em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 1ª semana de Julho

Na semana passada as matérias em destaques estão nas seções Universidade e Educação. Em Universidade a USP amplia a oferta de vagas através do Sisu, após avaliar a repercussão do seu modelo próprio de inclusão de alunos de escolas públicas.  FGV e UPE também ampliam a sua oferta. Na seção Educação, novamente várias matérias que merecem o nosso destaque. Estudo realizado no Brasil mensura o alto impacto que ler para os filhos trás sobre o aprendizado e sobre o comportamento do aluno. Uma outra pesquisa brasileira constata que um atendimento de má qualidade na educação infantil pode até prejudicar mais do que o não atendimento. E uma matéria do portal Porvir trás uma reportagem bem completa sobre o crescimento com equidade, que a Estônia vem alcançado em avaliações internacionais. Boa leitura!

Simulados

A nossa pesquisa sobre as demandas para a escola na produção, correção e devolução de resultados em simulados, continua aberta a sua participação. O propósito da pesquisa é subsidiar o desenvolvimento de ferramentas que reduzam o trabalho da escola. Nos interessa conhecer especialmente os simulados em que há o maior envolvimento direto da escola. Como não sabemos quais são, criamos as opções abaixo. Escolha a série ou o conjunto de séries.

3º ano | 2º ano | 1º ano | 3ºe 2º anos | 2ºe 1º anos | 3º, 2º e 1º anos

Como realizado em nossa pesquisa anterior, publicaremos em nosso blog uma análise dos resultados sem identificar a instituição, até porque a participação é anônima.


ENEM

Mais de 360 mil estudantes fizeram o segundo simulado da ‘Hora do Enem’
Prova tem 80 questões semelhantes às do Enem. Química foi a disciplina que mais ofereceu dificuldade aos alunos. Saiba mais.

Enem 2016 aumenta 46% o uso do nome social por travestis e transexuais
O número de travestis e transexuais que usará o nome social no Enem 2016 aumentou 46%, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Mais detalhes.


UNIVERSIDADE/Sisu

USP vai usar Enem para 20% das vagas
Duas em cada dez vagas da USP serão preenchidas pelo Enem no próximo ano –e 76% dessas cadeiras com seleção pelo exame serão exclusivas para alunos da rede pública. Trata-se do maior avanço já feito na USP para ampliar a inclusão na universidade. Entenda.

FGV reserva 35,5% de suas vagas para seleção pelo Enem
Das 680 vagas disponíveis para os cursos em São Paulo e no Rio de Janeiro, 242 serão reservadas para a seleção pelo Enem. Saiba mais.

Vestibular da UPE reserva 50% das vagas para Sisu e 50% para Seriado
O vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) vai oferecer este ano 3.460 vagas para novos estudantes. Desse total, 1.730 serão destinadas para quem vai ingressar na instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . Saiba mais.

Ranking mostra que Brasil tem cinco das 10 melhores universidades latinas
USP lidera a lista, seguida por Unicamp. UFRJ, PUC-Rio e UFMG também estão no ranking internacional. Mais informações.


EDUCAÇÃO

Ler para os filhos melhora vocabulário e reduz mau comportamento
Estudo da Universidade de Nova York e Instituto Alfa e Beto analisou 1.250 famílias. Surpreenda-se.

Acordar cedo para estudar de manhã ainda é desafio para alunos
Pesquisas apontam que o rendimento seria melhor se as classes fossem mais tarde, mas mudança esbarra no ritmo das famílias. Entenda.

Educação infantil de má qualidade pode até prejudicar a criança. Mas, se o investimento for bem feito, não há melhor retorno no longo prazo
O economista Daniel Santos (USP-Ribeirão Preto) comparou o desempenho escolar no 5º ano do ensino fundamental de crianças que haviam frequentado creches até os 3 anos de idade com aquelas que não haviam tido acesso. No caso de crianças cuja mãe tinha alta escolaridade, o impacto da creche era positivo. Já para os filhos de mães menos instruídas, acontecia o oposto: a frequência à creche estava associada a piores médias. É um indicativo preocupante de que um atendimento de má qualidade na primeira infância pode até prejudicar a criança. Compreenda.

A Estônia é a nova Finlândia?
Com foco em equidade, o país do leste europeu se junta à elite da educação mundial. Entenda.

Associação de colégios é contra lei para punir ‘doutrinação’
Em sua 1ª manifestação, grupo que reúne escolas tradicionais diz defender diálogo e que projeto pode inviabilizar o ensino. Mais detalhes.

Rádio Estadão: ‘Escola sem Partido’ também é fruto de ideologia
No quadro De Olho na Educação, Alejandra Meraz Velasco, superintendente do TPE, fala sobre as propostas contra suposta “doutrinação política e ideológica”. Ouça.

Mitos sobre superdotados dificultam sua identificação nas escolas
Muitos acreditam, por exemplo, que todas as crianças com altas habilidades vão bem em todas as disciplinas ou são muito estudiosas. Assista.

Brasil é um dos piores em qualidade de matemática e ciências
Levantamento publicado nesta quarta pelo Fórum Econômico Mundial mostra o País na 133ª posição, entre 139 nações avaliadas. Compreenda.

Moda no Facebook, questionário  para crianças é alvo de alertas
Lista de questões ganhou adeptos, e promove interação entre pais e filhos. Mas excesso na exposição levou promotor a pedir cautela para amigos. Saiba mais.

Uruguai tem primeira escola pública sustentável da América Latina
Escola foi pensada para que nenhum resíduo seja descartado ao seu redor. Não possui ligação com a rede de luz e de água. Saiba mais.

Nas férias de julho, veja como manter ritmo de estudo para o vestibular
O mês de julho é estratégico para quem quer conquistar uma vaga na universidade. Trata-se do último respiro antes da reta final de preparação para os grandes vestibulares e, por isso, requer planejamento. Mais detalhes.

  • Conteúdo relacionado por Tag