em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 2ª semana de Agosto

No clipping dessa semana o destaque da seção Enem é a entrevista com a presidente do Inep. Em Universidade o destaque é o anúncio do corte de verbas para as universidades federais e a repercussão junto aos especialistas. Em Educação um dos destaques é a febre do Pokemon Go. Duas matérias trazem a discussão e dicas de como utilizá-lo para promover o aprendizado. Outro destaque é uma lista dos canais brasileiros de ciências presentes no YouTube. Boa leitura.


ENEM

Hoje, no Enem, não se avalia o ensino médio’, diz presidente do Inep
Em entrevista ao GLOBO, a professora Maria Inês Fini diz que vai fazer mudanças na prova. Mais detalhes.

Terceiro simulado da ‘Hora do Enem’ é adiado para 3 de setembro
Simulado terá 80 questões no formato das provas do Enem. Estudantes poderão responder em até quatro horas. Mais informações.


UNIVERSIDADE

Universidades federais devem ter corte de até 45% nos investimentos
Ministério da Educação informou previsão de verba para 2017 aos gestores das universidades nesta semana; pasta diz que faz orçamento realista. Acompanhe.

Soluções para crise em universidades públicas opõem especialistas
A crise econômica que o Brasil enfrenta tem causado sérios impactos no orçamento de universidades públicas, gerando cortes, greves e até conflitos entre alunos e professores. Saiba mais.


EDUCAÇÃO

Professores aproveitam febre do Pokémon Go. Veja mais de 20 dicas
‘Estava impossível dar aula, precisei traçar estratégia’, diz professora de biologia. Especialistas listam formas de trabalhar conteúdo a partir do jogo. Surpreenda-se

Pokémon Go: mais um problema a administrar ou um recurso a utilizar?
A febre do momento que, segundo consta, já causou atropelamentos, quedas de penhascos e outros graves acidentes, de fato vem levando multidões a ruas e parques à caça de bichinhos virtuais, os pokémons.Entenda.

Como parar de enrolar e estudar? Especialistas dão sete dicas
Chega a hora de estudar e você, vestibulando, arruma outra tarefa mais interessante para fazer. Os conteúdos vão acumulando e parece que você não vai dar conta de tudo. Mais detalhes.

Canais de ciências atraem audiência com conteúdo pop
Professores traduzem a linguagem acadêmica em vídeos na internet que alcançam mais de 1 milhão de visualizações. Conheça.

Comissões fortalecem a participação da família na escola
Do planejamento de festas aos grupos que atuam em diferentes frentes da escola, Amorim Lima amplia o envolvimento dos pais durante ensino fundamental. Entenda.

“Criança que pratica esporte aprende mais”
Priscila Cruz, do TPE, aponta que a prática de atividades físicas e esportivas pode ajudar no desenvolvimento das crianças e dos jovens e na sua aprendizagem. Compreenda.

Maria Helena Guimarães: “Há um tédio generalizado entre os alunos do ensino médio”
A secretária executiva do Ministério da Educação fala das mudanças na etapa de ensino eleita prioridade pelo novo governo. Leia a entrevista.

No Congresso Nacional, 922 PLs tratam da Educação Básica
Alejandra Meraz Velasco, fala sobre pesquisa do TPE a respeito ao teor dos projetos de lei em tramitação na Câmara e no Senado Federal. Conheça.

Olimpíadas de conhecimento têm corte de até 50% na verba
Instituto que faz evento de Matemática ainda não recebeu recurso federal; organizadores já procuram reduzir custos e obter patrocínios alternativos. Saiba mais.

Entenda como está o PNE hoje
O Plano Nacional de Educação é responsável por estabelecer metas ambiciosas para a educação nacional. O que já foi feito? Saiba mais.

  • Conteúdo relacionado por Tag