em Clipping

Aviso: sugerimos que o clipping dessa semana deva ser revisitado várias vezes, para que você possa conhecer melhor e formar sua opinião sobre dois temas relevantes: a  medida provisória para a reestruturação do ensino médio e uma pesquisa que colheu a opinião de jovens brasileiros em relação à educação.
Devido ao grande número de matérias tratando sobre a reformulação do ensino médio, dividimos o tema em: matérias  sobre a medida em si e textos com opiniões . Além dos temas em destaque, na seção Enem, temos algumas dicas relacionadas a estudos próximo ao exame. Na seção Universidade, a publicação de dois rankings um internacional (THC) e outro nacional (RUF), este último inclusive com classificação por curso. Na seção Educação, temos três textos sobre a Base Nacional Comum Curricular. Boa leitura e muito aprendizado!

ENEM 

Na revisão, candidato deve priorizar exercícios a longas leituras
Na hora do vestibular, o candidato tem poucos minutos para puxar na memória o conteúdo certo. Para que essa operação fique mais fácil, é fundamental fazer uma boa revisão a partir de outubro. Saiba mais.

A maratona do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de resistência e disciplina. Os mais experimentados sabem que, além de estudar a matéria, há uma espécie de ciência para resolver as 180 questões objetivas, mais a redação. Saiba mais.

Enem 2016: conheça seis ferramentas que podem ajudar nos estudos
Os aplicativos disponibilizam videoaulas, simulados online e até correção de redações dos estudantes. Especialista recomenda uso moderado da tecnologia. Conheça.


UNIVERSIDADE 

Estudo para novo Fies deve ser apresentado em 60 dias
Segundo o secretário da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), Paulo Barone, governo estuda uma ‘transformação significativa’ no programa. Saiba mais.

Ranking THE

USP perde quase 100 posições em ranking de universidades desde 2012
USP e Unicamp caíram na edição 2016-2017 do ranking THE, mas se mantiveram entre as 500 melhores. No topo da lista, Oxford desbancou a Caltech. Conheça.

USP e Unicamp caem em ranking internacional de universidades
A USP e a Unicamp caíram na avaliação de um dos principais rankings universitários do mundo, o Times Higher Education. As duas instituições, contudo, ainda são as duas mais bem avaliadas do país na classificação mundial. Conheça.

Ruf

Acesse o ranking

Entenda o RUF: confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o ranking
A Folha publicou nesta segunda (19) a quinta edição do RUF -Ranking Universitário Folha e tem recebido muitas mensagens com dúvidas de usuários. Veja os questionamentos mais comuns sobre o ranking.

Cursos de exatas mudam para tentar conter saída de alunos
Os cursos de exatas, responsáveis pela formação de engenheiros, de cientistas e de professores de ciências, perdem alunos enquanto se agrava a falta de profissionais dessas áreas no mercado. Entenda.


EDUCAÇÃO

Assista ao 4º episódio de ‘Destino: Educação’, que mostra o Ørestad Gymnasium, na Dinamarca
Escola de ensino médio traz um modelo diferente para os três últimos anos dos alunos na escola: eles podem escolher qual linha de estudos querem seguir. Assista.

Colégios criam atividades para quem não é aluno
Escolas particulares da capital investem em cursos, palestras e projetos externos. Conheça.

Países líderes em avaliações instam diretor a se concentrar na pedagogia
Uma gestão em nome do aluno e focada na pedagogia é o modelo adotado nos países que têm obtido melhores resultados em educação tanto em rankings internacionais de desempenho quanto na revalorização da escola por comunidades locais. Entenda.

Alunos fazem ‘Ted Talks’ em colégios de São Paulo
Organização que promove palestras sem fins lucrativos vira modelo para escola. Surpreenda-se

Lição de casa: decidir a escola
Escolher o colégio do filho é tarefa difícil para os pais, o que costuma exigir pesquisa e informação. Além de localização e preço da mensalidade, é importante ver qual linha educacional combina com o aluno. Confira.

7 pontos para observar antes de escolher o colégio
Pedagoga e psicóloga dão dicas sobre o que levar em consideração na hora de optar entre uma escola ou outra. Veja os pontos.

Como os jovens veem a educação

O que os jovens pensam da escola e como eles gostariam que ela fosse?
Quando falamos sobre educação, normalmente consultamos os adultos, mas dessa vez quisemos dar voz a quem deve estar no centro do processo de aprendizagem: os estudantes. Ouvimos 132 mil jovens de 13 a 21 anos de todo o Brasil. Conheça.

Jovens desejam uma escola com participação, atividades práticas e tecnologia
Pesquisa ‘Nossa Escola em (Re)Construção’ mostra que jovens criticam aulas e materiais pedagógicos, mas têm afeto por suas instituições de ensino. Saiba mais.

Só um em cada dez alunos está satisfeito com aulas e material escolar
Estudo com 135 mil estudantes diz que 69% deles reprovam modelo de aprendizado. Confira.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Terceira versão da Base Curricular será concluída este ano, diz MEC
Documento que define conteúdos da educação básica ainda deverá ser revisado pelo CNE. Acompanhe.

Problemas da Base Nacional Comum ‘têm conserto’, diz especialista australiano
A partir deste mês, governo começa a elaborar a última versão da Base Nacional Comum Curricular, que vai determinar o currículo das escolas do país. Entenda.

Plano curricular expõe temas filosóficos desde a infância
O capítulo que trata do ensino de filosofia no projeto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) já começa questionando –muito filosoficamente– o que é filosofia. Conheça.

A reforma no ensino médio
(Com asterisco, nossa sugestão de leitura prioritária)

A medida provisória publicada. Acesse.

*Reforma do Ensino Médio: Explicamos quais medidas realmente vão entrar em vigor

As mudanças serão aplicadas a partir de 2018 e precisam ser aprovadas pelo Congresso. As MP valem por 60 dias a partir de sua publicação, prorrogáveis por mais 60. Aquelas que não forem convertidas em lei neste prazo perdem sua eficácia. Compreenda.

* Saiba quais são os possíveis entraves para o projeto do novo ensino médio
O projeto apresentado pelo governo federal traz um novo marco legal para o ensino médio. Mas o resultado da implementação da principal mudança –a flexibilidade curricular, com a opção de os alunos escolherem trajetórias de aprofundamento– vai depender de esforço e investimento de governos estaduais. Compreenda.

* O que já se sabe e o que é dúvida na reforma do ensino médio
Governo federal apresentou medida provisória para mudar anos finais da educação básica. MP precisa ser discutida e votada no Congresso em até 120 dias. Saiba mais.

* Leia perguntas e respostas sobre as mudanças no ensino médio do país
O governo federal anunciou nesta quinta (22) o projeto de reformulação do ensino médio. O novo modelo irá prever a flexibilização do percurso do estudante. Hoje, os alunos devem cursar 13 disciplinas nos três anos. Mais detalhes.

Governo recua e mantém obrigatoriedade de artes e educação física
MP da reforma do ensino médio foi alterada para determinar que disciplinas sigam em vigor até definição da Base Nacional Comum Curricular. Acompanhe.

Tempo integral e currículo flexível serão opcionais no ensino médio, diz MEC
Secretária-executiva disse ao G1 que reforma aponta norte, mas escolas podem manter parte do formato atual. Base Nacional terá discussão retomada. Saiba mais.

Reforma do ensino médio permite aulas de profissionais sem licenciatura
Trecho da medida provisória anunciada pelo governo Temer possibilita que ‘pessoas de notório saber’ sejam contratadas para dar aulas sobre sua área de atuação. Entenda.

Só 5,6% das matrículas do ensino médio são em tempo integral no Brasil
Programa do MEC prevê ajuda de custo para aumentar porcentagem para 13% até 2018. Em entrevista ao G1, ministro diz que escolas mais pobres serão priorizadas. Saiba mais.

A repercussão da proposta

* O novo ensino médio: A educação brasileira merece mudar
Na avaliação do significado e alcance da reforma, muitas discussões importantes emergem nesse momento. Mas, por ora, vamos nos ater a três, de caráter mais geral. Leia a opinião.

Reforma no ensino médio deve também mudar vestibulares
Expectativa é de que os processos seletivos acabarão sofrendo alguma mudança, mas ainda não está claro qual. Saiba mais.

Educadores elogiam ensino médio flexível, mas criticam possível exclusão de disciplinas
Especialistas alertam sobre dificuldades na implementação de propostas. Confira.

Reforma do ensino médio não deve ser feita ‘na caneta’, dizem especialistas
Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que as mudanças anunciadas pelo governo federal são ‘precoces’ e insuficientes para melhorar o ensino médio. Conheça.

Mudança no ensino médio não tem consenso e será de difícil adoção, dizem especialistas
Extensão da reforma chega a surpreender educadores; há divisão até sobre a eficácia da flexibilização do ensino. Entenda.

Turno integral elevaria mensalidades nas escolas particulares, dizem associações
Aumento da carga horária previsto na reforma do ensino médio será progressivo e ainda não tem prazo para ocorrer. Mudança traria mais despesas para os colégios. Entenda.

Na rede particular, temem curso ‘frouxo’ com novo ensino médio
Algumas escolas privadas da capital já adotam mudanças, como aulas com professores de ‘notório saber’. Entenda.

Reforma não resolve problemas que desembocam no ensino médio
Uma das principais bandeiras do governo Michel Temer (PMDB), a reforma do ensino médio pode melhorar um pouco a situação de quem está na última etapa da educação básica. Não resolve, porém, os deficits educacionais que despontam no ensino médio. Entenda.

Novo ensino médio enfrenta resistências; matérias obrigatórias ampliam polêmica
Texto foi publicado sem citar nominalmente a exigência de Artes e Educação Física no novo programa; MEC destaca que adoção do novo modelo por escolas não é obrigatória. Saiba mais.

Reformular ensino médio por Medida Provisória é ‘pouco democrático’, diz MP
Promotores criticaram decisão do Ministério da Educação; órgão ainda não respondeu se vai entrar na Justiça contra a reforma, apresentada nessa quinta. Saiba mais.

Debate: Nova divisão de disciplinas no ensino médio melhora formação de alunos?
Medida Provisória define que apenas as disciplinas de Português, Matemática e Inglês serão obrigatórias durante os três anos que compõem a etapa. Acompanhe.

Problemas do Ensino Médio têm origem na educação básica
Mudanças propostas na medida provisória apresentada pelo governo federal são positivas, mas não resolvem problemas estruturais que começam no Ensino Fundamental. Ouça.

  • Conteúdo relacionado por Tag