Aqui na Meritt respiramos o Enem todos os dias. E em 2016 queremos acompanhar todas as escolas parceiras para não deixar nada passar em branco até o dia da prova.
Agora que as inscrições estão abertas oficialmente, aproveitar esse momento será o nossa prioridade.
Neste primeiro momento propomos as escolas ter como foco:orientar os alunos para que não cometam nenhum erro (que possa vir a prejudicar a escola), ter 100% dos alunos inscritos e engajar os professores.
Cuidados na inscrição
Já fizemos nossa inscrição no Enem, identificamos todos os pontos mais relevantes e fizemos um roteiro, com tudo que é importante a escola repassar aos seus alunos. Terça e quarta feira, durante o webinar, vamos apresentar quais são esses pontos. Se você não se inscreveu, não perca tempo, as vagas são limitadas.
Aqui para o dia 10/05 – terça feira, das 18:00 as 18:30 (hora de Brasília)
Aqui para o dia 10/05 – terça feira, das 18:00 as 18:30 (hora de Brasília)
Enquanto aguarda o webinar, veja o resumo dos pontos mais importantes.
- Documentos necessários para a inscrição: cpf e identidade.
- O aluno deverá fornecer um email válido e um telefone de contato.
- A guia de pagamento será gerada na página de inscrição e poderá ser paga nos correios, casas lotéricas, agências bancárias e internet banking.
- A melhor forma dele encontrar o nome da escola é utilizando o número Inep.
Além da correta inscrição, a Meritt identificou que este é um momento muito relevante para a escola. Tanto para ampliar a fidedignidade dos dados, quanto para engajar os professores. Por isso propomos 100% dos alunos inscritos e a inscrição dos professores.
100% dos alunos inscritos
Para além de ser a principal forma de ingresso no ensino superior (Sisu, Fies e ProUni) o Enem é uma oportunidade impar para a escola avaliar as suas ações. É sabido que o Enem, desde 2009 utiliza a mesma matriz de referência e calcula a proficiência aplicando a TRI. Isso confere aos resultados a propriedade de comparabilidade ao longo dos anos. Ou seja o retorno dos investimentos que a escola fizer, do ponto de vista do aprendizado dos alunos, poderá ser mensurado.Basta comparar os resultados nas provas do Enem, antes e depois. Além disso, a prova do Enem também representa uma oportunidade da escola ter mais uma referência do seu trabalho, ao comparar os seus resultados com qualquer uma das outras 16.000 escolas que participaram do exame, utilizando os seus critérios para selecionar aquelas com as quais se quer comparar.
Porém, se a taxa de participação da sua escola não é próxima de 100%, os seus resultados poderão não ser fidedignos. E qual o primeira condição para ter 100% de participação? Ter 100% de inscrições no Enem!
No webinar iremos tratar de como a escola pode ampliar a taxa de inscrição no Enem.
Ah, além de garantir a representatividade dos resultados, ter 100% dos alunos inscritos amplia o engajamento dos alunos nas aulas. Afinal aqueles não inscritos, podem contribuir para a dispersão da turma.
Inscrição dos professores
Mas além da inscrição dos alunos, a escola pode aproveitar esse momento de inscrições para engajar um outro ator muito relevante para o sucesso no Enem. O professor!
Desde que o Enem foi reformulado em 2009, quase todas as universidades federais abriram mão de seus vestibulares e aderindo ao Enem + Sisu. Isso trouxe desconforto para os professores. Afinal ele dominava a prova do vestibular, pois o programa da avaliação era apresentado por conteúdo e organizado por disciplinas.
Ai vem o Enem e muda radicalmente essa lógica. Trás uma matriz de avaliação, descrita por competências e habilidades e organizadas por áreas do conhecimento. Além do mais os resultados são apresentados em uma escala de proficiência.
Tudo isso acabou provocando um desconforto para o professor e infelizmente, ao longo desses últimos anos o MEC nada fez para engajá-lo no Enem.
Que tal inscrevê-los no Enem?
Acesse aqui o webinar
Até breve.