em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 5ª semana de Agosto

Na seção Enem, os destaques são o terceiro simulado “Hora do Enem” e os temas de redação associados ao virus zika. EmUniversidade o estudo “Mapa do Ensino Superior no Brasil” repercutiu em diversas matérias. Neste clipping trouxemos as duas mais relevantes. E na seção Educação os destaques são: caderno especial da Folha de São Paulo analisa o segmento de ensino técnico no Brasil. A pesquisa sobre a saúde do estudante (ver clipping da semana passada) ainda repercute. Agora em um texto da psicóloga Rosely Sayão tratando sobre o consumo de álcool por adolescentes. E a dica para o feriado é assistir ao primeiro episódio da série Destino: Educação – Escolas Inovadoras. O link está neste no clipping. Boa leitura e ótimo feriado

ENEM 

Terceiro simulado da ‘Hora do Enem’ é aberto neste sábado
Pela primeira vez, 75% das perguntas do simulado serão inéditas. Simulado foi aberto às 8h deste sábado e estará disponível até 11 de setembro. Saiba mais.

Enem 2016 será aplicado em 1,7 mil municípios em 5 e 6 de novembro
Inep diz que 600 mil pessoas estão envolvidas na aplicação do exame. Provas ocorrerão em 5 e 6 de novembro para 8,6 milhões de estudantes. Mais informações.

Enem e vestibulares: veja 5 temas aplicados na análise do vírus da zika
Conheça conceitos em biologia que podem ser cobrados usando a epidemia como ponto de reflexão. Entenda.


UNIVERSIDADE

Jovens sem benefício do Fies abandonam mais o ensino superior
Segundo sindicato das instituições privadas, o porcentual de evasão entre os contemplados pelo programa é de 7,4%, contra 25,9% entre os que não o recebem. Saiba mais.

Na rede privada, 60% dos alunos largam universidade em até 5 anos
O cálculo consta do “Mapa do Ensino Superior no Brasil”, do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), e foi feito com base em números levantados pelo Inep. Saiba mais.

Universidades do exterior recebem mais brasileiros
Número de alunos em instituições norte-americanas aumentou 34,8% em 2015; procura por vagas na Alemanha também cresceu.Acompanhe. 


EDUCAÇÃO

Mão na massa: mudança no ensino médio busca um atalho entre a escola e empresa
Proposta em debate no país quer ampliar educação profissionalizante, mas êxito depende da superação de desafios econômicos, burocráticos e pedagógicos. Caderno especial da Folha de São Paulo, trata das mudanças no ensino técnico.Conheça.

Pais podem e devem vetar consumo de bebidas pelos filhos menores de idade
Fazer e acontecer, ter fama e sucesso a qualquer custo, ser popular e feliz, estar por dentro de todas as ondas e consumir. São comandos socioculturais fortes que têm sido direcionados aos nossos jovens, diretamente ou mesmo de modo sutil. E eles têm atendido! Entenda.

Escolas do antigo ensino supletivo perdem 100 mil alunos por ano
Ao mesmo tempo em que o Brasil pena para reduzir sua taxa de analfabetismo, de 8,3%, as matrículas nas escolas de Educação de Jovens e Adultos só caem. Compreenda.

Proposta para sociologia tem metas objetivas e pouco jargão
Os trechos dedicados à sociologia no projeto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), divulgado pelo governo federal em maio, exibem de saída duas virtudes: objetividade na definição das metas para a disciplina no ensino médio brasileiro e uso restrito do “academês”. Conheça.

Programa de gestão escolar faz aluno ganhar um ano de ensino
Uma gestão escolar estruturada e centrada no aluno consegue fazer com que os estudantes aprendam mais. Conheça.

MEC suspende novo sistema de avaliação da educação básica
Governo barra mudança em exame de escolas feita pela gestão petista e prevista no PNE; entidades criticam e Inep alega medida desnecessária. Saiba mais.

1º episódio de ‘Destino: Educação – Escolas Inovadoras’
Programa de estreia da série do canal Futura apresenta o Projeto Âncora, escola de São Paulo. Assista.

Sobral (CE) sai na frente para concluir currículos de português e matemática
Ele é dividido em três níveis de complexidade: expectativas de introdução à lógica escolar acadêmica, expectativas instrumentais de comunicação e expectativas de expressão, compreensão e de autoria textual. Ouça.

Análise: Desafio no Brasil é universalizar qualidade na educação
Experiências bem sucedidas mostram que é possível ter impacto no aprendizado do aluno, mesmo em intervenções que afetam toda a rede de ensino’. Lei-a

Estado busca empresários para adotar escolas paulistas e garantir melhorias
Ideia é aproximar grupos e colégios por afinidade, destacando a ligação entre patronos e instituições, como Marinha e Igreja; apoio financeiro não é descartado. Saiba mais

  • Conteúdo relacionado por Tag