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Variáveis de contexto. O que são e para que servem.

Na coletiva de imprensa em que o Inep divulgou as médias das escolas no Enem 2015, chamou muita atenção ao destaque dado às variáveis de contexto. Não só na apresentação da presidente do instituto, quanto também na divulgação de 14 propostas de ranking, que utilizaram as variáveis como parâmetros. Mas o que são e para que servem as variáveis de contexto?

As variáveis são dados associados às escolas e que permitem caracterizá-las ou delimitar os critérios de um ranking. São divulgadas desde 2009. Porém, a partir do Enem 2013, ampliou-se em número e qualidade, chegando hoje a 14 variáveis.

Em nossa experiência com dados educacionais, constatamos que é muito relevante as escolas saberem o que significa cada uma das variáveis de contexto e se apropriarem delas na análise dos seus resultados. Por isso a seguir apresentamos a descrição de cada uma e como utilizá-las na caracterização das escolas e na definição de grupos para a comparação de resultados entre escolas.

Dependência administrativa – trata-se da inserção legal da instituição de ensino.
Usos: no Brasil são profundas as diferenças entre as escolas privadas e as escolas públicas, e mesmo entre essas, é grande a diversidade entre as redes estaduais/municipais e a rede federal e também entre os estados, para um mesmo tipo de rede.
Quando se analisa a posição de uma escola em um ranking é necessário observar a dependência administrativa dessa escola e das demais escolas listadas. Já quando se define um grupo, com o qual irá comparar os resultados de uma escola é fundamental que as escolas desse grupo sejam da mesma dependência administrativa.
Fonte dos dados: Censo escolar

Número de matriculados – trata-se do número de alunos matriculados no 3º ano.
Uso: é utilizado para calcular a taxa de participação e o porte da escola (em geral escola com muitos alunos no 3º ano, também irá possuir muitos alunos nas outras etapas de ensino) contextualizando os resultados de uma escola.
Fonte dos dados: Censo escolar

Porte da escola – construído a partir do número de alunos matriculados, é uma proposta do Inep para classificar as escolas em muito pequenas (até 30 alunos), pequenas (31 a 60 alunos), médias (61 a 90 alunos) e grandes (acima de 91 alunos).
Uso: ajuda a caracterizar a escola e também selecionar um conjunto de escolas semelhantes. Para o Inep, existe uma correlação quanto ao número de alunos e a complexidade na gestão da escola. Escolas de porte muito grande possuem maior complexidade de gestão do que escolas pequenas, tendo um desafio maior em manter o foco no aprendizado.
Fonte dos dados: Censo escolar

Número de participantes – quantidade de alunos da escola que estiveram presentes nos dois dias de prova. Através de um processo consistência dos dados, alunos não matriculados no 3ºano da escola, não são incluídos nesta contagem.
Uso: serve para calcular a taxa de participação e definir as escolas que terão seus resultados divulgados (somente tem dados divulgados instituições com mais de 10 participantes).
Fonte dos dados: microdados Enem

Taxa de participação – proporção entre o total de participantes e o número de matriculados.
Uso: é utilizada para selecionar as escolas que terão resultados divulgados (somente aquelas com 50% ou mais de participação). Também é muito relevante para qualificar a representatividade das notas de uma escola.
Como o Enem é um exame de participação voluntária, em geral os alunos mais engajados com os estudos são os que mais se dispõem a participar. Escolas com taxas de participação próximo a 50%, provavelmente as médias representam o desempenho desses alunos mais engajados. Já escolas com taxas de participação superiores a 85%, os resultados são mais representativos.censo escolar e microdados Enem
Fonte dos dados: microdados Enem e Censo escolar

Nível socioeconômico – a partir de dados coletados no formulário de inscrição, o conjunto de alunos da escola, podem ser classificados em 7 níveis, a partir de dados como: escolaridade dos pais, serviços e bens materiais que a família dispõem e renda.
Deve se ressaltar que não se trata de metodologia de classificação em pobre ou rico. No cálculo do INSE, o que se faz é distribuir em 7 grupos a distância encontrada entre o grupo de maiores condições e o grupo de menores condições. Assim o grupo muito baixo no Brasil será diferente do grupo muito baixo da Itália, mesmo utilizando a mesma metodologia.
Uso: ampla literatura indica que o nível socioeconômico tem grande influência sobre o rendimento dos alunos brasileiros em avaliações externas. Por isso é preciso tê-lo em conta ao estabelecer comparação de notas entre as escolas. Ou seja, um determinado melhor rendimento de uma escola em relação a outra pode estar mais relacionado ao perfil do aluno do que o trabalho da escola, propriamente dito. Na análise de resultados das escolas no Enem é muito relevante que sejam selecionadas escolas de mesmo nível socioeconômico, ou no máximo níveis próximos.
Observação: Na planilha divulgada pelo Inep, algumas escolas possuem o INSE “sem informações”. Isso ocorre porque o indicador foi calculado com dados do Enem 2011 e 2013. Essas escolas provavelmente foram criadas após as inscrições do Enem 2013, ou possuíam poucos alunos naquele momento.
Fonte dos dados: microdados Enem

Faixa indicador de permanência – o indicador de permanência é a porcentagem de alunos, dentre os matriculados no 3º ano, que cursaram todo o ensino médio na instituição. É apresentado através de faixas. Esse dado é obtido através da análise de edições do Censo Escolar.
Uso: com esse indicador é possível posicionar a relevância da escola no rendimento dos alunos. Isso porque, baixo indicador de permanência indica que a maioria dos alunos que participaram do exame, possuem um vínculo recente com a instituição.
Uma escola ao definir o seu grupo de comparação, poderá utilizar esse indicador para refinar ainda mais a sua seleção.
Fonte dos dados: Censo escolar

Indicador de formação docente – a partir de dados do Censo Escolar, o Inep calcula para o ensino médio, qual a porcentagem de professores da escola, que possuem nível superior e lecionam a(s) disciplina(s) para a(s) qual(is) está habilitado. Esses dados são fornecidos pela própria escola.
Uso: o indicador de docência é mais uma variável relevante para a caracterização da escola. A literatura indica que o professor é o principal responsável pelo rendimento apresentado pelos alunos nas avaliações em larga escala. Portanto o perfil dos professores deve ser levado em conta quando se busca qualificar o desempenho de uma instituição.
Fonte dos dados: Censo escolar

Faixas de formação docente – Para apoiar o uso do indicador de formação docente, o Inep agrupou os dados do indicador em duas faixas abaixo e acima de 50%.
Uso: como dito anteriormente o indicador de formação docente é relevante para caracterizar uma escola. O seu uso permite uma seleção de escolas com características ainda mais semelhantes, quando se define um grupo para comparação.Censo escolar
Fonte dos dados: Censo escolar

Taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) – produzidas a partir de informações do Censo Escolar, a taxa é calculada por etapa. Na planilha de resultados das escolas no Enem, ela é apresentada agregada para todo o ensino médio.
Uso: as taxas de rendimento são relevantes na caracterização da escola e qualificação das notas. Principalmente a taxa de reprovação. Isso porque uma alta taxa de reprovação (acima de 20%) pode indicar uma prática de seleção ao longo do ensino médio.
Fonte dos dados: Censo escolar


Ainda há mais duas variáveis de contexto divulgadas na planilha do Inep: localização e número de participantes com necessidades especiais. Localização diz respeito ao espaço geográfico onde está a escola e é definido por legislação municipal. Já no número de participantes com necessidades especiais está relacionado a declaração apresentada pelo próprio candidato durante a inscrição no exame.

Veja os slides da utilizados pelo Inep para a apresentação dos indicadores de contexto (aqui)

Veja as planilhas construídas pelo Inep com 14 propostas de ordenamento das escolas, utilizando as variáveis de contexto (aqui)

Esta publicação é parte integrante de conteúdos inéditos produzidos pela Meritt/+Enem, com análise dos resultados no Enem 2015. Para acessar todos os conteúdos, basta visitar nossa página especial (aqui)

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