em Provas & simulados

As ferramentas digitais conferem agilidade e facilidades processuais aos profissionais de praticamente todas as áreas. Com os professores não é diferente. As novas tecnologias na educação abrem hoje horizontes para um ensino mais dinâmico, mais próximo da realidade dos alunos do século XXI, e, quando bem empregadas, proporcionam grandes avanços na aprendizagem e nas relações em sala de aula.  

Mas muito além dos tablets, computadores, datashows e outros equipamentos eletrônicos, hoje comuns no contexto escolar, existem no mercado soluções voltadas para tarefas bastante específicas que compõem a rotina de qualquer professor. As novas tecnologias na educação não progridem somente no universo do hardware, mas também no que se refere a softwares. Há, por exemplo, aplicativos de correção automática de provas que otimizam o tempo de educadores e os dispensam de gastar infindáveis horas atribuindo notas aos alunos, um por um.

A correção automática de provas apresenta diversas vantagens. Trata-se de uma ferramenta que promove enorme economia de tempo do professor, mas não só. Ela confere maior precisão na soma de pontos e no resultado da nota final, e seu uso evita extravio de documentos, além de permitir análises mais detalhadas com relação ao aprendizado dos estudantes.

6 vantagens de utilizar as novas tecnologias na educação

Separamos neste post seis vantagens do seu uso. Acompanhe:

1 – Economia de tempo

Corrigir provas é um trabalho que leva tempo e não raramente os professores cumprem essa tarefa em casa, sacrificando horas de lazer e de descanso. São muitas turmas a se avaliar, duas ou mais vezes por bimestre, o que resulta em grande volume de avaliações. Um aplicativo de correção automática pode reduzir esse gasto de energia em até 80%, poupando o profissional para lidar com outras questões didáticas.

2 – Ausência de erros nas correções

A correção manual de provas está sempre sujeita a erros. Distraído ou com a mente já cansada, o professor pode acabar somando os pontos equivocadamente, marcar como errada uma resposta correta ou vice-versa. A correção automática anula as chances de isso acontecer, pois ela opera de maneira exata, correlacionando todas as questões com uma folha-resposta já estabelecida pelo avaliador.

3 – Soma automática de pontos

Corrigir uma prova não é apenas marcar certo/errado para cada questão, seja ela de múltipla escolha ou dissertativa, mas atribuir pontos a cada uma delas e fazer a soma para obter a nota final. A ferramenta calcula automaticamente o valor de cada resposta correta e atribui o total de pontuação.

4 – Detalhes sobre o desempenho

A correção automática de provas não faz apenas uma leitura e um cálculo dos pontos. Ela também gera uma devolutiva com informações a respeito da taxa de acerto por questão, porcentagem de alunos que marcaram respostas corretas/erradas e detalhamento por estudante em feedback que lhes auxiliam a saber quais conteúdos e habilidades eles devem preservar ou melhorar.

5 – Pouco material

Uma vez que a correção automática é feita, os arquivos e as notas podem ser exportados diretamente para arquivos digitais. A papelada torna-se desnecessária e não há mais risco de perder as provas (e as notas) antes da devolutiva. O professor também não precisa mais carregar volumes e volumes de avaliações corrigidas, pois os resultados são disponibilizados numa plataforma digital acessível também aos alunos.

6 – Compatibilidade com o sistema da escola

Após a correção, os arquivos com as notas são exportados para um formato familiar ao sistema da escola, dispensando o professor da necessidade de inseri-las uma a uma na plataforma. Com poucos cliques, a avaliação de todas as turmas são documentadas. Resultado: mais praticidade e economia de tempo para professores, diretores e demais profissionais da escola.