em Enem & Vestibulares

Inep atualiza os dos resultados do Enem 2015 por escola

No início de outubro, logo após a divulgação das médias por escola no Enem 2015, vários Institutos Federais de Educação, consideram estranha a ausência dos seus resultados. Questionado, o Inep reconheceu o erro. Agora, dia 30 de outubro o Inep fez a divulgação complementar. Nela estão 961 escolas, sendo que 335 delas já estavam na primeira divulgação e agora tiveram os resultados atualizados. Outras 626 só agora tiveram acesso aos seus resultados. Veja o perfil das escolas presente na nova divulgação.

tabela novos resultados

Impacto sobre os resultados gerais
A principal modificação ocorreu para as escolas federais. Antes dessa segunda divulgação elas totalizavam 61 instituições. A nova divulgação representou um incremento de 438%. Para se ter uma ideia, entre as escolas estaduais o incremento foi de 3% e nas privadas 0,1%.

O impacto sobre o ranking dependerá do grupo de escolas que está sendo selecionado para o ranqueamento. Se incluírem escolas federais, com certeza houve mudanças significativas. Para as outras dependências administrativas, irá depender de outros elementos da seleção (por exemplo, nível socioeconômico, estado, etc.)

Por que essas escolas tiveram os resultados excluídos ou alterados?
Uma característica comum a essas escolas é que todas oferecem a modalidade de ensino técnico integrado. Nestas escolas o ensino técnico ocorre concomitante ao ensino médio. Neste caso o ensino médio tem uma duração de 4 anos e não 3 como no ensino médio regular. Este ano, em função interpretação equivocada da legislação, essas escolas acabaram excluídas da divulgação. Outras escolas que além do ensino técnico integrado, também possuem o ensino médio regular, tiveram os resultados modificados, devido a incorporação de novos resultados de seus alunos.
Importante ressaltar que em 2014 a maioria dessas escolas tiveram seus resultados divulgados.

Planilha com Ranking +Enem já está atualizada
Logo após a primeira divulgação do Inep, a Meritt, startup responsável pelo +Enem, produziu e disponibilizou a sua proposta de cálculo para o ranqueamento no Enem 2015. Trabalhando com a colocação em cada área do conhecimento e também utilizando os resultados de redação, a proposta da Meritt evita as distorções que o uso das notas acarreta e reconhece a relevância da redação (veja aqui).

A proposta de ranqueamento foi defendida em um manifesto (aqui) e apresentada em um post (aqui) a colocação de cada escola foi apresentadas. Também através da planilha é possível utilizar as variáveis de contexto (saiba mais aqui), permitindo selecionar escolas semelhantes para a comparação de resultados. Para baixar a planilha com o ranking +Enem, basta clicar aqui.

Listagem das escolas com resultados modificados e escolas incluídas na divulgação
Para facilitar a consulta das escolas, abaixo divulgamos duas listagem com o nome das escolas.

Escolas com resultados modificados

Escolas com resultados incluídos

 

  • Conteúdo relacionado por Tag