em Atualizações

Muitos que acompanham o nosso blog sabem que a plataforma +Enem tem como principal matéria-prima os microdados. Trata-se de um conjunto de arquivos através dos quais instituições que produzem grandes volumes de dados disponibilizam suas bases oficiais. No Brasil, o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) é uma das instituições públicas que produzem microdados.

No último dia 2, o Inep disponibilizou os microdados do Enem 2014, os dados oficiais mais atualizados sobre o exame. Alinhando o profundo conhecimento sobre microdados (afinal desenvolvemos o qedu.org.br, a maior plataforma de dados sobre a educação no Brasil usando os microdados do Censo Escolar e da Prova Brasil) e um trabalho intenso ao longo dos últimos dias, nosso time incorporou em tempo recorde os microdados de 2014 na plataforma +Enem.

Após a verificação de consistência, a equipe técnica autorizou a divulgação para as escolas parceiras. O empenho do nosso time de desenvolvedores teve uma motivação especial: proporcionar às escolas os melhores dados para subsidiar o planejamento pedagógico de 2016. Mesmo para as escolas que irão realizar o planejamento no ano que vem, sabemos do grande valor desses dados e não podíamos deixar de, o quanto antes, oferecer uma análise que identifica os pontos fortes e pontos a melhorar, fundamentais na priorização das ações.

Quais relatórios foram atualizados?

Podemos dizer que 90% dos nossos relatórios foram atualizados com a incorporação dos microdados 2014. Veja alguns exemplos.

  • Rendimento em cada habilidade do Enem de 2014.
  • Taxa de acertos para cada item da prova, com a respectiva indicação da porcentagem de alunos que marcou as opções de respostas.
  • Pontos obtidos em cada competência de redação.
  • Mapeamento de conteúdo e disciplina para cada item do Enem 2014.
  • Interesses dos alunos pelo Enem.
  • Grupo de escolas semelhantes e referência.

Balanço sobre a divulgação dos dados

Comparativamente, a divulgação de edições passadas do Enem para a edição de 2014, o Inep adiantou-se bem. Primeiro foi a divulgação das médias por escola em agosto (geralmente aconteciam em novembro/dezembro) e agora a divulgação dos microdados (geralmente aconteciam em fevereiro).

Acreditamos que os próximos dados do Enem irão pelo menos manter este calendário ou mesmo antecipá-lo. Afinal, é crescente o número de escola que utilizam microdados para melhor planejarem suas ações pedagógicas. A Meritt, através do +Enem, tem orgulho de contribuir para o crescimento deste número de instituições que usam dados em suas decisões.

Para experimentar gratuitamente a plataforma +Enem, basta clicar no botão e preencher o cadastro.

EXPERIMENTE  O +ENEM GRATUITAMENTE

  • Conteúdo relacionado por Tag