em Atualizações

O Inep, órgão governamental responsável pelas avaliações educacionais de larga escala no Brasil, liberou esta semana os dados detalhados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. São os dados mais recentes e, com eles,  é possível obter informações sobre o desempenho dos alunos, inclusive as respostas dadas por eles para cada questão do exame, e comparar-se adequadamente com outras escolas. Essas informações são muito úteis para os gestores das escolas, pois auxiliam as instituições no processo de avaliação do aprendizado dos alunos.

A dificuldade no manuseio das informações, no entanto, é muito grande. Por isso, a Meritt criou uma plataforma capaz de transformar os mais de 5 gigabytes de dados, o equivalente a pelo menos 5 bilhões de letras, em inteligência para que as escolas possam fazer bom uso desses dados tão ricos e necessários: o +Enem.

Listamos algumas das ações possíveis de se realizar com os microdados do Enem e como o +Enem facilita nesse processo.

1- Analise o desempenho dos alunos

Os microdados do Enem são tão detalhados que permitem à escola enxergar até quais foram as respostas dadas por cada aluno para cada item da prova do Enem. Na planilha divulgada pelo Inep, esta é uma tarefa hercúlea e requer domínio avançados de estatística, Excel e programação.

microdados_enem

Complexos e detalhados, os microdados informam até se a candidata estava grávida.

No +Enem, estas informações já foram tratadas e podem ser obtidas de maneira fácil e simples. É possível, por exemplo, ver o índice de acertos dos alunos em cada questão da prova. Para contextualizar, a plataforma indica ainda a qual habilidade uma determinada questão se refere, qual o nível de dificuldade daquela questão, a disciplina a qual ela pertence e qual o objeto de conhecimento exigido.

A plataforma vai mais além e mostra o índice de acerto por competência e por habilidade exigida naquela edição do exame. Com todas estas informações, os professores sabem exatamente quais são as competências e habilidades que seus alunos menos dominam, e podem assim preparar suas aulas com um foco mais específico.

2- Veja a evolução da escola

Qualquer planejamento visando melhorar o aprendizado dos alunos e o desempenho da escola no Enem só faz sentido se você tiver claro como tem sido a evolução do colégio no exame. Para isso, além de ter que analisar a planilha atual de microdados, você teria que analisar todas as anteriores. Mas para que todo este trabalho se a tecnologia pode ajudar!?

A plataforma da Meritt incluiu os dados do Enem desde 2009 para poder mostra o histórico e evolução da escola de uma maneira muito fácil de ser lida, compreendida e analisada. Com isso, é possível saber qual a posição da escola por área e ainda ver este resultado  segmentado por cidade, estado ou país. É também possível ver a evolução das médias gerais da escola e comparar com o resultado médio da sua cidade, estado e Brasil.

3- Compare com outras escolas

Saber apenas os seus dados já seria muito bom, não é? Mas os dados detalhados do Enem são tão ricos que permitem até saber como foi o desempenho daquela sua escola concorrente. Pensando nisso, o +Enem desenvolveu duas ferramentas capazes de fazer essas comparações de um jeito muito simples.

A primeira permite criar grupos de escolas. Com ela, a escola pode criar grupos com quaisquer escolas, a seu critério. Podem ser escolas próximas, com alunos de mesmo perfil socioeconômico, concorrentes diretos, com médias parecidas em edições anteriores etc. Quanto mais criatividade no agrupamento de escolas, melhor.

Outra ferramenta é o radar de escolas, que permite descobrir escolas do seu bairro, cidade ou de qualquer estado brasileira. Usando os filtros disponíveis, a escola ainda pode refinar ainda mais a busca e localizar escolas concorrentes, semelhantes, da mesma rede ou sistema. No mapa interativo, você pode visualizar todas as escolas que procura e já começar a tirar aprendizados importantes, além de visualizar a distância da sua escola e informações de síntese como o nível socioeconômico (NSE), número de alunos e médias.

microdados_enem2

Aquela escola concorrente a poucas quadras da sua? Também está no Enem.

4- Entenda quem são os seus alunos

Esses dados muitas vezes passam batido, já que outros dados sempre ganham mais destaque na mídia, mas entender o perfil e os interesses dos alunos é essencial para que a escola consiga dialogar com os alunos.

Os dados detalhados do Enem liberados pelo Inep mostram a taxa de alunos por escola que participaram do exame, a taxa de estudantes que pretendem ingressar na universidade, quantos pretendem obter algum tipo de financiamento estudantil para o ensino superior, quantos estão fazendo a prova apenas para testar os conhecimento e muito mais.

Com essas informações, a escola pode criar estratégias de aproximação com os alunos, como palestras sobre ingresso no ensino superior, realizar testes vocacionais e fazer campanhas de incentivo à realização do Enem mostrando o exame como a maior porta de entrado para o ensino superior.

Todas essas possibilidades permitem a escola se diferenciar das demais, já que é possível criar e implementar projetos pedagógicos focados no desempenho dos alunos no exame e estratégias de conquista de mais alunos e prestígio no bairro, na cidade, no estado e até no país. Faça a sua escola ser a número 1 no Enem. Conheça o +Enem e experimente gratuitamente!