais comuns na redação do Enem
Usar marcas da oralidade e não atender à proposta estão entre as falhas. Download é gratuito. Baixe-a.


UNIVERSIDADE 

Fies e Prouni bancam mais de um terço das matrículas em 18 Estados
Na maior parte do país, ao menos 1 em cada 3 alunos do ensino superior privado conta com algum subsídio do governo federal para estudar. Saiba mais.

O ensino na universidade pública deve ser pago?
Um projeto no Senado propõe a cobrança de mensalidades no ensino superior, em escolas estatais, para jovens ricos ou de classe média. Entenda.


EDUCAÇÃO

Diretora de escola dos EUA decide abolir a lição de casa dos alunos
Quase 600 alunos com idade até 14 anos serão afetados pela mudança. Em entrevista ao G1, diretora explicou que prefere qualidade à quantidade. Entenda.

Escola proíbe que pais entreguem lanches e livros esquecidos pelos filhos
Catholic High School quer que alunos aprendam a resolver problemas sozinhos. Post da escola teve mais de 119 mil compartilhamentos. Saiba mais.

PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar) foi divulgada pelo IBGE trás números preocupantes sobre o uso de álcool, bullying e violência sexual. 

  • Metade dos alunos do 9º ano já experimentou álcool, aponta IBGE. Saiba mais.
  • Estudantes dizem mais praticar do que sofrer bullying, mostra IBGE.Saiba mais.
  • 4% dos alunos entre 13 e 15 anos já foram estuprados no país. Saiba mais.

Professor americano explica método de ensino baseado em tecnologia e troca entre alunos
Pela primeira vez no Brasil, o professor americano Aaron Sams vem lançar a edição brasileira do livro “Sala de Aula Invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem” (LTC). Acompanhe a entrevista.

Conexões econômicas e ambientais são avanços para a geografia (BNCC)
Conteúdos propostos para a disciplina, em especial nos anos do ensino médio, abordam com bastante habilidade as conexões entre dinâmicas econômicas e ambientais que terão papel-chave para o futuro do Brasil e do planeta. Compreenda.

Temida, química exige relações com o cotidiano; saiba como estudar
Cheia de abstração, a química conquista o topo do ranking quando se trata das matérias mais temidas pelos alunos no vestibular. Confira.

Colégios paulistanos usam tecnologia ‘Pokémon’ para ensinar matemática
Febre entre as crianças, hipnotizadas pelas criaturas virtuais do jogo “Pokémon Go”, a tecnologia da realidade aumentada chegou às escolas. Confira.

Estudantes usam game ‘Minecraft’ para facilitar aprendizado de História
Projeto inovador de escola em Brasília melhorou as notas dos alunos. Saiba mais

Futura lança série sobre escolas inovadoras
Programa “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” visita Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia e Inglaterra para mostrar como a inovação acontece em diferentes contextos. Acompanhe.

Sesi-SP cria faculdade para formar professores por área de conhecimento
A instituição recém-criada vai integrar diferentes disciplinas da educação básica e aproximar os futuros profissionais da sala de aula. Conheça.

Quando a interação gera aprendizado
Pesquisadora Paula Louzano, conversa sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas, a partir do estudo que está realizando no Vale do Silício, California. Ouça.

O que os candidatos a prefeito e vereador pretendem fazer pela educação?
Creches, ensino infantil e fundamental são de responsabilidade das cidades. Este é o momento de cobrar dos candidatos planos concretos de melhoria da área. Saiba mais.

  • Conteúdo relacionado por Tag