em Provas & simulados

Professor, já parou para pensar quanto tempo você gasta corrigindo provas? Em meio a tantas marcações de erros e acertos, anotações, soma de pontos para atribuição da nota final e seu posterior lançamento no sistema da escola, muitas e muitas horas são consumidas, inclusive aquelas que poderiam ser dedicadas ao tempo livre, ao descanso e ao lazer.

Sem dúvida, a avaliação do conhecimento adquirido pelo estudante é uma das mais importantes etapas do ensino, e empregar energia para fazer uma devolutiva adequada é fundamental. Afinal, é esse processo que quantifica e qualifica os avanços da aprendizagem (o que deve ser mantido ou melhorado), tanto para o professor quanto para o aluno.

No entanto, a correção pode acabar se tornando uma tarefa repetitiva, especialmente nos casos em que a prova é de múltipla escolha. Conferir se as respostas coincidem com o gabarito é apenas a parte mais mecânica da correção. Embora seja necessária, não é a mais importante: verificar o conhecimento retido e auxiliar quem tem mais dificuldade é o principal.

Mas hoje é possível poupar o seu tempo corrigindo provas. Com o uso de novas tecnologias que realizam a correção automática, por meio da câmera do celular, você poupa suas horas e ainda conquista mais precisão e segurança na atribuição de notas. Quer saber como?

Como a tecnologia ajuda o professor a passar menos tempo corrigindo provas

Soluções de correção automática de provas são simples e fáceis de aplicar, e ainda apresentam muitas vantagens relativas à segurança e à exatidão se comparadas ao tradicional modo papel-caneta. Os alunos só precisam transcrever as opções assinaladas para uma folha-resposta, de maneira semelhante aos vestibulares e concursos.

Depois, o professor faz a leitura do documento com a câmera do celular e em questão de segundos a nota é conferida. A tecnologia é baseada no algoritmo OMR (optical mark recognition), e conta com 100% de precisão.  

Não é necessário manusear folhas, fazer marcações de acerto/erro ou somar os pontos de cada questão, o que normalmente exige minutos por prova, energia e concentração. Com a tecnologia, um toque no celular já é o bastante, e ainda se evita equívocos por parte do professor durante a correção como, por exemplo, assinalar como errada uma resposta correta, ou vice-versa.  

O nome do aluno e associação com a disciplina da prova é realizada pela leitura do QR Code que está na folha. Assim, cada nota é vinculada a um estudante específico, dispensando o professor da tarefa de anotar o resultado de cada um dos avaliados num documento separado. Além disso, a solução já exporta automaticamente todas as notas para o sistema da escola, eximindo ainda mais os educadores dos processos burocráticos.  

Com a instrumentalização dessa tecnologia, você pode economizar cerca de 80% do tempo com correção de provas e aproveitar períodos maiores de descanso, lazer ou mesmo para continuar trabalhando em projetos que lhe sejam mais proveitosos e interessantes.