em Correção automática, Correção de provas

O trabalho do professor para corrigir provas foi reduzido a praticamente zero com as tecnologias de correção automática das folhas de respostas dos alunos. Soluções como a desenvolvida pela Meritt auxiliam não apenas na elaboração dos gabaritos e na correção das avaliações, mas também, e o que pode ser tão ou mais importante para o professor, na análise das questões de prova.

Quando um professor vai elaborar a avaliação mais adequada para cada turma, ele deve levar em conta o processo de aprendizado dos alunos e pensar em um exame que tenha questões com os três níveis de dificuldade (baixo, médio e alto). Essa é uma tarefa que dá bastante trabalho e exige muito tempo do professor que tem diversas turmas.

Ainda que a funcionalidade mais evidente da solução da Meritt seja a correção automática das questões de prova, a plataforma também ajuda o profissional a fazer uma avaliação mais precisa e detalhada do processo de aprendizagem de cada turma.

Utilizando a interpretação de dados e algoritmos especialistas, a tecnologia da Meritt permite avaliar o nível de dificuldade das questões de prova e verificar quais tiveram um nível menor de acertos de cada turma. Com isso é possível saber que conteúdos têm tido maior dificuldade de aprendizado.

Diferentes níveis de análise

Outra vantagem deste tipo de tecnologia é que ela permite a aproximação das análises, ou seja, que o professor possa verificar turma por turma e aluno por aluno, além de ter um quadro completo do aprendizado dos conteúdos que foram ensinados em sala de aula.

Avaliando os resultados de aluno por aluno o professor pode verificar quem teve um desempenho abaixo da média obtida pelas turmas e verificar que questões este aluno errou. Se a dificuldade maior está nas fáceis, por exemplo, o professor pode avaliar alguma aula de reforço – se os erros foram comuns de boa parte da turma -, ou a sugestão de conteúdos adicionais para o aluno – se o erro foi individualizado.

Utilizando algoritmos especialistas, a solução da Meritt também consegue identificar com uma precisão o nível de dificuldade de cada uma das questões de prova, a partir da porcentagem de acertos de cada questão. Esta identificação ajuda na elaboração de um banco de questões e para criar um histórico dos próprios alunos no caso da instituição de ensino usar o sistema.

Um exemplo dos benefícios deste histórico do aprendizado é quando um professor começa a dar aula para uma nova turma e, tendo acesso ao desempenho de cada aluno do ano anterior pelo sistema da Meritt, identifica os pontos fracos e fortes na absorção dos conteúdos. Com este diagnóstico o professor sabe se precisa repassar algum conhecimento mais básico antes de entrar nos conteúdos programáticos daquele ano ou se pode “elevar a régua” da turma.

Em resumo, a tecnologia de correção automática de provas pode ser uma importante aliada do professor tanto no diagnóstico permanente de suas turmas quanto na construção de um banco de questões que facilitará em muito o trabalho de elaboração de provas. Sem contar o benefício direto de economizar em 80% o tempo gasto na correção das avaliações aplicadas para os alunos.