em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 2ª semana de Julho

Semana passada repercutiu na imprensa as medidas anunciadas pelo governo para o programa de financiamento estudantil, o Fies. Também continua repercutindo o aumento do número de vagas que a USP ofertará através do Sisu. Na seção Educação, o destaque é a a proposta da “Escola sem partido”. Selecionamos algumas matérias que lhe permitirá entender do que se trata. Outra matéria trás uma pesquisa que indica que o uso de tablets e notebooks em sala de aula necessariamente não repercutem em melhor aprendizado. Para fechar os destaques, sugerimos duas matérias sobre a Base Nacional Curricular (BNC), tratando mais especificamente da biologia e física. Boa leitura.

Simulados

Desde já agradecemos àqueles que participaram da nossa pesquisa sobre o envolvimento da escola com a atividade de simulados. A pesquisa continua aberta a sua participação. Escolha a série ou conjunto de séries onde há um maior envolvimento da escola com a produção, correção e devolutiva dos simulados.

3º ano | 2º ano | 1º ano | 3ºe 2º anos | 2ºe 1º anos | 3º, 2º e 1º anos

ENEM

Redação Enem: domínio da escrita vai além de não cometer erros
Muitos estudantes não dão a devida importância ao critério número 1 de correção, que avalia se o candidato demonstra domínio da modalidade escrita formal. Pensam que se trata, simplesmente, de não cometer erros de ortografia. Então, quando analisam o espelho da redação, não entendem uma nota baixa dada a um texto sem nenhuma palavra incorreta, ou se surpreendem ao ver que redações com um ou outro erro alcançam nota mil. Saiba porque.

Forças Armadas novamente prestarão apoio na segurança do Enem
Serviço é solicitado desde o roubo do exame, em 2009. Objetivo é evitar o vazamento do exame. Saiba mais.


UNIVERSIDADE/Sisu/Fies

Governo estima economizar R$ 400 mi com mudança no pagamento do Fies
Medida Provisória determinou que despesas do programa que eram cobertas diretamente pelo Tesouro passarão a ser custeadas pelas instituições de ensino. Entenda.

Mais da metade das vagas da USP no Sisu está na área de humanas
O estudante que quiser entrar na USP (Universidade de São Paulo) no ano que vem terá duas opções: prestar o vestibular da Fuvest ou fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cerca de 21% das vagas da universidade vão estar no Sisu. Mais detalhes.

USP vai oferecer 228 vagas pelo Sisu em São Carlos e Pirassununga, SP
São 38 vagas a mais em São Carlos em relação ao ano passado. Curso de arquitetura e urbanismo vai eliminar prova de habilitação. Mais detalhes.


EDUCAÇÃO

Estudo mostra que permitir uso de tablets ou laptops em sala de aula tem efeito negativo no desempenho acadêmico de universitários
Um estudo de pesquisadores do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts), divulgado em maio, reforça os argumentos dos céticos em relação ao uso de novas tecnologias em sala de aula. Surpreenda-se

Acredite: Brasil se sai bem na matemática
Entre cem nacionalidades, equipe de seis adolescentes brasileiros conquista a 15ª posição na olimpíada internacional da disciplina. Saiba mais.

Senado abre consulta pública sobre programa ‘Escola sem Partido’
Projeto prevê a ‘neutralidade’ dos docentes diante de questões políticas em sala de aula. Pessoas podem votar se são a favor ou contra. Participe

Educadores reagem a ‘Escola sem Partido’
Professores e juristas se unem contra avanço de projetos de lei que visam a tirar dos docentes a liberdade de expressão nas salas de aula. Acompanhe.

Em um dia, MEC nomeia e exonera apoiador do ‘Escola Sem Partido’
Ministério da Educação não confirma relação com posicionamento de economista e diz que concluiu que sua colaboração ‘não seria necessária’. Saiba mais.

Olimpíada vira tema de projetos em sala de aula de escolas de São Paulo
Evento, que começa em 5 de agosto no Rio de Janeiro, serve para introdução de novos esportes e até para discutir doping e obra. Mais detalhes.

Professora usa mapas mentais para substituir avaliação
Para tirar o medo da prova final, Célia Aparecida prioriza atividades em sala e propõe realização de um mapa conceitual como fechamento da disciplina. Saiba mais.

Temas sociais sobrecarregam nova base curricular para ensino médio
A leitura dos objetivos de aprendizado e biologia no ensino médio listados na segunda versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) traz algumas gratas surpresas e muitas interrogações. Há farto material para aperfeiçoar uma terceira edição. Entenda.

Texto de nova base avança, mas ainda tem trechos preocupantes
No que diz respeito à física, a Base Nacional Comum Curricular representa alguns avanços importantes, mas também traz alguns vícios preocupantes. Conheça.

Escola alemã elimina séries e alunos escolhem suas tarefas
A filosofia da Escola Evangélica de Berlim é preparar os alunos para o mercado de trabalho através de disciplinas que incentivam a confiança do estudante. Conheça

  • Conteúdo relacionado por Tag