em Enem & Vestibulares

Na divulgação das médias por escola no Enem 2015, quase toda atenção esteve voltada para os os resultados de proficiência (médias gerais, por área ou redação). E essa atenção é justificável, afinal o Enem é hoje, a grande porta de entrada no ensino superior.

Porém, além das notas médias de cada escola, também foram divulgados vários outros dados, denominados “variáveis de contexto”. Bastante relevantes, esses dados permitem caracterizar as escolas e também delimitar grupos com os quais a escola pode comparar seus resultados (produzimos um post explicando o que é cada uma das variáveis e como podem ser utilizadas – veja aqui).

Se momentaneamente deixarmos de lado as notas nas provas e olhássemos somente as variáveis de contexto, qual a imagem que elas revelariam? Quão diferente serão as imagens se segmentarmos por rede de ensino *1?

Convido vocês a acompanharem este fascinante exercício de trabalhar com dados, buscando conhecer mais sobre o universo de uma das mais importantes avaliações do ensino no Brasil.

Representatividade dos resultados

Na planilha divulgada pelo Inep, foram apresentados resultados de 14.998 escolas, que simultaneamente possuíram no Enem 2015 mais de 10 participantes e mais de 50% de taxa de participação. Porém, qual a proporção de escolas privadas, estaduais, municipais?

Número e proporção de “escolas enem*” por dependência administrativa

grafico 1c

* Para promover maior fluidez na leitura do texto, iremos nos referir como “escolas enem”, o conjunto de escolas que tiveram seus resultados divulgados pelo Inep nas médias do Enem 2015.

Observação: 1 – As escolas federais não foram incluídas neste estudo, porque segundo o Inep ainda há escolas federais que terão resultados divulgados (veja aqui a nota do instituto) 

Aparentemente, há um certo equilíbrio entre o número escolas enem privadas e estaduais. Porém, sabemos que nem todas as escolas privadas e estaduais que oferecem 3ºano do ensino médio, tiveram resultados divulgados na planilha do Inep. Então fica a pergunta: qual é a representatividade das escolas enem, em relação ao total de suas redes?

Número total de escolas com oferta de ensino médio e escolas enem

grafico 3* Fonte: Qedu.org.br (aba censo escolar)

Interessante observar a diferença de representatividade entre a rede privada e a rede estadual. Para esta última, os resultados divulgados no Enem 2015 não chegam a metade da sua rede.  »Assim, quando falamos dos resultados ou das características das escolas enem estaduais, a partir dos dados do Enem, na realidade falamos de menos da metade (45%) das escolas desta rede, que oferecem 3ºano do ensino médio« . 

Quando associamos a isto, que 50% das vagas em universidades federais são reservadas a alunos desse perfil, amplifica-se ainda mais a preocupação com o baixo engajamento desses alunos.

Participação dos alunos

Para além da representatividade dos resultados das escolas, como foi a participação dos alunos no geral e em cada perfil de escola? Serão os resultados das escolas enem representativos do aprendizado dos seus alunos? Veja no gráfico abaixo a proporção de escolas por faixa de participação.

Proporção de escolas enem, por faixa de participação dos seus alunos

 

grafico 4

Interessante observar que escolas com altas taxas de participação (+85%), representam 35% das escolas com resultados divulgados. »Como a participação no Enem é voluntária, e geralmente os alunos mais engajados com os estudos se inscrevem para o exame, podemos concluir que na maioria das escolas (65%) os resultados no enem ainda não são representativos do aprendizado do conjunto de alunos da escola «.

Mas será que a taxa de participação nas escolas é semelhante entre as rede de ensino? Veja o gráfico abaixo.

Proporção de escolas enem, por faixa de participação segundo a rede de ensino.

grafico 5

O detalhamento por rede de ensino, ajuda a qualificar o nível de interesse dos alunos pelo Enem. Inclusive relativiza as conclusões obtidas anteriormente, quando analisado os dados de participação sem a distinção entre as redes de ensino.

»Em mais da metade (67%) das escolas enem da rede privada e alta a taxa de participação, permitindo concluir que os resultados para várias escolas é representativo do aprendizado naquela escola e há um maior engajamento dos seus alunos com o exame.«

Nas escolas enem da rede estadual observamos que a maioria (63%) possuem taxa de participação entre 50% e 70%, podemos concluir que:

  • »os resultados da maioria das escolas enem estaduais, ainda não são representativos do aprendizado de seus alunos, e
  • no futuro, havendo aumento na taxa de participação, provavelmente o rendimento médio nestas escolas será menor«.

Nível socioeconômico

Na divulgação dos resultados de proficiência no Enem 2015, uma variável muito comentada foi o indicador de nível socioeconômico (INSE). Chamou a atenção como o rendimento médio das escolas sofre o forte influência dessa variável. É através dele que se observa a maior variação de nota entre as escolas, conforme a tabela abaixo.

Média global* de rendimentos nas escolas enem por nível socioeconômico de seus alunos

tabela média por dependencia 2
* Média simples das 4 áreas do conhecimento e redação

Porém, como será a distribuição desse indicador entre as escolas do Brasil? E entre as rede de ensino?

Número e proporção de escolas por nível socioeconômico nas escolas enem

tabela escolas por INSE

Observando a distribuição geral, concluímos que há um equilíbrio na distribuição de escolas enem entre os níveis: muito alto, alto, médio alto e médio.

»Porém, ao olhar a participação de cada rede de ensino em cada um desses níveis, observamos que quase a totalidade (99%) das escolas enem de nível muito alto e a maioria (68%) das escolas de nível alto, são privadas. Já os níveis médio alto, médio e médio baixo que correspondem a 54% do total de escolas enem, são em sua maioria de escolas da rede estadual«.

Indicador de permanência

Na divulgação das médias, outro aspecto destacado pela mídia foi que entre as 10 escolas com maiores média global, havia um predomínio (70%) de escolas com indicador de permanência, menor que 20%. Porém, como é a distribuição dessa variável entre as escolas enem de todo país? Veja a distribuição no gráfico abaixo.

Proporção de escolas enem por indicador de permanência

grafico 6

Interessante observar que na maioria (86%) das escolas enem, mais de 60% dos alunos cursaram todo o ensino médio naquela escola. »Podemos concluir que os resultados obtidos pelos alunos dessas escolas é representativo do trabalho realizado ao longo de todo o ensino médio, desde que observado os dados de participação«.

Como será representatividade do trabalho no ensino médio, para as escolas enem por rede de ensino?

Proporção de escolas enem por indicador de permanência, segundo a rede de ensino

tabela IP por rede

Se criarmos uma faixa de indicador de permanência acima de 60%, observamos que a grande maioria das escolas enem de todas as redes estão neste patamar, refletindo o que encontramos para o conjunto de todas as escolas enem do país. »Daí é possível concluir que para a grande maioria das escolas enem, de todas as redes de ensino, os resultados apresentados pelos alunos que participaram do enem, são representativos do trabalho realizado ao longo de todo o ensino médio«.

Indicador de docência

Para finalizar a análise das variáveis de contexto, vamos observar como é a distribuição do indicador de docência, para o país .

Indicador de docência nas escolas enem

grafico 7

Interessante observar que na maioria (73%) das escolas enem, mais da metade dos professores que lecionam no ensino médio, possuem ensino superior e trabalham com disciplinas para as quais estão habilitados.

Entretanto, na planilha divulgada pelo Inep, também há o valor do indicador de docência, para cada escola enem. Assim é possível definir faixas que tenham um maior detalhamento do que “acima de 50%” e “até 50%”. Vamos detalhar a primeira, que é aquela onde há maior concentração de escolas.

Proporção de escolas enem por faixas de indicador de docência, para escolas enem com mais de 50% no indicador

grafico 8
O detalhamento revela que a maioria (57%) das escolas enem possuem de 50% a 69% dos professores do ensino médio, com nível superior e lecionando disciplinas para as quais está habilitado, bem diferente do que a distribuição anterior poderia dar a entender.

Como estamos vendo ao longo deste artigo, quando os dados são detalhados por rede de ensino, costuma haver uma significativa variação, em relação aos resultados agregados para todo o país. Vamos detalhar as mesmas faixas trabalhadas anteriormente, por rede de ensino.

tabela indicador de docencia por rede

Interessante notar que nas escolas enem da rede privada e da rede estadual possuem quase a mesma distribuição de indicador de docência.

Conclusões gerais

Ao longo do texto, apresentamos várias observações e trouxemos algumas conclusões para cada uma das variáveis de contexto analisadas (destacadas em negrito itálico e os separadores » «).

No âmbito geral fica evidente que é grande a diversidade nas características das escolas enem, tanto para o país como um todo, quanto dentro das rede de ensino.

Isso demonstra as limitações dos resultados de proficiência, quando apresentados sem destacar o universo a qual elas dizem respeito.

De forma nenhuma isso invalida as análise dos resultados das escolas. Pelo contrário. Graças ao grande número de escolas com resultados divulgados, cria-se uma rica possibilidade de uma escola construir um grupo de comparação, cujas as características são muito semelhantes às suas e com as quais seguramente poderá comparar os resultados obtidos por seus alunos.

Tendo sido comprovada a diversidade nas características das escolas, fica a motivação para um outro artigo, calculando para alguns grupos de escolas, qual a proficiência obtida pelos alunos.


*1  Trataremos aqui as escolas por dependência administrativa, como redes de ensino para facilitar a fluidez na leitura. Sabemos que as escolas privadas não constituem formalmente uma rede e que entre as redes estaduais, municipais e federal é grande a diversidade.

Esta publicação é parte integrante de conteúdos inéditos produzidos pela Meritt/+Enem, com análise dos resultados no Enem 2015. Para acessar todos os conteúdos, basta visitar nossa página especial (aqui)

  • Conteúdo relacionado por Tag