em Clipping

Clipping +Enem: confira as novidades da 3ª semana de janeiro

Semana passada o destaque no Enem foi a divulgação das notas individuais do Enem 2016 e o lançamento da consulta pública sobre possíveis modificações no exame. Em coletiva para a imprensa o MEC divulgou as médias, notas máximas e notas mínimas para cada área e os resultados em redação. Vale a pena ler as matérias que selecionamos. Em Universidade, o destaque é a abertura da plataforma Sisu, através da qual mais de 150 instituições de ensino superior, oferecem suas vagas. Na seção Educação, o destaque é a divulgação do estudo sobre a proficiência dos alunos brasileiros, produzido a partir dos dados do Saeb 2015. Também há matérias inspiradoras sobre como promover um melhor aprendizado e sobre como alguns países lidam com seus estudantes. Boa leitura.

Ficamos muito gratos se você puder divulgar o clipping para potenciais novos assinantes. Basta utilizar o post no Facebook (aqui) ou enviar o link do nosso blog (aqui). Obrigado.

ENEM

Só 7,7% dos candidatos do Enem tiveram nota mínima para pegar diploma.
Mendonça Filho confirmou, nesta quarta-feira, que Enem não vai mais servir para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Acompanhe.

Cai número de alunos com nota mil na redação do Enem e sobe total de zero
Só 77 pessoas tiraram nota máxima na redação do Enem 2016; por outro lado, 84.236 candidatos tiveram a redação anulada. Mais detalhes.

Em consulta on-line, MEC cogita fazer Enem em um dia e pelo computador
Em consulta popular aberta na internet o MEC cogita a aplicação do Enem em apenas um dia, e não mais dois. Também há uma pergunta sobre a possível realização da prova no computador. Saiba mais.

Para especialistas, maior dificuldade para mudar Enem será infraestrutura
‘Número de computadores será suficiente para 8 milhões de estudantes? A prova manterá a qualidade técnica?’, questionam. Entenda.

UNIVERSIDADE/Sisu

Sisu é aberto para consulta de vagas; inscrições começam no dia 24
Neste semestre, serão oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Compreenda.

Portal Guru do Sisu apresenta as notas de cortes do último Sisu.
Alunos podem utilizar a ferramenta para avaliarem a sua probabilidade de ser selecionado, tendo como base as notas de corte da última edição. Pesquise.

EDUCAÇÃO

Pesquisa aponta retrocesso no aprendizado do ensino médio brasileiro
Rendimento escolar dos alunos cai em português e em matemática. Saiba mais.

Só 7,3% dos alunos do 3º ano do médio tem nível adequado de Matemática
Para especialistas, melhoras no desempenho nos anos iniciais não refletiram nas demais etapas da Educação, como seria esperado. Entenda.

Brasil tem grandes desigualdades regionais nos índices de aprendizagem
Monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação mostra que Norte e Nordeste evoluem e Sudeste permanece com as melhores taxas. Confira.

Método de estudo em 4 etapas é bem-recebido por alunos e professores
Alternativa às aulas expositivas, oficinas de estudo desenvolvidas pelo educador Fábio Ribeiro podem ser implantadas em escolas tradicionais com baixo custo e em curto prazo. Surpreenda-se.

Metodologias ativas transformam informação em conhecimento
Pesquisadora apresentará palestra em abril, em Campinas, sobre os desafios da relação entre nativos e imigrantes digitais na sala de aula. Entenda.

Professores e currículo têm de estar alinhados, diz educador de Cingapura
O reconhecimento que já aparecia na economia chegou à educação para Cingapura, pobre ex-colônia inglesa que é hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo. Saiba mais.

Pisa faz um questionário mais abrangente que o brasileiro
No Brasil, as perguntas nas provas implantadas pelo Inep são relacionadas à renda. O questionário do Pisa faz as perguntas para determinar renda, mas também faz questionamentos mais ligados ao dia a dia de estudo dos alunos. Ouça.

Seleção natural pode estar reduzindo ‘genes da educação’ humanos
Pesquisa indica que os genes que predispõem as pessoas a atingirem maiores níveis de instrução diminuíram nas últimas décadas entre cidadãos islandeses. Surpreenda-se.

Como as crianças da Finlândia respeitam as regras brincando
Todos os dias, do ensino infantil ao médio, as crianças finlandesas têm ao menos 15 minutos para recreação a cada hora. Inspire-se.

Livro investiga como o ‘país mais feliz do mundo’ cria seus filhos
Segundo autoras, raiz da satisfação na Dinamarca está na formação das crianças. Inspire-se

Discalculia, o transtorno por trás da dificuldade de aprender matemática
“O fracasso na matemática –assim como o fracasso no amor– nos deixa machucados e vulneráveis”, afirma o americano Ben Orlin . Entenda.

 

  • Conteúdo relacionado por Tag